carlasofia2013

Alteração credito a habitação VS contrato novo

1 publicação neste tópico

Bom dia:

Em 1999 comprei casa com bonificado...

Em 06/2012 alugo a casa, comunico ás finanças e ao banco. No banco fui informada que ia perder o bonificado (até ai tudo bem)... Tudo resolvido.

Em 09/2013 os inquilinos saem e retomo a minha casa, comunicando tudo ás finanças novamente e ao banco, durante o mês 10/2013.

Em 2014 fiz o IRS (2013) na 2ªfase, uma vez que tinha rendas a declarar... em 2015 quando ia preparar o IRS (2014) , mas qual é o meu espanto quando vejo a declaração de juros do banco com a descrição de "habitação arrendamento". Faço email para o banco e "reclamo" da situação... pediram desculpa, "mas o sistema não assumiu a alteração e tal e tal... lamentamos"... fiz o IRS de 2014 a medo por causa das finanças, pois estava a entregar valores de arrendamento na 1ª fase. Não me chamaram (até agora). Resolveu-se e até "desculpei" o engano...

Em 2016 recebo a declaração de IRS do banco novamente com "habitação de arrendamento"... passei-me... fiz novo email para o banco a reclamar a situação... telefonaram a explicar que em 02/2015 quando eu reclamei pelo erro do sistema, só nessa altura o contrato foi "realmente" alterado... enfimmmmm!!!!

A minha questão... uma alteração ao contrato de credito (de habitação própria permanente para habitação arrendamento) é considerado um novo contrato??

A rapariga do banco disse que por sistema sim, ou seja, credito desde 1999 e agora não conta nem 1 cêntimo para o IRS porque o "contrato" novo foi feito depois de 01/01/2012 :(

Ou seja, perdi as poucas regalias que ainda tinha com o meu credito a habitação... já pesquisei e não encontro nada que me esclareça se uma alteração do regime contratual é considerado novo contrato...

Obrigado e muitos parabéns pelo espaço... muito bom!!!

Editado por carlasofia2013
alterei o ano das datas mencionadas
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead