Su2016

Não declarar filho no irs

2 publicações neste tópico

Boa tarde a todos 

Recorro a este fórum para encontrar respostas para uma dúvida que tenho! Eu e o meu ex companheiro tivemos um filho há dois anos atrás e separámo nos á sua nascença! Entretanto fomos para tribunal para a regularização do poder paternal e o meu ex começou a pagar a pensão de alimentos e os retroactivos referentes aos anos de 2014 e 2015. O que eu vim agora a descobrir é q o meu ex nunca declarou o filho no irs ou finanças, nem na empresa, ou seja o número de filhos foi sempre zero, o meu filho nunca existiu para ele! Apenas vai declarar o filho em 2017 porque começou a pagar a pensão de alimentos em Janeiro deste ano! 

O que eu pretendo saber é se ele está a cometer alguma ilegalidade, visto que o nosso filho nasceu no final de 2013 e ele só o vai declarar no irs de 2017! E se irei ter algum problema por causa disso, dessa omissão perante as finanças e empresa dele! 

Peço desculpa se não me expliquei correctamente e agradeço desde já a quem me puder ajudar!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não está a cometer nenhuma ilegalidade. Se não declara o filho como dependente na declaração de IRS não há porque alertar a entidade patronal. Relativamente à declaração de IRS, como o filho não mora com ele não é dependente - só tem de o declarar se quiser deduzir o dinheiro gasto com a pensão de alimentos o que, segundo percebi, só começou a acontecer agora...

Já agora, tu também não és obrigada a declarar o teu filho na tua declaração de IRS. Não quer dizer que ele não exista para ti, apenas que não queres incluí-lo na declaração. Naturalmente que tens interesse em fazê-lo, porque assim tens direito a deduções adicionais, mas não cometes nenhuma ilegalidade se não o fizeres...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead