Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante

Tributação autónoma ou englobamento com menos valias?

2 publicações neste tópico

Sou trabalhador dependente e recebi, por 2 vezes, ações da empresa. Digamos que recebi 2x100 ações por 100$, no entanto vendia-as por 99$ e perdi 200$. Algumas questões:

1 - Quando efetuar a conversão de dólares para euros, qual é a data que devo usar para cambio? Num balcão das finanças disseram-me que seria dia 31 de dezembro de 2015. Por telefone informaram-me que deveria usar o cambio da data de venda.

2 - Uma vez que é considerado uma menos valia em ambas as vendas, faço englobamento?

3 - Os juros ganhos no banco já tiverem tributação autónoma de 28%, porque razão não os posso usar para efetuar englobamento e/ou declarar no IRS? (Partindo do pressuposto que baixaria de escalão por causa da menos valia)

4 - Caso a venda de ações tivesse sido uma mais valia, existe algum simulador que me indique se é mais rentável efetuar tributação autónoma ou englobamento?

Obrigado desde já

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Indo por partes:

1 - Deve-se usar o câmbio da data de venda.

2 - Fazer englobamento ou não depende dos seus restantes rendimentos. Se tiver num escalão de rendimento elevado e tiver possuido bastantes rendimentos de depósitos a prazo, é possível que o englobamento não seja vantajoso, principalmente porque as menos-valias com ações só poderá abater em hipotéticas mais-valias dos 2 anos seguintes, logo não há certezas que possa sair beneficiado. Tudo tem de ser bem planeado e calculado.

3 - Quando se opta pelo englobamento, efetivamente pode-se usar os 28% dos juros ganhos no banco. No entanto, as menos-valias de ações NÃO baixam o escalão de rendimentos. Logo se o seu escalão tem uma taxa superior a 28%, não há vantagem nisso.

4 - Pode-se usar o simulador de IRS e fazer simulações para os dois cenários (tributação autónoma e englobamento). Mas em muitos casos nem é preciso simular. Se o seu rendimento colectável é superior a 7000€, não compensa o englobamento. Só mesmo de houver menos-valias avultadas é que pode dar origem a dúvidas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0