Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
zero

Atrasos no trabalho

7 publicações neste tópico

Boas

Se um trabalhador chegar sistematicamente dez minutos atraso, o que pode acontecer? Despedimento por justa causa?

Isto é ridiculo, porque a maior parte das empresas têm tolerancia de 15min ou 30min, mas neste caso em que ha inflexibilidade do patrão, ha risco de ficar sem subsidio de desemprego?

O ficar sem o subsidio desemprego, para dizer a verdade, é a unica coisa que me preocupa.

obrg

Editado por zero
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás a falar de ti ou dum colega teu?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

24 minutes ago, master-chief said:

Estás a falar de ti ou dum colega teu?

De mim. No codigo trab so fala +30 minutos de atraso, ou +60 minutos.

No meu caso estou a falar de 7/8/9/10 minutos de atraso. Nunca alem disso.

Editado por zero
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 16 horas, zero disse:

Boas

Se um trabalhador chegar sistematicamente dez minutos atraso, o que pode acontecer? Despedimento por justa causa?

Isto é ridiculo, porque a maior parte das empresas têm tolerancia de 15min ou 30min, mas neste caso em que ha inflexibilidade do patrão, ha risco de ficar sem subsidio de desemprego?

O ficar sem o subsidio desemprego, para dizer a verdade, é a unica coisa que me preocupa.

obrg

Podes não ser despedido por justa causa, depende...mas se tens um contrato a prazo, podem simplesmente convidar-te a sair no final do contrato.
Moralmente atrasos pequenos desse tipo (para quem não atende ao público, não sei se é o caso) não me parecem justificativo para coisa nenhuma.

Claro que se atendes ao público ou tens picagem de ponto tens de tentar chegar dentro do horário ou compensar esse atraso mais tarde, não sei como funciona a tua empresa. Se tens tarefas programadas que não as cumpres por chegares atrasado e prejudicas dessa forma a empresa, diria que podes ser despedido por justa causa. Imagina que trabalhas num banco e tens a chave do cofre por exemplo, se chegas atrasado sistematicamente e há clientes há espera para levantar dinheiro e não podem porque tu é que tens a chave, claramente estás a prejudicar a empresa e neste caso parece-me justificativo para ser despedido por justa causa. 

Isso depende muito da empresa, que eu saiba não há tolerância nenhuma no código do trabalho, mas temos ai entendidos que devem saber melhor que eu. Normalmente essas tolerâncias partem por parte da empresa, se a tua não tem, tenta chegar a horas. Também são só 10 minutos mais cedo...

Na minha até posso chegar 1 hora atraso, não há problema, saio uma hora mais tarde. Depende muito do teu trabalho e da mentalidade da empresa.

Quanto à tua questão "principal" se fores despedido por justa causa, obviamente que não tens direito a subsídio de desemprego nem a qualquer tipo de indemnização.

Editado por Wakka
1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
On 3/10/2016 at 9:42 AM, Wakka said:

Claro que se atendes ao público ou tens picagem de ponto tens de tentar chegar dentro do horário ou compensar esse atraso mais tarde, não sei como funciona a tua empresa.

O meu interesse é apenas saber se do ponto de vista legal há motivo para despedimento por justa causa ou não. Não faço atendimento, e para a minha função tanto faz estar la 5 ou 10 minutos antes, a empresa simplesmente procura motivos para implicar e fazer uma limpeza nos quadros.

É a unica explicação pois já houve intimidações por 1 minuto de atraso.

Editado por zero
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se te andam a chamar a atenção para o atraso e tu não ligas nenhuma e insistes, eu diria que sim, que há motivos para despedimento por justa causa - ao fim e ao cabo, estás a desobedecer às ordens que te dão de forma injustificada...

Sugiro a leitura ao Código de Trabalho no que diz respeito ao Regime de Faltas (artigos 248º a 257º) e ao Despedimento por Justa Causa (artigo 351º em diante) para que possas formular o juízo sobre o que se aplica ao teu caso em concreto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, zero disse:

O meu interesse é apenas saber se do ponto de vista legal há motivo para despedimento por justa causa ou não. Não faço atendimento, e para a minha função tanto faz estar la 5 ou 10 minutos antes, a empresa simplesmente procura motivos para implicar e fazer uma limpeza nos quadros.

É a unica explicação pois já houve intimidações por 1 minuto de atraso.

Como eu já disse acima e como o Paulo já respondeu:

A 10/03/2016 at 09:42, Wakka disse:

[...]chegares atrasado e prejudicas dessa forma a empresa, diria que podes ser despedido por justa causa.[...]

A meu ver (e pelos vistos aos olhos do Paulo também), se te chamam à atenção e continuas, claro que podes ser despedido por justa causa.
Seja 1 minuto ou 10, a partir do momento que te chamam à atenção, não deves voltar a repetir, é para isso que servem as chamadas de atenção :)

Mas lá está, cada caso é um caso. Do ponto de vista legal, como queres saber e com o que relatas, sim, há motivo para despedimento por justa causa.

Editado por Wakka
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0