anapaula

fiadora

11 publicações neste tópico

boa noite, necessito de ajuda  :'(  sou fiadora de um credito de habitaçao e essa pessoa está em divida com o banco. gostaria de saber se tenho a possibilidade de deixar de ser fiadora e como?

agradeço a v/ ajuda

ana paula

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como gostaria de te dar uma boa notícia, mas o papel do fiador é esse mesmo - caso o devedor não cumpra as suas obrigações, essas serão assumidas por um terceiro (o fiador), neste caso tu!

Acho que não podes deixar de ser fiadora,  senão os fiadores não serviriam para nada.

É preciso ter muito cuidado e estar muito bem informado quando se aceita assumir esse compromisso.

Alguém que me corrija se estiver a dar uma informação errada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obviamente que só consegues isso se venderes a dívida a outra pessoa, o que é um bocadinho difícil se tivermos em conta que o crédito já está mal-parado. Vais ter de convencer essa pessoa a ser responsável e tentar pagar a dívida senão o banco executa-te a ti. ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma pergunta?

O banco tendo a hipoteca da habitação, não terá primeiro de executar a hipoteca e só depois se a divida não ficar saldada, activar os fiadores?

Digo isto porque há uns meses estive numa palestra sobre contratos, garantias e afins. E a ideia com que fiquei foi essa, aliás a oradora, informou que os bancos nunca informavam os fiadores dessa situação (claro é mais fácil, do que executar a hipoteca, e ficar com o imóvel).

Se alguém tiver dados mais concretos que exponham pois esta é uma dúvida importante para muita gente que às vezes num acto de boa vontade, se meteu em trabalhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma pergunta?

O banco tendo a hipoteca da habitação, não terá primeiro de executar a hipoteca e só depois se a divida não ficar saldada, activar os fiadores?

Digo isto porque há uns meses estive numa palestra sobre contratos, garantias e afins. E a ideia com que fiquei foi essa, aliás a oradora, informou que os bancos nunca informavam os fiadores dessa situação (claro é mais fácil, do que executar a hipoteca, e ficar com o imóvel).

Se alguém tiver dados mais concretos que exponham pois esta é uma dúvida importante para muita gente que às vezes num acto de boa vontade, se meteu em trabalhos.

Boa questão, à qual não sei dar resposta. Penso que os fiadores só são chamados a intervir depois do banco vender a casa (executar a hipoteca) e mesmo assim a dívida não ficar saldada. Mas todos sabemos como hoje está difícil em vender e por bom preço, logo, mesmo vendendo há grande probabilidade da dívida persistir, e aí entra o fiador!

Também aguardo com curiosidade que alguém esclareça como efectivamenteisto isto se processa na prática.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim os fiadores só são chamados a intervir depois do banco executar a hipoteca. Alias, há muitas pessoas que pensam que ao entregar as chaves ao banco tem as coisas resolvidas mas como sabemos isso não é assim. Há mesmo situações em que o banco ñ explica esta situação aos clientes só depois é que lhe dizem quanto é que ainda tem para pagar >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada, CFinanceiro  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sempre ás ordens ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite a todos,

obrigada pelas vossas respostas.... tenho tentado fazer pressao para a pessoa colocar a divida em dia.... :'( mas nao tem sido facil .. vamos ver o que vai dar!!!  >:(

mais uma vez obrigado e se souberem mais alguma informaçao sobre esta questao agradeço

ana paula

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Soube hoje que há alguns bancos que fazem a coisa de forma ao fiador pagar a mensalidade antes mesmo de executar a hipoteca. Vou me informar melhor e durante a proxima semana vou dando noticias...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

anapaula, penso que esta informação te interessa:

http://clientebancario.bportugal.pt/central.htm

7 - Posso deixar de ser fiador?

Quem aceitar ser fiador só poderá deixar de o ser se o banco concordar com a sua substituição. A fiança é uma garantia para a instituição de crédito, caso as obrigações contratuais não sejam cumpridas pelo devedor. O fiador passa a ser responsável por elas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor