Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
manelita

patrão que guarda descontos

26 publicações neste tópico

boa tarde a todos.

Acabo de descobrir pelo contabilista que o meu patrão, que reside no estrangeiro,  não está a fazer os descontos do nosso IRS E da SS!

estou estupefacta....

Estive a ler outro posts e dizem que no site da segurança social directa dá para ver se o patrão faz ou não os descontos, estou à procura mas não consigo ver nada, podem indicar-me onde vejo isso?

obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tens de ter senha pessoal, como se tem para as declarações electronicas. e depois é só consultar ondes diz Situação Contributiva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens aqui tudo o que precisas: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/

Efectua o teu registo e aguarda que a Segurança Social te envie para casa a password de acesso. Demora cerca de oito dias a chegar via CTT. Depois poderás consultar o teu histórico. Espero ter ajudado. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada :)

Eu já tenho acesso e vou a CARREIRA CONTRIBUTIVA e aparece-me isto para cada mês:

P - REMUNERAÇÕES DE CARÁCTER PERMANENTE

é isto?

???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já tenho acesso e vou a CARREIRA CONTRIBUTIVA e aparece-me isto para cada mês:

P - REMUNERAÇÕES DE CARÁCTER PERMANENTE

é isto?

Sim. E, ja agora, confirma se os valores batem certo com o que tu recebes. deves ver la´ tambem referencias a subsidio de Natal e de Ferias, se ja´ estiveres a trabalhar ha tempo suficiente.

Quanto ao IRS, para saber, basta preencher a declaraçao pela via electronica - os valores do vencimento e as respectivas retençoes na fonte aparecem ja preenchidas com os valores que o teu patrao declarou. Mesmo que nao o estejam, ou tenham valores incorrectos, deves preencher a declaraçao com os valores reais - o fisco depois encarrega-se de ir investigar,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK então mais uma pergunta (desculpem sou mesmo duh :) )

aparece-me isto nos últimos meses, onde vejo se está a pagar a SS?

200902 30,0 ......€ P - REMUNERAÇÕES DE CARÁCTER PERMANENTE

200901 30,0 .....0€ P - REMUNERAÇÕES DE CARÁCTER PERMANENTE

200812 30,0 .....0€ P - REMUNERAÇÕES DE CARÁCTER PERMANENTE

200812 0,0 .......€ N - SUBSÍDIO DE NATAL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Espero que antes dos símbolos € te apareça o valor do teu ordenado base... porque senão o que escreveste não faz sentido  ???

Tirando os valores (que tens que confirmar) parece estar tudo bem - tens uma entrada em cada mês e até a do subsídio de Natal e tudo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim aparece os números :)

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acabo de descobrir pelo contabilista que o meu patrão, que reside no estrangeiro,  não está a fazer os descontos do nosso IRS E da SS!

sim aparece os números :)

obrigada

Mas se calhar é melhor perguntar ao contabilista porque é que ele disse aquilo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

A minha esposa esta a viver uma situação idêntica, o contabilista diz que o patrão não faz os descontos desde outubro de 2008.

Gostaria de saber a vossa opinião acerca das consequências do facto do não pagamento há SS.

Alguns comentários que tenho visto em fóruns, o próprio subsidio de desemprego esta em duvida. ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber a vossa opinião acerca das consequências do facto do não pagamento há SS.

Alguns comentários que tenho visto em fóruns, o próprio subsidio de desemprego esta em duvida. ???

O subsidio de desemprego, a reforma e algumas outras contas são feitas em função da carreira contributiva. Se não há carreira contributiva (porque o patrão ficou com os descontos em vez de os entregar ao Estado) não há lugar a nenhuma dessas retribuições, é simples.

Claro que os trabalhadores podem depois intentar uma acção contra o patrão mas, enquanto isso não se resolver, acho que nunca verão a cor do dinheiro a que teriam direito...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O subsidio de desemprego, a reforma e algumas outras contas são feitas em função da carreira contributiva. Se não há carreira contributiva (porque o patrão ficou com os descontos em vez de os entregar ao Estado) não há lugar a nenhuma dessas retribuições, é simples.

Claro que os trabalhadores podem depois intentar uma acção contra o patrão mas, enquanto isso não se resolver, acho que nunca verão a cor do dinheiro a que teriam direito...

Olá, o mais revoltante é que o patrão tem esta empresa há 7 anos, onde a minha esposa trabalha desde o inicio da mesma, ele efectuou os descontos sempre, mas de há 6 meses para cá começou e reter os impostos dos trabalhadores o que é mau prenuncio e deixa-nos numa posição de não saber o que fazer, é que a crise tem as costas largas.... :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois falámos com o contabilista, a explicação é que o contabilista tem mandado os mapas para a SS; mas o boss não faz os pagamentos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, desculpem lá outra pergunta.

Para confirmar se a entidade empreg. não paga as retenções da fonte ao estado, tal só se poder verificar na altura da submissão da nossa declaração? não há outra maneira?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para confirmar se a entidade empreg. não paga as retenções da fonte ao estado, tal só se poder verificar na altura da submissão da nossa declaração? não há outra maneira?

Assim que entares no site das declarações electrónicas com o teu nº de contribuinte e senha vês logo a declaração pré-preenchida. Entre outras, deverás ter o valor das remunerações, a retenção de IRS.... Não precisas de submeter a declaração, desistes sem chegar ao fim....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas. Eu tenho 1 caso duma pessoa diferente.. Nas remunerações mensais os valores estão correctos e os dias estão correctos, mas nas remunerações anuais o ano de 2007 aparece apenas com 183 dias e consequentemente com muito menos €€, enquanto essa pessoa não faltou esses dias todos. Aliás, como disse, nas remunerações mensais de 2008 tá tudo ok.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

A minha esposa esta a viver uma situação idêntica, o contabilista diz que o patrão não faz os descontos desde outubro de 2008.

Boas,

infelizmente sei o que é isso, então cá vai:

- Devemos guardar sempre os recibos dos nossos vencimentos, pois um dia poderão fazer falta para provarmos que fizemos os devidos descontos tanto para a ss como irs,

-A entidade patronal desde que envie (e tem que enviar) os mapas para a ss, os funcionários ficam salvaguardados e se não enviar ou não pagar eles tratam do assunto com ele ou com o/a contabilista responsável pela contabilidade.

-Passar por um balcão da ss é sempre uma boa maneira de saberes a situação em relação aos descontos ou pedir a senha através da ssdirecta.

Podes pedir a senha através da net pela ssdirecta que depois vem pelo correio como a senha das finaças.

O facto de o mapa vir actualizado não quer dizer que o patrão envia os devidos descontos, mas se tiver actualizado estas salvaguardada... como é o caso aqui em baixo

pois falámos com o contabilista, a explicação é que o contabilista tem mandado os mapas para a SS; mas o boss não faz os pagamentos!

--------------------------------------------------------------------------------

manelita, neste teu caso pelo menos o mapa está actualizado não quer dizer que ele tenha pago os descontos  ;) mas tu estas salvaguardada em caso de precisares de ir para a baixa ou fundo desemprego.

Guardem todos os recibos do ordenado um dia poderão fazer falta e percam umas horitas e vão a um balcão da ss ver a vossa situação é um conselho que deixo.

Em qualquer loja do cidadão há um balcão da ss. ;)

Abraço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...e percam umas horitas e vão a um balcão da ss ver a vossa situação é um conselho que deixo.

Em qualquer loja do cidadão há um balcão da ss. ;)

Ou percam um minuto e registem-se no site da SS, cujo link já foi deixado aqui atrás ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou percam um minuto e registem-se no site da SS, cujo link já foi deixado aqui atrás ;)

Foi o que fiz mas aparecia uns anos com valores em falta como foi aqui dito

Boas. Eu tenho 1 caso duma pessoa diferente.. Nas remunerações mensais os valores estão correctos e os dias estão correctos, mas nas remunerações anuais o ano de 2007 aparece apenas com 183 dias e consequentemente com muito menos €€, enquanto essa pessoa não faltou esses dias todos. Aliás, como disse, nas remunerações mensais de 2008 tá tudo ok.

só depois de ir a um balcão da ss é que fiquei mais descansado onde me deram o meu historial contributivo desde o primeiro mês de descontos.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois no meu caso aparece tudo bem tanto nos sites das finanças como na SS, agora o dinheiro é que não chegou lá realmente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois no meu caso aparece tudo bem tanto nos sites das finanças como na SS, agora o dinheiro é que não chegou lá realmente

Olá a todos, gostaria de saber se o trabalhador nesta situação pode rescindir o contrato de trabalho por justa causa já que o trabalhador sabe que o patrão de facto não paga a ss apesar de saber que os mapas são entregues.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos, gostaria de saber se o trabalhador nesta situação pode rescindir o contrato de trabalho por justa causa já que o trabalhador sabe que o patrão de facto não paga a ss apesar de saber que os mapas são entregues.

Isso e´ quase o mesmo que a empregada da limpeza rescindir o contrato porque a patroa nao paga a conta no talho.

Desde que o patrao te pague tudo a que tens direito e a tua situaçao perante o Estado esteja regularizada, nao me parece que haja justa causa. Alias, como ja´ foi referido, o trabalhador nao e´ prejudicado em nada por este facto - isso ´e entre a SS e o patrao...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu percebo o que JP Snow queria dizer, é que não há quem aguente a "loucura" de um patrão que aos funcionários diz que está tudo bem, que é normalmente não pagar IVA; IRS e SS porque "é o que todas as empresas" fazem e é normal pagar coimas, que os clientes não nos pagam portanto não tem dinheiro para pagar aos fornecedores bla bla bla

Mas por outro lado tem uma conversa totalmente diferente com o contabilista, diz que quer fechar tudo, continuou sem pagar as dívidas. Por sorte o contab. confidencia-nos o que se está a passar, que já está desesperado e quer entregar a contabilidade da empresa.

Enfim desculpem o desabafo, queríamos sair da empresa mas não parece justo sairmos sem direito a nada...enfim

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa introduzir-me no tópico. Eu tenho 1 situação diferente: Nos rendimentos anuais 2008 só aparece 180 dias de trabalho, e por isso o valor de rendimentos anual é cerca de metade. Mas no rendimento mensal todos os valores aparecem todos os ordenados por inteiro com 30 dias. Será que o patrão não está a fazer os descontos como deve?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos rendimentos anuais 2008 só aparece 180 dias de trabalho, e por isso o valor de rendimentos anual é cerca de metade. Mas no rendimento mensal todos os valores aparecem todos os ordenados por inteiro com 30 dias. Será que o patrão não está a fazer os descontos como deve?

Se esta´ tudo certo no relatorio mensal cheira-me que pode ter havido algum problema no sistema ao consolidar as contas. Sugiro que uses o link que aparece no fundo dessas paginas para mandar uma mensagem `a SS a perguntar o motivo da discrepancia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0