pusched

Inquilina vai sair - como aviso as financas?

15 publicações neste tópico

Ola,

Moro no estrangeiro e tenho uma casa alugada em Portugal. A minha inquilina vai sair da casa e nao sei se vou voltar a alugar. Quando ela entrou, nos assinamos o contracto e eu levei as financas, paguei o imposto de selo e eles ficaram com uma copia. 

Tenho que avisar as financas que ja nao vou ter rendimento de do arrendamento? Se tenho que lhes avisar, ha maneira de fazer sem ter que ir nas financas? E quanto tempo e que tenho para lhes avisar?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola,

Moro no estrangeiro e tenho uma casa alugada em Portugal. A minha inquilina vai sair da casa e nao sei se vou voltar a alugar. Quando ela entrou, nos assinamos o contracto e eu levei as financas, paguei o imposto de selo e eles ficaram com uma copia. 

1. Tenho que avisar as financas que ja nao vou ter rendimento de do arrendamento? Se tenho que lhes avisar, ha maneira de fazer sem ter que ir nas financas? E quanto tempo e que tenho para lhes avisar?

Obrigada

1. Tem uma opção para o efeito no site das finanças. Entra com a sua senha na secção do "arrendamento" e seleciona "comunicar cessação de contrato": http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html

Editado por ABCD
correção ortográfica.
1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
On 28/02/2016 at 7:59 AM, ABCD said:

1. Tem uma opção para o efeito no site das finanças. Entra com a sua senha na secção do "arrendamento" e seleciona "comunicar cessação de contrato": http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html

Ola again,

Entrei no site fas financas mas o meu contracto nao esta la. Eu fui as financas a uns dois anos atras. A minha inquilina vai embora daqui a duas semanas, eu pago o IRS da renda como deve de ser. Passo recibos mas vi no portal que tenho que passar recibos electronicos, e assim agora?

O que devo fazer? Por no portal o contracto desde Janeiro de 2015, passar os recibos eletronicos ate agora? Ou faco o que fiz no ano passado, pago o IRS e prontos visto que a inquilina vai embora?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 49 minutos, pusched disse:

Entrei no site fas financas mas o meu contracto nao esta la. Eu fui as financas a uns dois anos atras. A minha inquilina vai embora daqui a duas semanas, eu pago o IRS da renda como deve de ser. Passo recibos mas vi no portal que tenho que passar recibos electronicos, e assim agora?

O que devo fazer? Por no portal o contracto desde Janeiro de 2015, passar os recibos eletronicos ate agora? Ou faco o que fiz no ano passado, pago o IRS e prontos visto que a inquilina vai embora?

Sim, desde o ano passado que os recibos de renda têm de ser passados através do Portal das Finanças. Há algumas exceções (senhorios com mais de 65 anos ou com rendas abaixo de 834,44€/ano) mas, mesmo nesses casos, deviam ter entregue uma declaração com a totalidade das rendas no início deste ano.

Ou seja, parece-me que de uma multa pelo atraso na comunicação dos recibos de renda (seja por via eletrónica ou da tal declaração no início deste ano) já não te livras. O melhor é ires às Finanças quando te for possível para saber se ainda vais a tempo de corrigir a falta...

Obviamente, independentemente disso, deves incluir os rendimentos na declaração de IRS para evitar ter de corrigir a declaração e pagar multas por esse lado também,...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
9 minutes ago, pauloaguia said:

Sim, desde o ano passado que os recibos de renda têm de ser passados através do Portal das Finanças. Há algumas exceções (senhorios com mais de 65 anos ou com rendas abaixo de 834,44€/ano) mas, mesmo nesses casos, deviam ter entregue uma declaração com a totalidade das rendas no início deste ano.

Ou seja, parece-me que de uma multa pelo atraso na comunicação dos recibos de renda (seja por via eletrónica ou da tal declaração no início deste ano) já não te livras. O melhor é ires às Finanças quando te for possível para saber se ainda vais a tempo de corrigir a falta...

Obviamente, independentemente disso, deves incluir os rendimentos na declaração de IRS para evitar ter de corrigir a declaração e pagar multas por esse lado também,...

Fogo, muito chato. Eu nao recebi nenhuma informacao sobre estes recibos electronicos. As financas tem o contracto desde o inicio mas nao esta nada la no portal.

Eu so tenho que fazer o meu IRS em Maio e nao sei quando vou ir a Portugal para ir as financas. Vou ver se falo com eles no telefone amanha. Alguma idea da multa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 minuto, pusched disse:

Fogo, muito chato. Eu nao recebi nenhuma informacao sobre estes recibos electronicos. As financas tem o contracto desde o inicio mas nao esta nada la no portal.

Têm que ser os senhorios a colocar os dados do contrato no portal. Tem em atenção de dizer que se trata de um contrato anterior a Maio do ano passado, senão ainda te cobram o imposto de selo outra vez.

Quanto a não ter ouvido falar sobre o assunto, infelizmente não serve de desculpa legalmente... até porque o assunto surgiu em vários jornais, todos os canais de televisão falaram sobre isso nos respetivos noticiários e, mesmo aqui no fórum, há vários meses que vão surgindo perguntas sobre o tema. Imagino que estando no estrangeiro a exposição a estas notícias é bastante menor mas nunca vês as notícias cá de Portugal?

Também parece estranho que o inquilino não tenha questionado sobre o assunto - é que agora para poder deduzir as rendas no IRS, elas têm que constar do portal eletrónico...

há 1 minuto, pusched disse:

Eu so tenho que fazer o meu IRS em Maio e nao sei quando vou ir a Portugal para ir as financas. Vou ver se falo com eles no telefone amanha. Alguma idea da multa?

Não tenho ideia de valores... as linhas telefónicas têm andado bastante ocupadas por causa das dúvidas com as declarações de IRS - tem havido relatos aqui no fórum de esperas de mais de 1h! Tenta antes o eBalcão, por exemplo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao, nao vejo noticias de Portugal. Nao tenho muito interesse para dizer a verdade. Sai quando tinha 15 anos, nunca soubre como os sistemas de tax, trabalho, etc funcionam por ai. Infelizmente a minha avo moreu e fiquei com a casa. Fiz o que me informaram da agencia, sempre paguei o que tive e agora so nos ultimos meses e que comecei a ver melhor como as coisas sao.

Percebo que a responsabilidade e da pessoa mas quando o governo muda coisas assim, deveriam mandar uma carta, um email, algo. Nao so ficar porque esta nas noticias as pessoas sabem. Nem toda a gente mora ai, nao e? Eles bem que me sabem mandar as contas de IRS e IMI para aqui mas informacao, nem um email. Mesmo apesar de eu ter posto o contracto nas financas. E por isto e por outras que muita gente aluga e nao diz nada, nao e?

A inquilina nao me disse nada, so me pediu os recibos normais que o fiz.

Eu so vou passar por Portugal por volta de Maio, talvez seja muito tarde para tratar disto. Tentei ligar ao eBalcao mas dizem que o meu codigo telefonico e errado, apesar de o da internet funcionar.

Nao sei bem o que fazer, parte de mim pensa para deixar ir, pagar como paguei o ano passado, esperar o IRS e ver o que acontece. Tenho provas que pus o contrato nas financas e paguei tudo certinho nos ultimos 3 anos. Amanha tento ligar outra vez de qualquer maneira.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em abono da verdade, o fisco tem vindo a fazer cada vez mais comunicações aos contribuintes ao longo destes últimos anos. Não faço ideia se chegou a comunicar alguma coisa aos senhorios (eu não tenho casa arrendada) mas concordo que não teria sido de mau tom enviar essa comunicação a quem tivesse declarado rendimentos prediais no ano anterior, por exemplo...
Em qualquer caso, acho que quem tem negócios cá devia fazer um pouco por tentar manter-se informado, até porque nos últimos anos tem havido quase sempre várias alterações de um ano para o outro... que mais não seja, estar atento à aprovação do Orçamento de Estado em cada ano costuma dar para apanhar a maior parte destas mudanças...

Quando me referi ao eBalcão não estava a pensar em telefone (que nem sai tão barato como isso, sobretudo se estás a ligar do estrangeiro) mas sim em comunicação eletrónica - há inclusive, reparo agora, uma opção de informação a não residentes: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/contactosEbalcao.action . Se deixares uma questão sobre Arrendamento no Novo IRS 2015, deves ter uma resposta às tuas dúvidas, espero eu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada, consegui falar ontem com o eBalcao. Dizeram-me que nao ha problema, ainda ha tempo, ouve uns problemas com os recibos electronicos.

Logo a noite faco tudo.

Mas sim, ter negócios em qualquer lugar, tem que se saber as regras e ficar em cima delas. Isto nao foi negocio por opcao mas prontos, ja aprendi e vamos em frente.

Mais uma vez, muito obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, pusched disse:

Logo a noite faco tudo.

Só mais uma nota: não uses a opção de comunicar início de novo contrato - essa é só para contratos iniciados após 1 de Abril do ano passado, salvo erro, e daria início a um processo de cobrança de imposto de selo pelo novo contrato.
Se bem me lembro há uma opção para adicionar um contrato já existente na opção de criar novos recibos de renda. Creio que essa já permite definir contratos antigos... Depois de teres o contrato definido deves passar os recibos desde o início do ano passado.

Outra coisa: declara só os recibos que efetivamente tenhas passado no ano passado. Já ouvi falar de várias pessoas que meteram os recibos referentes ao mês de Janeiro (tipicamente pago em Dezembro do ano anterior) e estão-se a queixar agora que lhes estão a aparecer 13 meses de rendas na declaração de IRS. O que conta é a data em que o recibo foi passado/o dinheiro foi recebido, não o mês a que diz respeito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Consegui por o contracto antigo. Estou agora a passar o recibo mas nao sei o que por nad Retenção na Fonte - 25%, sem retencao, dispensa de retencao - nao faco a minima idea do que isto e.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não aparece ao lado os artigos da legislação a que diz respeito cada opção? Ficava mais fácil. Mas creio que "sem retenção" é a opção mais correta...

A retenção na fonte implicaria, salvo erro, entidades com contabilidade organizada o que provavelmente não é o vosso caso... sobretudo se tu nem sabes o que isso é...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que tu queres, pushed, é "sem retenção". De forma simples (e grosseira) a retenção é só para empresas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada a todos. Acabei de fazer tudo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead