DFORCE1

Crédito Habitação - Comissão dossier

12 publicações neste tópico

Bom dia,

Ando a analisar as melhores condições para um crédito habitação. E depois de bastantes comparações, verifiquei que o Santander Totta apresenta as melhores vantagens.

Vou pretender formalizar o pedido.

Fui ao meu balcão e a minha gerente informou-me que as condições apresentadas na simulação poderão não ser as mesmas dda carta de formalização do crédito aprovado pelo banco.

O problema é que vai haver a cobrança da comissão de dossier. Por esse motivo, gostaria de saber se é possível o banco cobrar essa comissão e alterar as condições da simulação?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente é isso mesmo que acontece.

Eu até percebo que a comissão seja cobrada - só a partir do momento em é que é feita uma análise decente ao perfil do cliente é que o banco se pode comprometer com determinados valores, e essa análise gasta recursos (tempo de alguém) que precisam ser pagos. E as simulações também não podem prever todos os cenários e há "surpresas" que só se revelam nessa análise aprofundada...

Agora, começo a ouvir falar de cada vez mais casos de pessoas para quem a simulação ficou bem longe daquilo que o banco depois propôs  >:(

De qualquer forma, se tiveres uma taxa de esforço baixa (menos de 30%), não tiveres outros créditos nem fores fiador de ninguém (nem os teus fiadores, caso os tenhas, tenham qualquer dívida), se tiveres um emprego estável, fores novo, etc... Em suma, se a tua situação financeira for estável, a proposta do banco não deve andar muito longe da simulação. A menos que já seja uma simulação com algum tempo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente é isso mesmo que acontece.

Eu até percebo que a comissão seja cobrada - só a partir do momento em é que é feita uma análise decente ao perfil do cliente é que o banco se pode comprometer com determinados valores, e essa análise gasta recursos (tempo de alguém) que precisam ser pagos. E as simulações também não podem prever todos os cenários e há "surpresas" que só se revelam nessa análise aprofundada...

Agora, começo a ouvir falar de cada vez mais casos de pessoas para quem a simulação ficou bem longe daquilo que o banco depois propôs  >:(

De qualquer forma, se tiveres uma taxa de esforço baixa (menos de 30%), não tiveres outros créditos nem fores fiador de ninguém (nem os teus fiadores, caso os tenhas, tenham qualquer dívida), se tiveres um emprego estável, fores novo, etc... Em suma, se a tua situação financeira for estável, a proposta do banco não deve andar muito longe da simulação. A menos que já seja uma simulação com algum tempo...

Tenho uma taxa de esforço de 25%.

Não sou fiador de ninguém, nem me pediram nenhum fiador.

Estou efectívo no meu emprego.

A simulação tem 2 semanas.

O problema aqui prende-se com o facto de desta forma não ser possível comparar simulações, porque pode acontecer o indivíduo no balcão aplicar o spread mais baixo e fazer com que a pessoa avance para o crédito nesse banco, mas após uma melhor análise a carta de formalização é muito diferente da simulação.

Em boa tese, a única forma de podermos comparar é pedir a formalização em vários bancos, mas neste caso teremos que pagar em cada um deles a comissão de dossier.

A meu ver a simulação devia ser o pior cenário, isto é, deveria apresentar as condições mínimas exigidas pelo banco. Posteriormente, após uma análise mais profunda, a carta de formalização poderia ter condições ainda mais vantajosas, mas nunca piores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim mas depois tudo tb vai depender da avaliação do imovel e essas são as coisas que tens de garantir que estejam dentro dos valores que combinas com o balcão. Qual é o valor do imovel? E quanto vais pedir?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim mas depois tudo tb vai depender da avaliação do imovel e essas são as coisas que tens de garantir que estejam dentro dos valores que combinas com o balcão. Qual é o valor do imovel? E quanto vais pedir?

O valor do imóvel é 145000.

Vou pedir 92500.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O spread que te estão a fazer é para que LTV(Financiamento/Garantia)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O spread que te estão a fazer é para que LTV(Financiamento/Garantia)?

Não percebi o que pretende dizer com LTV.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Financiamento/Garantia=???x100= LTV

no teu caso

92500/145000= 0,64 x 100= 64%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que eu aconselho é que corras o processo pelo menos em 2 bancos em paralelo. Sei que no BPI permitem aprovar as condições todas do crédito, condicionadas à avaliação do imóvel ser X e sem cobrar dinheiro algum. Feito isto, podes depois decidir avançar com a avaliação do imóvel, altura em que terias então de pagar as comissões correspondentes, mas com a segurança de que só uma avaliação desfavorável do imóvel te poderia piorar as condições do crédito.

Desta forma, ficas com uma alternativa válida (à qual podes recorrer sem grandes perdas de tempo) contra eventuais alterações de última hora por parte dos bancos.

My 2 cents...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que eu aconselho é que corras o processo pelo menos em 2 bancos em paralelo. Sei que no BPI permitem aprovar as condições todas do crédito, condicionadas à avaliação do imóvel ser X e sem cobrar dinheiro algum. Feito isto, podes depois decidir avançar com a avaliação do imóvel, altura em que terias então de pagar as comissões correspondentes, mas com a segurança de que só uma avaliação desfavorável do imóvel te poderia piorar as condições do crédito.

Desta forma, ficas com uma alternativa válida (à qual podes recorrer sem grandes perdas de tempo) contra eventuais alterações de última hora por parte dos bancos.

My 2 cents...

Gracias. Vou seguir as tuas dicas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OLá boa noite eu tb estou na mesma situação -

Primeiro dera-me uma simulação atrativa depois foi tudo diferente ?

Telefonei para o banco de portugal onde eles me aconselharam ir fazer uma reclamação por escrito.

A forma como andam a trabalhar é roubarmos e nos a ver se não podem emprestar que digam logo ou entao quando faze as tais simulações que jogem logo para o pior assim era mais facil e mais seguro.

Boa noite , o meu nome é Tânia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Primeiro dera-me uma simulação atrativa depois foi tudo diferente ?

Telefonei para o banco de portugal onde eles me aconselharam ir fazer uma reclamação por escrito.

Eu seguiria a recomendaçao do BdP - sobretudo se as condiçoes com que foi feita a simulaçao nao se alteraram (se a avaliaçao e´ igual ou superior ao que foi considerado para a simulaçao; se a situaçao em termos de emprego continua igual; se nao foram ocultadas outras obrigaçoes de credito; etc) e se o tempo que medeia entre a simulaçao e o pedido de aprovaçao for curto (nao me parece legitimo aparecer la´ no mes seguinte e querer que as condiçoes sejam as mesmas).

Pode ser que, depois do BdP andar a investigar o caso (o que so´ pode fazer depois de uma reclamaçao formal) o banco recue e apresente as condiçoes iniciais. Mas o mais provavel e´ conseguir safar-se por ter mudado algum factor que foi mal considerado ao inicio. De qualquer forma, so´ havendo varias reclamaçoes sobre este tema e´ que provavelmente se estudara´ a forma de minorar o problema...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead