Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Ana Isabel (visitante)

amortização Amortizar, penalização IRS

3 publicações neste tópico

Olá a todos, 

Há muito tempo que ando a pensar em amortizar a totalidade do meu empréstimo ao banco, mas o facto de a despesa com juros poder entrar no IRS tem atenuado a minha vontade de limitar ao máximo a minha relação com bancos.

Ora bem:

-Devo 27 mil euros; 

-O spread é de 0,75% 

-ao longo do ano pago 230 euros em juros.

-se bem entendo, só posso deduzir no IRS 15% do montante pago em juros, até ao limite de 290 euros, é isto? Confirma-se?

-significa que, na prática, o meu empréstimo contribui com uma deducção de 35 euros no IRS?

Como não tenho dependentes e sou solteira, o meu grande receio era que a amortização total do empréstimo me viesse a penalizar muito no IRS. Ou seja, poupo em juros, em seguro de vida, mas dps tenho de desenbolsar para o Estado e vai dar tudo ao mesmo. Até que ponto, na vossa opinião, poderei eu vir a ser penalizada na sequência da amortização?

Agradeço o vosso contributo,

Obrigada,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O limite de dedução é de 296€ mas sim, é isso...

Como a dívida vai diminuindo o que vais poder deduzir em juros vai sendo menor de ano para ano (além do facto de que, já há muito tempo que se fala em acabar com essa dedução de uma vez). Imagino que só no seguro de vida estejas a pagar mais do que isso? Eu acabava logo com o empréstimo de uma vez. Nota: assumindo que é um empréstimo de taxa variável, podem-te exigir uma comissão de amortização antecipada de até 0,5% do valor amortizado, ou seja, uns 135€. Mesmo assim acho que compensa livrares-te logo disso, se tens essa possibilidade (admitindo que continuas com liquidez para uma necessidade, naturalmente).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelo contributo, Paulo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0