Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Elisabete (visitante)

Arrendamento e irs

5 publicações neste tópico

Bom dia. Vivo numa casa própria que estou a pensar arrendar porque por motivos profissionais me dava mais jeito estar noutra mais perto do emprego.

Se eu arrendar a minha tudo legal, imagine-se por 600 euros por mês e a nova que eu arrendar para mim também tudo legal e for pagar 600 euros mês, se no irs uma anula a outra.

No fundo saber se vou ter algum contratempo financeiro por isso porque nunca aluguei uma casa antes. Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não anula. O IRS que se paga sobre os rendtimentos é uma coisa. Deduções à colecta sobre certas despesas (como rendas de habitação) é outra.

Sobre os rendimentos prediais aplica-se uma taxa de 28% (sem contar com opções como englobamento).

Em relação às deduções à colecta com as rendas, é dedutível 15% do valor, mas com limite de dedução de 502€. Para além disso, existe um 2º limite, que resultad da soma com as outras deduções à colecta (saúde, educação, etc.), que depende dos rendimentos que se tenha.

Concluindo: Paga-se sempre mais IRS por arrendar uma casa do que se abate por pagar uma renda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela pronta resposta

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acrescentar que pode optar por englobar os seus rendimentos e eventualmente cair num escalão cuja taxa é menor de 28% (o que pelos valores de exemplo com certeza que não se vai verificar).

Neste caso vai ter que pagar mais IRS (utilizando apenas estes dois dados...) porque o imposto sobre a renda vai ser maior do que a dedução que vai fazer. Agora se nos disser que o IMI da sua casa é muito alto e o condomínio são €100 por mês, aí o caso muda de figura, pois esses são dedutíveis.

Dê lá valores reais que eu já lhe dou dados mais precisos. Diga-me qual foi o escalão em que esteve no ano passado e os custos que tem (IMI, condomínio, reparações nos últimos 5 anos com fatura válida - com morada) com a casa arrendada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0