ms_martasilva

Venda de Imóvel recebido de Herança

3 publicações neste tópico

Boa noite,

Preciso de uma ajuda...

Os meus pais herdaram uma casa pelo falecimento dos meus avós. Actualmente os meus pais já têm registado nas finanças um outro imóvel como habitação própria permanente.

Se os meus pais venderem esta casa herdada como se processam as mais-valias? Também aqui se tem em conta se eles "investem" ou não o valor que recebem pela casa?

E se, o montante recebido pela venda da casa herdada me for doado, sendo que sou filha única? Também aqui há algum imposto a pagar por eles ou por mim?

Preciso mesmo de uma ajuda. Obrigada!

Marta Silva

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a casa não é habitação própria e permanente, o reinvestimento não é tido em conta para abater ao imposto sobre as mais valias... só nos casos em que é vendida a HPP para comprar outra HPP.

As doações entre pais e filhos ou entre cônjuges não pagam imposto. No entanto, não é por causa de te darem o dinheiro a ti que deixam de ter que pagar imposto sobre as mais valias, se se vier a constatar que existem - por isso, antes de te darem o dinheiro todo, convém deixarem uma parte de lado para pagar o imposto, se for preciso...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Paulo!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor