Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante joao (visitante)

Início de Actividade e isenção de TSU

2 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Estou a pensar abrir negócio em nome individual e surgiu a duvida: Sei que estando empregado por contra de outrem ao abrir actividade estarei isento de pagar TSU. Supúnhamos que o negocio corre bem e pondero dedicar-me em exclusivo, ao deixar de ter esse primeiro emprego continuo a ter direito a um ano de isenção de TSU ou esse período de isenção começa a contar a partir do momento em que abro actividade?

Outras questões associadas:

A partir do momento em que cesso actividade em nome individual, tenho direito a sub. de desemprego?

Um empresário em nome individual pode contratar trabalhadores?

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a pensar abrir negócio em nome individual e surgiu a duvida: Sei que estando empregado por contra de outrem ao abrir actividade estarei isento de pagar TSU. Supúnhamos que o negocio corre bem e pondero dedicar-me em exclusivo, ao deixar de ter esse primeiro emprego continuo a ter direito a um ano de isenção de TSU ou esse período de isenção começa a contar a partir do momento em que abro actividade?

Não, esse primeiro ano é desde que abres atividade. Se, por exemplo, te despedires do outro emprego só ao fim de 2 anos, é suposto começares logo a descontar pela atividade independente.

A partir do momento em que cesso actividade em nome individual, tenho direito a sub. de desemprego?

Se já não trabalhas por conta de outrem e só depois fechas a atividade por conta própria, é bem provável que não tenhas direito (porque o facto de tu fechares a atividade faz com que o desemprego não seja uma situação involuntária).

No entanto, dependendo das tuas fontes de rendimento pode até ser que sim. Dá uma vista de olhos ao site da SS sobre o subsídio por cessação de atividade: http://www.seg-social.pt/desemprego

Um empresário em nome individual pode contratar trabalhadores?

Pode.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0