Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ejcosta

Declarar venda de imovel com credito complementar.

2 publicações neste tópico

Cumprimentos a todos. Tenho uma dúvida relativa a declaração de venda de imóvel com crédito complementar.

- Comprei um apartamento em 2005 por 109.000 €. Pedi um crédito habitação de 98.100 € e outro empréstimo – complementar – de 41.000 € (para pagamento do valor em falta no credito habitação e para outras despesas).

- Necessitei de vender o mesmo apartamento em 2008 por 127.500 €.

- Não vou comprar outro imóvel (não vai existir reinvestimento).

(Para informação o valor da avaliação do imóvel pelas finanças é 104.470 € (2005))

Para cancelar a hipoteca e vender o apartamento, tive que entregar ao banco a diferença entre o valor de venda e a soma do valor em falta dos dois créditos – tive que entregar cerca de 10.000 €.

Em Janeiro de 2009, recebi do banco a declaração para efeitos de IRS onde menciona:

Empréstimo 1 – Juros: 4.900 € - Capital: 95.298 €

Empréstimo 2 – Juros: 2.051 € - Capital: 39.828 €

Questões:

A) Onde e como declaro a compra e venda do imóvel (em que quadros dos papeis do IRS)?

B) No valor de compra devo incluir o valor do empréstimo complementar ou apenas o valor do crédito habitação?

C) Caso o valor que devo mencionar como valor de compra seja apenas o valor do credito habitação, significa que a “luz da lei” tive um lucro de 29.400 € apesar de que na realidade (ainda) tive que reembolsar 10.000 € para abatimento completo da divida (dos dois empréstimos)?

D) Para efeitos de abatimento, quais os juros que devo mencionar? Apenas do empréstimo a habitação ou dos dois empréstimos?

Agradeço toda ajuda que me for prestada e agradeço (se possível) resposta objectivas as questões lançadas visto pouco ou nada perceber de fiscalidade.

Obrigado, EJCosta

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste artigo sobre as mais valias podes ver respondidas estas e outras duvidas: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

Em resumo:

A) Anexo G. Nao tenho agora a certeza dos campos mas acho que e´ logo no inicio do impresso.

B) Nem uma coisa nem outra. Declaras o valor da escritura, actualizado de acordo com a tabela indicada na pagina que referi

C) E´ melhor ler a pagina que indiquei. A mais valia nao tem a ver com o valor dos emprestimos mas com o da aquisiçao e da venda, deduzido do IMT pago no acto da compra e de outros encargos recentes...

D) Os juros nao entram para estas contas...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0