Pedroni

Segurança Social

9 publicações neste tópico

Boa noite!

Tenho uma questão a colocar. Li recentemente num livro "O QUE OS RICOS SABEM E NÃO CONTAM" que era possível "sairmos do sistema da segurança social", se possuíssemos um "seguro de saúde" e se de alguma forma "fossemos regulares no que toca a investimentos tipo acções.

Ora bem, eu trabalho a recibos verdes, tenho um seguro de saúde e algumas acções. "Acho piada, quando recebo por vezes num ou noutro mês perto de 200€ e tenho na mesma que pagar 155€ de segurança social".

Sendo isto que o livro refere verdade, será possível eu deixar também de pagar segurança social? Faço esta pergunta, porque tenho um amigo, que pura e simplesmente não paga SS... há 11 anos, ou seja, nunca pagou. Trabalha igualmente com recibos verdes. O contabilista dele disse-lhe para não se preocupar, porque pelo menos os primeiros 6 anos já prescreveram.

Obrigado... e é por estas e por outras que amo o meu país:)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos dias que correm não recomendo a ninguém tentar enganar o Fisco ou a Segurança Social (não é que alguma vez o tenha recomendado, diga-se de passagem).

Cada vez mais o cruzamento de informação entre os vários serviços públicos permite detectar esse tipo de fraudes.

Quanto ao facto dos 6 primeiros anos do seu amigo já terem prescrito... é um facto. Mas pense bem no que é, quando for descoberto, ter que pagar de repente contribuições dos últimos 5 anos! Acrescidas de juros!! Uma batelada de massa, mesmo que seja só a 155€ por mês... Isto já para não dizer que nunca poderá usar o sistema público de Saúde, ter subsídio de desemprego, licensa de paternidade ou qualquer outra "benesse" que venha daqueles lados (eu sei que há alternativas para tudo isto, mas as do estado continuam a ser bem mais baratas).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, antes recomendavas que enganassem o fisco???

Também tenho um colega que nunca pagou a SS. Acho é que devia ser apanhado, pagar o que deve e juros. Se calhar é por causa desses tipos que eu pago o que pago, já pensaste nisso??

Pedroni, para quem recebe pouco (pouco é talvez abaixo do ordenado minimo, não sei), é possível pedir isenção da SS ou redução.

Penso que também podes pagar consoante aquilo que recebes.

Se pagas 155€ estás a pagar sobre 1,5 x ordenado mínimo. Se recebes menos do que isso, acho que deves ir pedir a redução.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, antes recomendavas que enganassem o fisco???

Claro que não, tal como disse na mensagem que deixei: "(não é que alguma vez o tenha recomendado, diga-se de passagem)". Quando disse "nos dias que correm", apenas quis enfatizar que se noutros tempos era relativamente fácil escapar com esse tipo de comportamentos, hoje em dia começa a ser cada vez mais difícil.

Pedroni, para quem recebe pouco (pouco é talvez abaixo do ordenado minimo, não sei), é possível pedir isenção da SS ou redução.

Penso que também podes pagar consoante aquilo que recebes.

Se pagas 155€ estás a pagar sobre 1,5 x ordenado mínimo. Se recebes menos do que isso, acho que deves ir pedir a redução.

Muita gente que está a recibos verdes desconta para a SS pelo salário mínimo. Mesmo quando tem rendimentos claramente superiores a isso. E isso não é ilegal. Penso que isso vem do facto de vários trabalhadores a recibos verdes terem um vencimento irregular por natureza - se há meses em que podem ganhar muito, também podem estar vários meses sem ganhar um cêntimo. Dessa forma podem optar por declarar para efeitos da SS o salário médio que entenderem (igual ou superior ao salário mínimo). Claro que quem desconta menos, se e quando precisar, também tem direito a menos...

Penso que uma parte destas regras está prestes a mudar com a revisão do código do trabalho que está em curso. Mas não sei detalhes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu arriscaria dizer que a maioria dos trabalhadores a recibo verde de hoje, recebem todos os meses o mesmo valor, e da mesma entidade.

Foi o meu caso até este ano, e durante quase 3 anos e é o caso da minha mulher à 2 anos, e é o caso de muitos.

Não entendi ao certo se é o caso do Pedroni. Por isso falei na possibilidade de descontar de acordo com o rendimento. Acho que é possível.

Também sou da opinião que hoje é difícil fugir ao fisco, mas infelizmente ainda há tipos que conseguem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

existe de facto a possibilidade de descontar menos para quem tem rendimentos baixos, eu fiz o pedido e passei a pagar 50€ que é o mínimo, o pedido é feito em setembro sendo necessário preencher um impresso da seg. social e levar uma cópia da declaração de IRS do ano anterior que comprove os rendimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá boa tarde,

A empresa para onde vou trabalhar, paga.me um vencimento mensal ilíquido de 700€ acrescidos de 5.12€ de subsidio de refeição por dia

Sou casado, tenho dos filhos

A minha duvida é quanto vou receber ao fim do mês

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Seria preciso mais dados, se são dois titulares, se é trabalho "normal" ou na agricultura...mas assim por alto será neste momento o seguinte:

700€ + 5.12€*dias uteis (vamos fazer a 22) = 812,64€

Desconto de 11% para a Seg Social sobre os 700€ = 77€

deverá ser á volta dos 735€...como disse faltava saber que tipo de trabalho é para ver a taxa de seg social e se é casado 2 titulares para se ver a retenção de IRS.

Não esquecer que este ano deverá haver a questão dos subsídios diluídos todos os meses, que ainda nem se sabe bem como se processa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, D@vid

obrigado pela rápida resposta

Vou exercer a categoria profissional de motorista numa empresa de Avicultura ou seja distribuição de Pintos, aos clientes da empresa

Sou casado e tenho 2 filhos dependentes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor