gastao

IRS do casal

6 publicações neste tópico

Este ano, no caso de um casal, a regra é fazer o IRS em separado. No entanto, é possível optar por declaração conjunta. Neste caso, têm ambos de preencher a declaração e optarem por serem tributados em conjunto? 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim. Na prática, caso optem pela tributação conjunta, fazem o que já faziam antes (creio que há mais um campo para confirmarem que optam pela tributação conjunta, ou assim, mas na prática vai dar ao mesmo).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os únicos rendimentos da minha esposa são parte das rendas de um prédio de uma herança indivisa. Os meus rendimentos são referentes à minha pensão.

Caso optarmos por declaração conjunta entregamos a declaração na 2ª fase. Caso optemos por entregar em separado, a minha esposa entrega declaração na 2ª fase e eu na 1ª fase. 

Na situação apresentada, acham que nos  será mais vantajoso apresentar a declaração em conjunto ou em separado? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caso optarmos por declaração conjunta entregamos a declaração na 2ª fase. Caso optemos por entregar em separado, a minha esposa entrega declaração na 2ª fase e eu na 1ª fase. 

Na situação apresentada, acham que nos  será mais vantajoso apresentar a declaração em conjunto ou em separado? 

Sem uma ideia dos valores em causa é impossível dizer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava colocar uma questão: A ADSE costumava enviar aos beneficiários durante o mês de janeiro uma declaração em que referia o montante não comparticipado. Este ano, até ao momento, tal declaração ainda não apareceu. Será que, tendo em conta as novas regras do IRS, deixou de ser necessária?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava colocar uma questão: A ADSE costumava enviar aos beneficiários durante o mês de janeiro uma declaração em que referia o montante não comparticipado. Este ano, até ao momento, tal declaração ainda não apareceu. Será que, tendo em conta as novas regras do IRS, deixou de ser necessária?

Com as novas "regras" não é emitido esse documento. A informação segue para AT até ao final deste mês e depois os contribuintes confirmam na sua página pessoal...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead