Zé das Facas

O que acontece aos lucros após IRC?

2 publicações neste tópico

Olá,

Tenho andado nos últimos dias a tentar perceber se valerá a pena abrir uma empresa para através dela facturar os meus trabalhos. Por enquanto estou a recibos verdes.

A minha dúvida prende-se com o pós IRC. Com o final do ano pago IRC sobre os lucros da empresa (17% sobre os primeiros 15k euros e 21% sobre o restante, correcto?) e depois? O dinheiro fica na empresa e posso com ele comprar computadores, cadeiras, etc para a empresa... mas há alguma forma de tirar esse dinheiro de lá? Dividendos? Mas assim terei de pagar ainda mais 28% sobre esses dividendos certo? Assim sendo mais valia ter tido um salário maior e acabaria por pagar menos em IRS....

Há aqui alguma coisa que me esteja a falhar?

Obrigado 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dividendos não pagam segurança social se não estou em erro (pagam os tais 28%). Por vezes pode ser mais vantajoso "arrastares" o teu income para o final do ano e receberes um bolo que é taxado a 28%, bónus, premio, dividendo, como lhe queiras chamar. Em principio compensa se o teu IRS (sobre o teu ordenado) + SS for superior aos 28%. Não te consigo dar 100% de certeza, o melhor será falares com algum contabilista, até posso ter dito alguma coisa de errado, se foi o caso, agradeço qe me corrijam.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead