Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
adec

E fatura e credito habitação

8 publicações neste tópico

Boa noite, o documento que contem o valor pago no credito habitação apenas costuma chegar dias antes do inicio da entrega do irs. Não somos obrigados a colocar estas despesas  no efatura até ao dia 15 de fev? Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

o meu crédito é no Santander e este já enviou o documento. O que me preocupa é que no e-fatura já foi lançado, em estado pendente e eu não consigo associar os valores à habitação. Sei que o assunto já deve ter sido abordado, mas não encontrei a resposta.

Devo informar o banco?

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

o meu crédito é no Santander e este já enviou o documento. O que me preocupa é que no e-fatura já foi lançado, em estado pendente e eu não consigo associar os valores à habitação. Sei que o assunto já deve ter sido abordado, mas não encontrei a resposta.

Devo informar o banco?

Obrigada.

Olá,

Não consegues associar porque os juros já não contam para IRS. Até o ano passado contavam para créditos anteriores a 2011, a partir de 2015 deixou de contar para qualquer crédito. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não consegues associar porque os juros já não contam para IRS. Até o ano passado contavam para créditos anteriores a 2011, a partir de 2015 deixou de contar para qualquer crédito. 

Porque dizes isso? No Código de IRS que está em vigor diz:

Artigo 78.º-E
Dedução de encargos com imóveis

1 - À coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 15 % do valor suportado por qualquer membro do agregado familiar:

a) Com as importâncias, líquidas de subsídios ou comparticipações oficiais, suportadas a título de renda pelo arrendatário de prédio urbano ou da sua fração autónoma para fins de habitação permanente, quando referentes a contratos de arrendamento celebrados ao abrigo do Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 321-B/90, de 15 de outubro, ou do Novo Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pela Lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro, até ao limite de (euro) 502;

b ) Com juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, até ao limite de (euro) 296;

c) Com prestações devidas em resultado de contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011 com cooperativas de habitação ou no âmbito do regime de compras em grupo, para a aquisição de imóveis destinados a habitação própria e permanente ou arrendamento para habitação permanente do arrendatário, devidamente comprovadas, na parte que respeitem a juros das correspondentes dívidas, até ao limite de (euro) 296; ou

d) Com importâncias pagas a título de rendas por contrato de locação financeira celebrado até 31 de dezembro de 2011 relativo a imóveis para habitação própria e permanente efetuadas ao abrigo deste regime, na parte que não constituam amortização de capital, até ao limite de (euro) 296.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Devo informar o banco?

Uma vez que faltam menos de duas semanas para fechar as contas do eFatura, eu colocava urgentemente a questão tanto ao banco como às Finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

enviei mensagem para o meu gestor e este respondeu:

"Pela informação que tenho, não precisa de se preocupar, pois a declaração vai aparecer pré preenchida, uma vez que o Banco comunica os valores à Autoridade Tributária através do modelo 37.

Cps e obrigado"

Estou a aguardar resposta do e-fatura.

Por enquanto, não posso fazer nada?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O prazo para meter o Modelo 37 é até ao fim de Fevereiro.

Parece-me a mim que isso não irá parar ao eFatura...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As despesas com habitação não vão aparecer no e-fatura. Vão ser preenchidas automaticamente pela AT com os valores comunicados pelos bancos no caso dos CH ou com o valor dos recibos eletrónicos no caso dos arrendamentos!

Para mais info podem visitar

http://saldopositivo.cgd.pt/o-que-fazer-se-despesas-de-habitacao-nao-aparecem-no-e-fatura/

Editado por Tifer84
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0