Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
RosaNunes

rsi segurança social duvida Como obter RSI?

6 publicações neste tópico

Bom Dia (queridos e queridas).

Eu chamo-me Rosa nunes, tenho 23 anos e vivo com a minha mae (58 anos) e o meu irmão (35) anos.

Vivemos numa casa T1, a despesas mal chega para pagar tudo, eu recebo uma pensão de abono e a minha mae recebe uma pensão de sobrevivência eu gostava de saber se sair do agregado familiar, tenho direito a RSI ou a alguma bolsa de estudo?

Agradecia que me esclarecessem estas duvidas, cumps.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao RSI sugiro que dês uma vista de olhos ao site da SS para saber quais os requisitos: http://www.seg-social.pt/rendimento-social-de-insercao
Um deles, por exemplo, é inscreveres-te no centro de trabalho e estares disponível para trabalhar.

Quanto a bolsas de estudo, creio que tens de te candidatar a uma. E, para além do estado, há várias instituições que oferecem bolsas de estudo. As condições variam, por isso tens mesmo de analisar caso a caso. De qualquer forma, a ideia que tenho é que a bolsa de estudo do estado não chega para sobreviver e estudar ao mesmo tempo; e quanto às outras normalmente só sai uma ou duas em cada ano de candidatura, depende sempre das outras pessoas que concorrerem. Sugiro que tentes obter mais informação junto da escola ou com colegas que sejam bolseiros também...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao acredito que uma bolsa de estudo permita a sobrevivencia sem um part time por detrás

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para casos extremos e se andares na universidade há bolsas de estudo a rondar os 3000€. Tens é de passar de ano e fazer 60% dos créditos, a partir do momento que falhas xau-xau bolsa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Soube através de amigas que após entregar os papéis do RSI na segurança social dão a resposta só passados 3 meses e se for positiva recebo os retroactivos dos 3 meses após a espera . É verdade esta regra?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto ao demorar 3 meses não sei dizer... mas quanto ao facto de a prestação vir paga com retroativos desde a altura do pedido é prática habitual, sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0