Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
MaryJanji

Titular de um apartamento - sem rendimentos!

2 publicações neste tópico

Comprei, recentemente, um apartamento (oferecido por um familiar), no entanto não tenho rendimentos. A minha questão é: será que tenho que pedir a senha para o site das finanças, de forma a declarar o imóvel? Ou como deverei proceder?

Outra pergunta: como o valor patrimonial é inferior a 100.000€,  posso pedir isenção de IMI, não tendo rendimentos? Como?

Agradeço a ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afinal foi comprado ou oferecido? :)

Não sei bem como é feito hoje em dia, se ainda é o contribuinte que precisa de tratar disso ou se é feito automaticamente, mas se o registo do imóvel nas Finanças não foi já feito (não te explicaram o que fazer a seguir quando fizeste a escritura?), podes fazê-lo numa repartição de Finanças, não precisas de o fazer através do Portal (embora eu ache que é sempre bom ter a senha do Portal das Finanças porque há uma série de coisas que se pode acompanhar por lá - a situação dos imóveis é uma delas). Em qualquer caso podes ir a uma repartição para confirmar se está tudo bem registado...

Relativamente ao IMI, se o imóvel for para habitação própria e permanente (isto é, se atualizares a tua morada fiscal para lá, passando a receber lá a correspondência das Finanças), se o imóvel valer menos de 125.000€ (é o caso) e o rendimento coletável do agregado familiar for inferior a 153.000€ (também é o caso), podes pedir isenção de IMI durante 3 anos. Para isso deves entregar o Modelo 1 de IMI (mais uma vez, podes fazê-lo numa repartição de Finanças ou através do Portal). Esta isenção pode ser pedida até 2 vezes, para imóveis diferentes. http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf46.htm
Em alternativa, se o valor do imóvel é baixo e os rendimentos também, pode-se ter direito a isenção indefinidamente. Neste caso o fisco atribui essa isenção automaticamente em função do valor do imóvel (que conhece) e dos rendimentos (que o contribuinte declara ao meter a declaração de IRS). Esta isenção é atribuída desde que o contribuinte não se atrase a meter as declarações de IRS e de IMI. Em 2015, os limites para ter direito a esta isenção eram de 2,3 vezes o valor do IAS para o rendimento total (ou seja, rendimentos inferiores a 15.295€) e o valor patrimonial do imóvel tinha de ser inferior a 10 vezes o IAS (ou seja, inferior a 66.500€). Se vai mudar alguma coisa relativamente ao IMI de 2016 só depois de sair o Orçamento de Estado se vai saber... http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf48.htm

1

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0