mrccr

Duvidas de um ENI

4 publicações neste tópico

Boa noite,

Na semana passada abri actividade como ENI (isento de iva) e já tenho programa de facturação. A minha dúvida é a seguinte, por cada fatura que passar também tenho que ir ao e-fatura e inserir a fatura manualmente, certo? Basta ir à parte "SR. COMERCIANTE" E inserir a factura, certo?

No programa de facturação sou obrigado a colocar a morada do meu cliente, isto é mesmo obrigatório para poder passar factura? 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Normalmente a morada não devia ser obrigatória. Até porque se tens a hipótese de pôr cliente final (sem número de contribuinte) obviamente não conheces a morada... dá um espaço ou assim, se tiver mesmo que ser.

Quanto ao eFatura sim, tens de inserir lá a fatura como comerciante. Se o programa não te der a funcionalidade de gerar o ficheiro para fazer upload suponho que a única alternativa será metê-las individualmente. Mas só tens de o fazer para as faturas que tenham o número de contribuinte do cliente; as outras creio que podes inserir de forma agregada... (por exemplo, se tens duas faturas, sem NIF do cliente, no valor de 75€ e 80€ podes inserir apenas uma fatura no valor de 155€ - não sei bem é como funciona quanto à questão da numeração, porque nunca tive de meter faturas no eFatura desse lado). Mas o ideal seria mesmo se o teu programa de faturação te desse a capacidade de gerar o ficheiro para carregar para o eFatura - poupa-te imenso trabalho...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia Paulo,

Estás a referir ao ficheiro SAF-T? Tenho a possibilidade de fazer isso com o programa que utilizo. Nesse caso seria mais prático, pois posso fazer isso uma ou duas vezes por mês sem me preocupar em inseri-las manualmente, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead