tozito

despedimento vs socio-gerente não remunerado

5 publicações neste tópico

Sou empregado  há cerca de 8 anos na mesma firma que está a passar por maus dias, tendo um futuro incerto. Por outro lado lancei-me num projecto próprio com uns amigos, e em paralelo, no qual somos todos sócios-gerentes não remunerados. No caso de haver despedimento na empresa onde sou empregado teria direito ao subsidio de desemprego, ou teria primeiro de deixar de ser socio-gerente?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A Wednesday, January 20, 2016 at 01:19, tozito disse:

Sou empregado  há cerca de 8 anos na mesma firma que está a passar por maus dias, tendo um futuro incerto. Por outro lado lancei-me num projecto próprio com uns amigos, e em paralelo, no qual somos todos sócios-gerentes não remunerados. No caso de haver despedimento na empresa onde sou empregado teria direito ao subsidio de desemprego, ou teria primeiro de deixar de ser socio-gerente?

Obrigado.

Alguem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho ideia que, nesse caso, não se considera que estejas desempregado. Até porque também há um subsídio por cessação de atividade profissional para os membros de orgãos estatutários com funções de gerência...

http://www.seg-social.pt/desemprego

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo reply. Entretando encontrei este acordão:

http://www.macedovitorino.com/xms/files/20130516-Direito_do_Trabalho_-Condicao_de_socio_gerente_sem_remuneracao_pode_beneficiar_de_subsidio_de_desemprego_caso_cesse_o_contrato_de_t.pdf

vale o que vale... mas é exactamente o mesmo caso: sócio gerente não remunerado.

Mas mais vale prevenir que remediar... Acredito que "alterando" para sócio só, deixando de ser gerente, a coisa teria outra figura não?

Cmps,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esquece, não prestei a devida atenção à parte do "não remunerados"... Se não são remunerados então têm direito ao subsídio de desemprego, tal como diz nesse acordão...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor