Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
PauloGordo

FILHOS MAIORES DEPENDENTES E GUARDA CONJUNTA

2 publicações neste tópico

Gostaria de pedir ajuda para esclarecer a seguinte situação:

- Tenho dois filhos com 16 e 21 anos, ambos dependentes dos pais ( divorciados).

- O acordo do divorcio tem vindo a ser: guarda conjunta,ou seja ambos os filhos dividem o tempo com os pais. No meu caso 15 dias por mês.

- Nenhum dos pais paga qualquer pensão e foi acordado que as "despesas gerais" com os filhos seriam divididas tendo em conta os nossos vencimentos. Assim, neste caso, eu pago 58% do total das despesas que temos com eles.

Se para o filho menor não existem problemas pois esta circunstância pode ser, mais ou menos, espelhada  na declaração do IRS e os pais acabam, de uma forma cordial "acertar contas", com o filhos mais velho e de acordo com informações das entidades, este não pode ser mais considerado "partilhado" e terá que obrigatoriamente passar a estar ao cuidado de um só dos pais e pedir ao outro uma pensão!!

Ora esta situação não me parecer ser a mais correta pois se para a pensão de alimentos os progenitores tem que a garantir até aos 25 anos, porque não é possivel que os filhos fiquem “partilhados” até aos 25 anos?

Por outro lado, também acaba por prejudicar  os progenitores uma vez que um deles terá que declarar menos um dependente na sua declaração de IRS.

Tal situação mostra-se injusta pela simples razão que ambos continuam dependentes dos pais e continuam a partilhar o tempo com eles.

Haverá forma de resolver esta situação? Ou será que eu não estou correcto nesta avaliação?

Obrigado

Editado por PauloGordo
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. E então? Não há resposta para esta questão tão bem colocada?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0