Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ajsi

Trabalhador dependente / Empresario nome individual

11 publicações neste tópico

Ola a todos.....já acompanho este forum ha algum tempo e já me ajudou por diversas vezes...por isso pela primeira vez vou colocar uma dúvida que possuo.

Sou trabalhador dependente e agora estou a criar um pequeno negócio (part-time) que só vai existir via internet - vou prestar um serviço através da internet (mas continuo com o meu emprego actual).

A minhas dúvidas são as seguintes:

Como trabalhador dependende posso tb colectar-me como empresario em nome individual?

Em relação à entrega de IRS onde indico os rendimentos obtidos através dos possíveis rendimentos que possa obter?

Que documento irei ter como prova que recebi esses rendimentos? Tenho que comprar um livro de facturas e recibos para dar ao cliente e para servir como prova que recebi esse rendimento?

Passo a entregar o irs na 2ª fase e onde indico os rendimentos que obtive?

Neste pequeno negócio penso que irei obter alguns rendimentos...não muito altos pelo menos agora no inicio...tenho mesmo que abrir actividade ou existe alguma outra solução? Eu vou estar a prestar um serviço a diversas pessoas...não sei se ajuda para responderem-me...

Desde já o meu obrigado :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como trabalhador dependende posso tb colectar-me como empresario em nome individual?

Sim. Quando muito poderias ter algum problema com o teu patrão se tiveres alguma cláusula de exclusividade no teu contrato, mas para o Estado não há problema nenhum.

Não sei se empresário em nome individual é o mesmo que trabalhador independente (que penso se adapta também ao teu caso) mas só conheço este último caso portanto as respostas que darei a seguir aplicam-se à hipótese de te colectares como trabalhador independente.

Em relação à entrega de IRS onde indico os rendimentos obtidos através dos possíveis rendimentos que possa obter?

Anexo B.

Que documento irei ter como prova que recebi esses rendimentos? Tenho que comprar um livro de facturas e recibos para dar ao cliente e para servir como prova que recebi esse rendimento?

Compras um livro dos famosos recibos verdes e passas recibo de cada vez que um cliente te pagar alguma coisa.

Passo a entregar o irs na 2ª fase e onde indico os rendimentos que obtive?

Exacto. Como já disse, no Anexo B.

Neste pequeno negócio penso que irei obter alguns rendimentos...não muito altos pelo menos agora no inicio...tenho mesmo que abrir actividade ou existe alguma outra solução? Eu vou estar a prestar um serviço a diversas pessoas...não sei se ajuda para responderem-me...

Nesse caso não se aplica o acto isolado que seria a outra alternativa. Tens mesmo que declarar o início da actividade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim. Quando muito poderias ter algum problema com o teu patrão se tiveres alguma cláusula de exclusividade no teu contrato, mas para o Estado não há problema nenhum.

Não sei se empresário em nome individual é o mesmo que trabalhador independente ....

Tabalhador independente e empresário em nome individual não é a mesma coisa.

Para o trabalho que queres executar, se percebi bem, se calhar não precisas de abrir actividade como empresário em nome individual! Esse tipo de empresa está em desuso porque a responsabilidade perante terceiros é ilimitada, o que quer dizer que o teu património particular também paga as tuas dívidas.

Há, no entanto, alternativas, isto se queres mesmo abrir uma empresa, que são: o EIRL (estabelecimento individual de responsabilidade limitada), ou as mais modernas - Unipessoais.

Certifica-te se, para o trabalho que pretendes executar,  tens que abrir um negócio, ou se basta seres um trabalhador independente!

Se a opção é abrir uma empresa vai ao site do IAPMEI e dos CFE - empresa na hora, que te ajudam de certeza.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para exercer uma actividade tem que se colectar nas finanças. Pode ser comerciante em nome individual (mais simples, mais barto - sem custos - , mas responde com todo o seu património para o pagamento de dívidas empresariais) ou qualquer outro (EIRL ou Unipessoal - estas tem custos e capotal social mínimo de 5000 euros).

Não problema qualquer em exercer ao mesmo tempo trabalho por conta de outrem e por conta própria.

Quando se inscrever nas finanças, caso seja comerciante em nome individual, deve comprar o livro de recibos verdes (3,60 euros, salvo erro), que passará sempre que receber dinheiro fruto da sua actividade.

Há também algumas especificidades em termos de enquadramento em IVA e IRS. No que respeita à Segurança Social, em princípio, desde que desconte por conta de outrém, ficará isento de SS por conta própria....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para exercer uma actividade tem que se colectar nas finanças. Pode ser comerciante em nome individual (mais simples, mais barto - sem custos - , mas responde com todo o seu património para o pagamento de dívidas empresariais) ou qualquer outro (EIRL ou Unipessoal - estas tem custos e capotal social mínimo de 5000 euros).

J.Pinto

Burocraticamente, basta declarar início de actividade nas Finanças e começar a trabalhar, mas a responsabilidade é

ilimitada. Não vês isso como um inconveniente? Pelo que depreendi,  para a situação apresentada é melhor ser comerciante em nome individual. As desvantagens (?) do EIRL e Unipessoal são só o capital social obrigatório de 5000 € ou há outras?

Queres explicar, por favor?

Obrigada,

m.elis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Burocraticamente é mais simples, basta ir às finanças colectar-se (declaração de início de actividade) como ENI (empresáro em nome individual), comprar livro de recibos verdes e começar a trabalhar. Pagará e entregará o imposto (IRS) em conjunto com o agregado familiar, assim como EIRL.

Para constituir um EIRL (estão em desuso) ou uma Unipessoal por Quotas (aconselhável) é mais complexo e é necessário escritura pública (há a constituição de uma nova pessoa, neste caso colectiva, pelo que haverá um novo número de contribuinte, etc..). Claro que agora com a empresa na hora tudo é mais simples. Para a constituição de qualquer destas empresas é necessário um capital inicial de 5000 euros, que ficará à disposição do empresário no minuto seguinte, apenas para fazer face a despesas de actividade. Para isso seria necessário a consulta de um TOC.

Se for uma actividade simples e com pouco risco de actividade o ENI é aconselhável. Será desaconselhável caso seja uma actividade de muito risco, em que podem os credores fazerem-se pagar do património pessoal do empresário....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Burocraticamente é mais simples, basta ir às finanças colectar-se (declaração de início de actividade) como ENI (empresáro em nome individual), comprar livro de recibos verdes e começar a trabalhar. Pagará e entregará o imposto (IRS) em conjunto com o agregado familiar, assim como EIRL.

Para constituir um EIRL (estão em desuso) ou uma Unipessoal por Quotas (aconselhável) é mais complexo e é necessário escritura pública (há a constituição de uma nova pessoa, neste caso colectiva, pelo que haverá um novo número de contribuinte, etc..). Claro que agora com a empresa na hora tudo é mais simples. Para a constituição de qualquer destas empresas é necessário um capital inicial de 5000 euros, que ficará à disposição do empresário no minuto seguinte, apenas para fazer face a despesas de actividade. Para isso seria necessário a consulta de um TOC.

Se for uma actividade simples e com pouco risco de actividade o ENI é aconselhável. Será desaconselhável caso seja uma actividade de muito risco, em que podem os credores fazerem-se pagar do património pessoal do empresário....

Obrigada, percebi. Se a actividade fosse de muito risco era desaconselhado o ENI e a partir do momento que há a possibilidade de constituir Unipessoais por quotas não há vantagens para os EIRL.

Acho que se podem constituir empresas Unipessoais sem escritura publica, fica é caro. Ora vê aqui:

http://www.cfe.iapmei.pt/cfe_ctexto_00.php?ctexto_id=18

Fugi um pouco ao tema inicial.....  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada, percebi. Se a actividade fosse de muito risco era desaconselhado o ENI e a partir do momento que há a possibilidade de constituir Unipessoais por quotas não há vantagens para os EIRL.

Acho que se podem constituir empresas Unipessoais sem escritura publica, fica é caro. Ora vê aqui:

http://www.cfe.iapmei.pt/cfe_ctexto_00.php?ctexto_id=18

Fugi um pouco ao tema inicial.....  :)

Claro que se podem constituir Unipessoais na hora (já o tinha dito no anterior post). As empresas na hora não retiram a obrigatoriedade de escritura, mas é escolhido um modelo pré-preenchido e, por isso, faz-se logo tudo no mesmo balcão.

Atenção que a empresa na hora não fica mais caro, antes pelo contrário, fica mais barato..

Abraço ..  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

J.Pinto, mais uma vez, obrigadão pelos esclarecimentos  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a ponderar ter um part time com venda de roupas aos fins de semana e(colectar-me). Como trabalho em full time para uma impresa há 17 anos, se por ventura um dia for dimitida tenho os mesmos direitos? Tenho fundo desemprego na mesmo assim como indemenizaçao ?

Agradeço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a ponderar ter um part time com venda de roupas aos fins de semana e(colectar-me). Como trabalho em full time para uma impresa há 17 anos, se por ventura um dia for dimitida tenho os mesmos direitos? Tenho fundo desemprego na mesmo assim como indemenizaçao ?

Indemnização sim. Fundo de desemprego depende. Dá uma vista de olhos ao site da SS e vê se ficas esclarecido: http://www4.seg-social.pt/desemprego
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0