José Piloto

Guardar documentos

2 publicações neste tópico

Fico sempre baralhado sem saber qual o tempo que se deve guardar os documentos do IRS.

Sei que são 4 anos. Mas conta-se a partir do ano a que respeitam os rendimentos ou a partir do ano em que foi entregue

o respetivo IRS. Por exemplo, neste momento, acabado o ano 2015 e no princípio do ano 2016, quais são os anos que devo ainda ter comigo?

Obrigado pelo esclarecimento.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os 4 anos têm a ver com o tempo que o fisco tem para dar início a um processo fiscal em caso de detetar irregularidades (depois desse prazo prescreve). O prazo começa a contar a partir do fim do prazo em que a obrigação era devida.

Assim, para a declaração metida agora em 2016, o fisco pode pedir-te para verificar a respetiva documentação de suporte até 2020. Pelo mesmo raciocínio, ainda deves ter contigo os recibos passados em 2011, os outros podes deitar fora (para este efeito, claro; não deitar fora os papeis do máquina de levar que foi comprada com oferta especial de 10 anos de garantia, por exemplo :) ).

É por essas e por outras que sempre que me perguntam eu digo para guardar os papeis todos durante pelo menos 5 anos - é um número redondo e não preciso de explicar muito mais...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor