Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
luisborba

trabalho com contrato a termo certo

5 publicações neste tópico

a minha esposa trabalha numa loja de pronto a vestir num centro comercial e desde 03-12-2015 ate a data actual ainda não teve nenhuma folga ao sabado ou ao domingo ,julgo que ate tenha direito a 1 fim de semana por mes ,no dito contrato vinha mencionado que recebia o subsidio de ferias e o de natal por duodécimos ,pensava que teria o direito de opção será que alguem me pode ilucidar ácerca disto? obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Código do Trabalho apenas obriga a um dia de descanso semanal obrigatório e prevê (mas sem obrigar) a existência de um dia de descanso complementar.
Normalmente serão ao Sábado e Domingo, sim, mas no caso de uma loja num centro comercial, e tendo em conta que esses costumam ser os dias mais concorridos, até acho que faz sentido que os dias de descanso sejam noutros dias. A menos, claro, que o contrato diga outra coisa; ou que haja legislação para esse sector de atividade em particular.

Relativamente aos duodécimos os trabalhadores com contratos sem termo podiam exercer o seu direito de optar por continuar a receber os subsídios por inteiro (sem duodécimos) até ao dia 5 de Janeiro (já passou o prazo, portanto). Os duodécimos só se aplicam aos trabalhadores com contratos a termo desde que haja acordo escrito entre as duas partes - se for o caso dela, eu diria que ao assinar o contrato ela deu o seu acordo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

por ex:no pingo doce e até noutros estabelecimentos em k o empregado trabalha aos domingos esse dia é pago a dobrar pk não aqui?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas afinal o problema é o dia do descanso semanal ou o valor pago?

Qual é, afinal, o dia de descanso semanal dela?

Quanto aos casos em que há pagamento em dobro, provavelmente têm a ver com alguma coisa prevista no contrato coletivo de trabalho correspondente - salvo erro, o Código do Trabalho atualmente não prevê casos de pagamento em dobro... ela está ao abrigo de algum CCT? E em caso afirmativo, o que diz a esse respeito?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

neste caso ela folga 3ª e 6ª

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0