jorge_mme

Venda de bens Olx

3 publicações neste tópico

Se possível gostaria que me prestassem alguns esclarecimentos.

Sou um simples trabalhador solteiro por conta doutrem que recebe salário de +/-1075¤ brutos mensais, e contribuo com 14,5% irs.  Tenho vindo a pensar que formas tenho de conseguir ganhar uns dinheiros extra, para além do salário. Vejo uma possibilidade de negócio, na compra e venda  de diversos artigos (ex: pequenas "maquinetas", pequenos motores, máquinas de cortar Cebes, suportes metálicos para caixotes do lixo etc... , Tudo artigos que me custam entre 50¤/500¤). Artigos estes que podem ser provenientes de empresas portuguesas, ou dos estados membros da UE.  Penso conseguir vender ao longo de um ano, um total  20 artigos, que conto colocar uma margem de 30%, sobre o valor da compra(compra que faço já com o iva). Exemplo 20x(100¤+30%)=2600¤ valor total recebido contra 2000¤ valor investido=600¤ rendimento bruto.  Que formas legais tenho para poder exercer a minha atividade sob estes moldes, com o mínimo de complicação, já que não estava a pensar ter de contratar uma empresa de contabilidade para fazer as minhas papeladas, provavelmente ficava-me o resto em despesas no contabilista!

Eu penso já ter a resposta mas não tenho a certeza se será assim;

Posso optar abrir atividade em nome individual, em regime simplificado. Em relação à segurança social não tenho de pagar, pois como sou empregado por conta doutrem o meu patrão já me faz os descontos.

Em relação á tributação fiscal (em regime simplificado) será assim?

2600x15%(coeficiente para venda de bens)= 390¤ . 390¤/14meses=27,86¤/mês.

1075(salário mensal) +27,86=1102.86¤ (média mensal), que nem me sobe de escalão de IRS. Ou seja dos 600¤, apenas terei de descontar 14,5% para irs, 87¤. Recebo efetivamente pelo meu esforço 600-87=513¤. Será isto que realmente "guardo mo meu bolso"? ou ainda há outros encargos que não estou a ver?

Se por ventura o negócio não correr como estou á espera, tenho alguns custos associados? Ou seja imaginemos (no limite) que abro atividade, nas acabo por não conseguir vender nada, vou ter algum prejuízo, por estar com atividade aberta?

Tenho de ponderar isto tudo para saber se vale a pena. Pois tenho algum receio de pagar tantos impostos, que mais vale não fazer nada.

Colocada a minha questão, como devo proceder? Preciso comprar livro de guias? Imprimo direto no portal online? Como devo então fazer?

Obrigado pela vossa colaboração

Jorge Esteves

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A parte dos 15% está bem. A parte em que começas a fazer contas à retenção na fonte é que já não.

Os rendimentos da atividade por conta própria não influenciam de maneira nenhuma os rencimentos da atividade por conta de outrem. Basicamente, esses 390€ serão depois somados, quando meteres a declaração de IRS, ao rendimento tributável da atividade por conta de outrem e apenas nessa altura.

Estás também a confundir os escalões de retenção na fonte da atividade por conta de outrem com os escalões de IRS. Tu não pagas 14,5% de IRS. Isso é o que te vai sendo descontado a cada mês. Se fosse isso que pagavas, quando metes a declaração, não tinhas a pagar nem a receber, mas quase aposto que não é o caso. Se tens reembolso de IRS quer dizer que esses 14,5% representavam mais do que o imposto que efetivamente tinhas a pagar; se tens de pagar mais, quer dizer que os 14,5% por si só não eram suficientes. Admitindo que estás no 2º escalão de IRS (onde já se aplica a taxa de 28,5%), quer dizer que esses 390€ adicionados ao teu rendimento seriam taxados a 28,5%, ou seja, terias de pagar 111,15€ de IRS sobre o resultado da tua atividade.

Quanto aos outros custos, não me ocorre mais nada de especial. Podes passar recibos verdes no Portal das Finanças, sem custo; estando no regime simplificado não precisas de pagar a um contabilista; e podes manter uma folha de cálculo  com o registo das tuas transações, por uma questão de registo. A única coisa que me ocorre é o seguro obrigatório contra acidentes de trabalho mas, não só não seria muito caro para essa atividade, como também conheço muita gente que o não tem e nunca teve problemas por causa disso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok, muito obrigado. penso ter ficado +/- esclarecido. próximo passo é ir ás finanças registar-me. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead