Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Kargavibe

Recibos Verdes (Isenção ou não de pagamento de segurança social)

2 publicações neste tópico

Viva!

1 - Em Março de 2013 iniciei actividade de Explicador nas finanças. Fechei actividade em Dezembro de 2013. Este ano(2016) abri agora actividade como prestador de outros serviços código (1519). Eu sei que todos os trabalhadores têm um ano de isenção de pagamento à Segurança Social. A questão que eu coloco é, ainda terei alguns meses de isenção por não ter feito um ano completo ou pelo simples facto de ter aberto e fechado actividade antes já começo a pagar Segurança Social?

2 - Eu faço os pagamentos por HomeBanking. Como sei o valor que terei de pagar à Segurança Social? Pelo que vi no meu banco é escolher pagamentos ao estado e segurança social. O valor é calculado automaticamente?

3 - Como sei se vou ter de pagar ou receber no IRS relativo a este ano de 2016 admitindo que estou nas funções 2016 completo?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso de reinício de atividade o enquadramento produz efeitos no primeiro dia do mês em que é reiniciada a atividade. Mas se, por acaso, estiveres já a descontar para a SS enquanto trabalhador por conta de outrem, por exemplo, à partida terás direito a isenção à mesma, enquanto essa situação se mantiver.

A Segurança Social notifica o trabalhador do escalão de base de incidência que lhe vai ser aplicado. Conforme explicado nessa notificação o trabalhador pode depois requerer alteração desse escalão (dentro de certos limites). Nessa altura é que se vai saber quanto vai ter de pagar.

Fonte: http://www.seg-social.pt/trabalhador-independente e http://www.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

Relativamente ao IRS, se não fizeres retenção na fonte é praticamente certo que terás de pagar. Para receber só se te for retido na fonte mais do que o imposto que for apurado quando meteres a declaração no próximo ano...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0