silvia bento

dividas empresa

5 publicações neste tópico

Boa noite.

Preciso da vossa ajuda, pois estou numa situação muito delicada.

Tenho uma empresa que fisicamente  fechou há mais1 ano, da qual era sócio gerente. Depois de fechar, ficaram alguma dívidas: SS, da qual pedi reversão, Banca, onde existe um fiador para além dos sócios e da qual estou a tentar pedir reversão e fornecedores. Um dos fornecedores (com o qual tentei chegar a acordo, pois moralmente sei que devia) pede-me agora o pagamento total da dívida. A minha pergunta é: Não tendo eu nem bens, nem vencimento acima dos 505€, eles vão penhorar o quê? O que podem eles fazer? Eu não consigo pagar, mas não sei o que fazer... Bem haja pela vossa disponibilidade.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pela descrição parece-me que estás falido e talvez valesse a pena investigares sobre a possibilidade de pedir a insolvência.

Mas falaste aí em fiadores e noutros sócios - poderão eles ser chamados a pagar a dívida?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao pedir insolvência quem vai ter o ordenado penhorado será o fiador, e como é meu familiar, não o tenciono fazer. Além do mais não possuo dinheiro para pagar a insolvência. Mas o assunto da ss está tratado e o da banca também está bem encaminhado. O meu problema são os fornecedores. Eles podem obrigar-me a pagar? Eu bem queria, mas neste momento não consigo. :( Há mais um sócio, não gerente. Bem haja pela resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não tens dinheiro nem bens, evidentemente não te podem obrigar a pagar o que não tens. Mas podem iniciar um processo em tribunal, por exemplo, isso podem (já para não dizer que algumas pessoas perdem as estribeiras, se do outro lado também estiverem numa situação complicada). Põe-te no lugar deles - estás há mais de um ano sem ver o dinheiro que te devem, o que farias? Continuavas à espera?

Tipicamente os processos de insolvência são lançados justamente para pedir proteção contra credores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A resposta já vai tarde, mas se não assinou nenhum documento a titulo pessoal a responsabilizar-se pelas dívidas a fornecedores, eles não poderão penhorar nada, isto porque apenas a empresa é responsável por dívidas a fornecedores...apenas a massa insolvente responde por essa dívidas, se sobrar dinheiro.

Um ponto importante e que pode ou podia  acontecer, é na altura da insolvência da empresa, os fornecedores pediram a insolvência culposa e aí tudo muda de figura, porque sendo condenado ficaria obrigado a pagar ou mesmo incorrer em crime...mas parece-me que não terá sido o caso.

Em relação à Segurança Social e Banca, as coisas são um pouco diferentes, mas se diz que está tudo bem encaminhado, penso que não terá problemas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead