Bunker

Utilização de cheques

3 publicações neste tópico

Boa Tarde.

Pretendo fazer um venda particular, em que o pagamento vão ser 2 cheques pré-datados.

Tenho duas questões:

O valor dos cheques é de 100€ cada um, se depositar os cheques e a pessoa não tiver saldo, o banco assume o valor? Acho que há uns anos assumiam, mas agora não sei como está.

São dois cheques predatados, posso depositar logo os dois independentemente da data ?

Cumps

B.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Portal do Cliente Bancário tem as respostas às tuas questões - dá uma vista de olhos às respostas às questões nº 7 e 18

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Paulo.

Nem tinha conhecimento desta página de esclarecimentos do BdP. Obrigado.

7 - Posso emitir/receber um cheque pré-datado? O que acontece se não tiver provisão?

Não é recomendável que o faça. Um cheque pré-datado é um cheque no qual a data de emissão é posterior à data da efetiva entrega do cheque ao beneficiário. No entanto, o cheque é uma ordem de pagamento à vista e o beneficiário pode apresentá-lo a pagamento antes da data nele inscrita como data de emissão. Nesse caso, se a conta tiver provisão suficiente, o banco pagará o cheque. Se a conta não tiver provisão suficiente, o cheque é devolvido na compensação.

18 - Um cheque de montante não superior a 150 euros é sempre pago pelo banco?

Não. É certo que os bancos são obrigados a pagar cheques de montante não superior a €150, ainda que a conta sacada não tenha provisão suficiente para o pagamento. No entanto, há motivos pelos quais um banco pode recusar-se a pagar um cheque de montante não superior a €150: a existência de sérios indícios de falsificação, a apresentação fora de prazo, o endosso irregular, o extravio, entre outros.

Esclarecido.

Mais uma vez Obrigado :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead