Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
TRINA

IRS 2015 - E-Factura Juros de dividas com aquisição habitação

6 publicações neste tópico

Tenho empréstimo habitação no Montepio há mais de 10 anos.

A minha questão é como vai ser este ano.

O banco (Montepio) vai enviar uma carta, como costuma fazer, com o valor total pago de juros durante o ano de 2015 e terei que introduzir manualmente o valor quando fizer o IRS?

Ou os valores dos juros pagos serão comunicados directamente pelo banco às finanças e estará logo pré-preenchido no IRS?

Reparei no e-factura que me apareceu uma factura do Montepio que é de juros de Novembro e já foi emitida outra factura de Dezembro também de juros.

No e-factura ainda só aparece a de Novembro e aparece na categoria "outros". Terei que a meter na categoria "Habitação"?

E os outros meses todos (de Janeiro a Outubro)? Vai vir uma declaração em carta/papel para introduzir manualmente no IRS?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Código do IRS não fala no eFatura relativamente aos juros do crédito habitação, por isso diria que continua a ser como era dantes.

De qualquer forma, não pedes nada em contactar o Montepio para perguntar como vão agir este ano e porque só te aparecem faturas relativamente a 2 meses. Manda uma mensagem às Finanças a colocar a mesma questão também...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Código do IRS não fala no eFatura relativamente aos juros do crédito habitação, por isso diria que continua a ser como era dantes.

De qualquer forma, não pedes nada em contactar o Montepio para perguntar como vão agir este ano e porque só te aparecem faturas relativamente a 2 meses. Manda uma mensagem às Finanças a colocar a mesma questão também...

Este beneficio de deduzir os juros do crédito habitação, não acabava agora em 2016? Só não sei se é na entrega de IRS de 2016 ou na entrega de IRS de 2017...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este beneficio de deduzir os juros do crédito habitação, não acabava agora em 2016? Só não sei se é na entrega de IRS de 2016 ou na entrega de IRS de 2017...

Para já está a ser entregue o IRS de 2015. Quanto ao resto, vamos a ver como vai ser o Orçamento de Estado que o novo governo vai produzir - não seria a primeira coisa que este governo decide trocar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para já está a ser entregue o IRS de 2015. Quanto ao resto, vamos a ver como vai ser o Orçamento de Estado que o novo governo vai produzir - não seria a primeira coisa que este governo decide trocar...

Quando referi a entrega de IRS de 2016 estava a referir-me ao que é entregue no ano de 2016 ou seja referente a 2015. Má escolha de palavras que usei acima :)
Encontrei esta notícia a titulo de exemplo, existem outras:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/emprestimos_a_habitacao_e_rendas_deixam_de_contar_para_o_irs_ja_em_2015.html

Agora de forma oficial não consigo encontrar nada de legislação sobre essa matéria.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa notícia é de Outubro de 2014. Já não me lembro se nessa altura o que estava nas notícias era a proposta de reforma do IRS que tinha sido entregue ao Governo ou se a própria proposta feita pelo Governo (que teve bastantes diferenças relativamente à primeira). Certo certo é que depois disso, a proposta do Governo ainda foi bastante alterada pelo parlamento. E a versão final, é a que consta no Portal das Finanças e onde ainda se prevê a dedução dos juros (para contratos anteriores a 2011 como já acontecia até aqui). É preciso prestar atenção às datas em que as notícias e ao conteúdo das mesmas quando se anda à procura de informação na internet - neste caso é dito explicitamente que se trata de uma proposta (o problema é que os jornalistas normalmente escrevem sempre os títulos de forma declarativa e depois dá estas confusões).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0