Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
investidorx

IRS | Englobamento de Rendimentos

3 publicações neste tópico

Boa tarde a todos!

Necessitava da vossa ajuda. A minha dúvida está em optar ou não pelo englobamento de rendimentos.

De um modo geral, entre rendimentos da categoria A e B tenho €14.000 e vou cair no 2º escalão 28,5%.

Acontece que a nível de rendimentos de capitais, entre compra e venda de titulos (acções e fundos de investimento) que vou declarar, nesta categoria fica a zeros. Por outro lado tenho certificados do tesouro, tendo recebido rendimentos ao longo do ano, com a respectiva retenção na fonte. É benéfico optar pelo englobamento, para tentar ir buscar estas retenções?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses 14.000 são brutos ou são o rendimento coletável? Se forem brutos, há que tirar 4104€ de dedução específica da categoria A, e uma percentagem da categoria B (admitindo que estás no regime simplificado). Eventualmente (dependendo do peso de cada categoria e do tipo de rendimentos da categoria B, que vão influenciar a percentagem a deduzir) pode dar-se o caso de ficares ainda no primeiro escalão e talvez valesse a pena (dependendo do montante)

Mas estando no 2º escalão, e se só há rendimentos positivos de capitais (isto é, não há menos valias), não vale a pena optar pelo englobamento porque a retenção na fonte foi feita a uma taxa inferior aos 28,5% (que seria a taxa a aplicar no caso da opção pelo englobamento).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0