JoaoPC

Fiadores/herança

6 publicações neste tópico

Venho por este meio tentar perceber se alguem me poderá ajudar!

A situação é a seguinte: Os meus sogros são fiadores de um apartamento comprado por um irmão da minha sogra. Está tudo em dia em relação ás prestações bancárias, mas o seguro de vida foi cancelado por falta de pagamento! O preponente está gravemente doente, e em caso de morte e não haver seguro fica a divida... a minha questão é a seguinte: Existe um herdeiro que herda a casa... mas sendo os meus sogros fiadores o que pode ser feito para resolver a situação sem haver penhoras, e qual é a responsabilidade do herdeiro nesta situação?!?

Agradeço que me ajudem a clarificar!

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que as prestações continuem a ser pagas, não há porque pensar em penhoras, creio eu... à partida, se o herdeiro aceitar a herança, creio que a questão da dívida tem de ser resolvida antes de se fazerem partilhas... mas se o herdeiro tiver condições para assumir o empréstimo, provavelmente o banco não porá grandes objeções a um novo contrato (as condições é que provavelmente já não serão as mesmas).

Outra opção, se os teus sogros tiverem essa liquidez, é eles amortizarem a totalidade da dívida (enquanto fiadores o banco certamente irá contactá-los) e depois entenderem-se com o herdeiro para irem sendo reembolsados. Se não tiverem liquidez podem até falar com o banco no sentido de obter um empréstimo em troca da hipoteca da casa deles, por exemplo (embora, admitindo que sejam mais velhos que o tal herdeiro, o herdeiro provavelmente conseguirá melhor condições quer de prazo do empréstimo quer em termos de seguro de vida).

Em qualquer caso, se a situação está assim tão iminente, o melhor provavelmente é irem falar com o banco para ver quais são os cenários que se poderão colocar. O banco é que é o credor e, portanto, terá uma palavra a dizer sobre a forma como aceita que a dívida seja paga... portanto, primeiro ouçam o que o banco tem para dizer e depois foquem-se nesses cenários...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que as prestações continuem a ser pagas, não há porque pensar em penhoras, creio eu... à partida, se o herdeiro aceitar a herança, creio que a questão da dívida tem de ser resolvida antes de se fazerem partilhas... mas se o herdeiro tiver condições para assumir o empréstimo, provavelmente o banco não porá grandes objeções a um novo contrato (as condições é que provavelmente já não serão as mesmas).

Outra opção, se os teus sogros tiverem essa liquidez, é eles amortizarem a totalidade da dívida (enquanto fiadores o banco certamente irá contactá-los) e depois entenderem-se com o herdeiro para irem sendo reembolsados. Se não tiverem liquidez podem até falar com o banco no sentido de obter um empréstimo em troca da hipoteca da casa deles, por exemplo (embora, admitindo que sejam mais velhos que o tal herdeiro, o herdeiro provavelmente conseguirá melhor condições quer de prazo do empréstimo quer em termos de seguro de vida).

Em qualquer caso, se a situação está assim tão iminente, o melhor provavelmente é irem falar com o banco para ver quais são os cenários que se poderão colocar. O banco é que é o credor e, portanto, terá uma palavra a dizer sobre a forma como aceita que a dívida seja paga... portanto, primeiro ouçam o que o banco tem para dizer e depois foquem-se nesses cenários...

Obrigado pela sua ajuda! Veremos como se vai resolver toda esta situação... pois os meus sogros não têm meios para amortizar a dívida (€70.000), e veremos se o filho quer ou se  tem hipótese de aquisição do imóvel pois já tem habitação própria!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela sua ajuda! Veremos como se vai resolver toda esta situação... pois os meus sogros não têm meios para amortizar a dívida (€70.000), e veremos se o filho quer ou se  tem hipótese de aquisição do imóvel pois já tem habitação própria!!

Se ele não quiser ficar com o imóvel o problema é de mais fácil resolução ainda - vende o mesmo e amortiza o empréstimo com o dinheiro da venda... o que sobrar ele mete ao bolso, como parte da herança.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se ele não quiser ficar com o imóvel o problema é de mais fácil resolução ainda - vende o mesmo e amortiza o empréstimo com o dinheiro da venda... o que sobrar ele mete ao bolso, como parte da herança.

Se ele conseguir vender pelo preço da dívida já seria uma sorte! A minha apreensão vai só mesmo pelo facto de me terem dito que o fiador em caso de morte do preponente é obrigado a assumir a dívida em falta e o herdeiro só herda quando a casa estiver paga!! Tudo um pouco confuso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha apreensão vai só mesmo pelo facto de me terem dito que o fiador em caso de morte do preponente é obrigado a assumir a dívida em falta e o herdeiro só herda quando a casa estiver paga!!

E é verdade... mas enquanto não herda, o cabeça de casal (administrador da herança, que provavelmente vai ser ele na mesma) pode vender o imóvel e pagar a hipoteca com o dinheiro obtido com a venda (o banco vai-se certificar disso, porque ele não pode vender a casa sem falar com o banco).

Agora, se o apartamento for vendido por menos de 70.000€ e o resto da herança não chegar para pagar o que falta, aí sim, pode haver um problema - por um lado, a responsabilidade do pagamento das dívidas recai sobre a herança (o que quer dizer que se o herdeiro não quiser chatices, provavelmente nem vai aceitar a herança); por outro, na impossibilidade de pagamento por parte do devedor, o banco pode ir pedir o dinheiro que faltar aos fiadores, sim... 

Mais uma vez - perguntem ao banco o que pode acontecer e quais são as opções deles...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor