Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Venas

2 Titulares do imovel

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

Antes demais agradeço a possibilidade de ter informação preciosa e tambem de expor as minhas duvidas.

Tenho um imovel (através de credito habitação) que neste momento está em nome de 2 pessoas (uma delas sou eu). Em tudo o que tem a ver com as finanças eu sou responsavel por 50% do imovel, (p.ex: O IMI vem 50% do valor para mim e 50% do valor para o outro proprietario). Desde 2008 que fiquei sozinho a pagar a prestação da casa e todos os custos associados já que o outro proprietario deixou de assumir qualquer encargo com o imovel por mutuo acordo; entre os quais os que mencionei anteriormente embora ainda esteja 50% em nome de outra pessoa. Neste momento quero arrendar a casa mas como só sou proprietario de 50% como vou fazer sem ter que chamar o outro proprietario para esta situação? Será que ao arrendar a casa com contrato legal, metade do valor da renda vai para o outro proprietario, na altura do IRS? 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que podes fazer um contrato como único senhorio e ser o único a receber as rendas desde que o outro proprietário esteja disposto a abdicar desses rendimentos (acho que terás sempre que o chamar, nem que seja para lhe comunicar a tua intenção; e não sei se não precisarás de uma autorização dele, por exemplo). O portal das finanças também parece permitir adicionar e remover senhorios à vontade, ao registar o contrato, é capaz de também não haver confusão por aí (e desde que o contrato seja legal, seriam as finanças que têm de adaptar o portal para as situações reais suportadas pela lei)

Em qualquer caso, talvez seja melhor contactares uma imobiliária ou de um advogado para ter a certeza que não ficam pontas soltas nesse contrato (mesmo que seja possível fazê-lo sem a intervenção do outro proprietário, de certeza que ele não pode depois aparecer a exigir a sua parte das rendas pela utilização de um imóvel que está também em seu nome, por exemplo)?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0