jpmf1

iRS 2015 - SIMULADOR

6 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Queiram por favor informar se já existe algum Simulador de Irs online para o ano em curso .

Do mesmo modo, solicito ajuda para a seguinte questão;

- Por falecimento da minha sogra, como se processa a entrega do Mod. 3? È igual como nos anos anteriores e o sistema por si vai findar este contribuinte? Ou é necessário informar pessoalmente a repartição de Finanças com a certidão de óbito ?

- todos os anos era necessário fazer prova de vida de uma pequena reforma que vinha de França do Conjugue em Janeiro, como se processa agora? È necessário enviar uma carta registada com uma cópia da certidão de óbito para a SS Francesa?

Cumprimentos

Paulo

Editado por jpmf1
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Por falecimento da minha sogra, como se processa a entrega do Mod. 3? È igual como nos anos anteriores e o sistema por si vai findar este contribuinte? Ou é necessário informar pessoalmente a repartição de Finanças com a certidão de óbito ?

Se ela era casada e metiam declaracao conjunta, o viuvo mete a declaracao em nome dos dois e declara que ela faleceu na opcao reservada para o efeito.

Senao o cabeca de casal tem de meter a declaracao de rendimentos em nome da falecida.

O obito ja vai ser declarado 'as financas quando estiverem a tratar da declaracao de herdeiros e pagamento de imposto de selo...

- todos os anos era necessário fazer prova de vida de uma pequena reforma que vinha de França do Conjugue em Janeiro, como se processa agora? È necessário enviar uma carta registada com uma cópia da certidão de óbito para a SS Francesa?

Eu imagino que ao nao fazer prova de vida a SS francesa deixe de enviar a pensao. Em qualquer caso, se for como ca', devem comunicar o falecimento para evitar o pagamento de prestacoes a que ja nao tem direito...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente já nenhum dos meus sogros está vivo, como faço em relação ao Mod.3 do Irs?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente já nenhum dos meus sogros está vivo, como faço em relação ao Mod.3 do Irs?

O herdeiro (cabeça de casal) trata disso.

Ocorrendo o falecimento de qualquer pessoa, os rendimentos relativos aos bens transmitidos e correspondentes ao período posterior à data do óbito são considerados, a partir de então, nos englobamentos a efectuar em nome das pessoas que os passaram a auferir, procedendo-se, na falta de partilha até ao fim do ano a que os rendimentos respeitam, à sua imputação aos sucessores e ao cônjuge sobrevivo, segundo a sua quota ideal nos referidos bens.

artigo 64 do IRS

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A citacao que o ABCD deixou, salvo erro do artigo 64. do CIRS, diz respeito aos rendimentos que se venham a obter depois do titular falecer (rendas, mais valias, etc).

No que diz respeito aos rendimentos antes do obito, isso consta de outro artigo:

Artigo 57.º
Declaração de rendimentos

...
2 - Sem prejuízo do disposto no artigo 63.º, no caso de falecimento do sujeito passivo, incumbe ao administrador da herança apresentar a declaração de rendimentos em nome daquele, relativa aos rendimentos correspondentes ao período decorrido de 1 de janeiro até à data do óbito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead