Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ramess

documento origem - efactura

1 publicação neste tópico

Uma pergunta meia parva e provavelmente ja foi aqui respondida mas eu ja pesquisei no google e fiquei confuso.

Alias deveria ter ficado com a duvida 100% esclarecida no inicio do ano e nao no final.

Quando inserimos facturas como comerciantes no e-factura (uma a uma) existe uma secção onde inserimos total, taxa, motivo, iva, base tributavel e por fim "documentos de origem".
Pois bem. Esta parte dos documentos de origem é algo que apenas começou a aparecer no sistema em 2015.

Ao clicar inserir aparece registar documento de origem o que para mim nunca fez muito sentido pq a factura em si ja a está a registar e dados que solicita sao os mesmos q se coloca na factura. Agora consegui encontrar uma informacao extra sobre a alinea que diz na lei sobre esta alinea:

1.3 - As faturas, documentos de movimentação de mercadorias, documentos de conferência de entrega de mercadorias ou de prestação de serviços suscetíveis de apresentação ao cliente, que tiveram origem noutros documentos emitidos, designadamente, faturas, guias de movimentação de mercadorias, consultas de mesa ou outros documentos suscetíveis de apresentação ao cliente, devem conter a identificação desses documentos, na estrutura Referência ao documento de origem (OrderReference s) das tabelas 4.1 a 4.3, consoante o caso.

Alguem consegue ilucidar ? Fico confuso se apenas se coloca quando existe uma outra factura emitida relacionada com aquela , ou é apenas para colocar a factura de compra quando é por exemplo a venda de um produto.

Imaginemos que compro produto A e vendo depois mesmo produto. Ao preencher a factura no e-factura tenho de fazer referencia à factura original de compra ? É isso ?

Infelizmente nao fiz isso em varias facturas por distracao. Ainda tenho possibilidade de emendar ou acham preferivel nao mexer ja q sistema as validou? Apenas acho estranho o sistema ter sempre aceite as facturas nao indicando estarem incompletas ou mal preenchidas.

Editado por ramess
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0