nikipri

Renegociar taxa fixa para variável

7 publicações neste tópico

Actualmente tenho o meu crédito à habitação no totta com taxa fixa até 2012, no entanto pretendo passar para taxa variável o que significaria menos 100€ na minha prestação mensal, mas ao falar com o meu gestor de conta ele informou-me que seria muito dificil o banco aceitar essa troca sem que eu "desse algo em troca", nomeadamente a adesão a um PPR. Ora, sinceramente já tinha pensado em fazer um e pelo que ele me disse poderia ser efectuado com um minimo de 25€ por mês e se quisesse até podia parar durante "uns tempos". Na vossa opinião será uma boa escolha? Será que o banco pode recusar essa mudança de taxa sem eu aderir ao plano?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma negociação é isso mesmo - uma das partes vai cedendo nuns pontos para conseguir que a outra aceite aquilo que a primeira parte pretende.

No entanto, segundo a lei os bancos não podem fazer depender a negociação de condições da contratação de novos produtos nem cobrar comissões por isso. Ou seja, nunca te passarão nada por escrito a dizer que te farão a revisão que pretendes caso contrates o PPR. E não seria o primeiro caso em que o gerente de conta diz uma coisa mas depois o banco diz outra...

Ou seja, se já tinhas intenções de fazer o PPR faz, e até podes (e deves) usar isso como argumento para te alterarem as condições do empréstimo. Agora, não fiques é na expectativa de que isso bastará - pode resultar mas também não tens garantia nenhuma que resulte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não te querendo desmoralizar, até porque o meu caso é relativo a uma entidade bancária diferente, estou numa situação idêntica e não consegui alterar. Tenho taxa fixa e iria poupar cerca de 200€/mês se o BES deixasse alterar para taxa indexada à Euribor 3 meses.

Infelizmente, e após um primeiro pedido aos serviços centrais ter sido aceite, quando entreguei toda a documentação esse pedido foi recusado. Tudo isto tendo eu até dito que poderia compensar o BES e até pedir um crédito automóvel com o dinheiro que passaria a poupar com o crédito habitação.

Restou-me pedir a transferência para outro banco. O meu conselho é: se não te aceitarem a alteração fala com outros bancos. Vários bancos suportam as despesas de transferência caso o valor que pedires seja menor ou igual a 80% do valor da avaliação do imóvel. E quem sabe, até arranjas um spread melhor.

Pode ser que nessa altura o teu actual banco já queira aceitar alterar as tuas condições, porque apercebe-se que vai perder um cliente ;)

Boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta frase não me sai da cabeça! Não é so a trabalhar que se ganha dinheiro.

Este não faz procura outro banco, depois se valer a pena, pra melhor muda-se sempre.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora, eu no totta consegui mudar de taxa fixa para euribor!

Propuseram-me um aumento de 0,15% no spread e eu aceitei... fiquei com euribor 3 meses e spread de 0,5%. ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Em primeiro lugar parabéns pelo Forum é mesmo muito útil!

Eu encontro-ne numa situação semelhante, há um ano atrás transferi o meu crédito do Millenium para o Barclays, com taxa fixa a 5 anos. Acontece que, como todos vocês, neste momento ficaria a beneficiar com a taxa variável. Enviei o pedido à minha gestora que indicou aguardar parecer do banco de portugal sobre estas alterações. Fui agora contactado pelo banco que me indicou não estarem disponíveis para renegociação uma vez que está a decorrer o período de 5 anos acordado com o banco. Informei então que iria mudar de banco mas não se mostraram preocupados.

Acontece que para alterar para outra instituição teria que suportar os 2% de penalização, o que, não conheço nenhum banco que o esteja a fazer.

Como poderei agir nesta situação?

Obrigado. ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Já passei por essa situação e deixa-me que te diga que há vários bancos a suportar as despesas de transferência, bem como a penalização dos 2% (no caso da taxa fixa) pela amortização completa do empréstimo. No entanto tens que cumprir com algumas condições, das quais saliento uma que é comum a todos os bancos que encontrei nesta situação: O valor pedido terá que ser menor ou igual a 80% do valor de avaliação do imóvel.

Como exemplos de bancos nestas condições (a ordem pela qual estão não tem qualquer significado) tens o BPI, Santander Totta, BES, entre outros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead