Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
jguerreiro

Fundos Investimento - IRS

7 publicações neste tópico

Olá boa tarde

Resgatei este ano fundos de investimentos e atraves dos movimentos bancarios verifiquei que o banco não fez a retenção do imposto sobre rendimento.

Após alguma pesquisa pela internet verifiquei que não é obrigatorio declarar os fundos no irs e se o fizer tenho de os englobar.

Alguem pode confirmar que realmente os fundos de investimentos estão isentos de irs?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1º de tudo, os fundos são Portugueses ou Estrangeiros?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1º de tudo, os fundos são Portugueses ou Estrangeiros?

Boa tarde

São estrangeiros e Portugueses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos fundos Portugueses, se foram subscritos antes de Julho deste ano, ao resgatar o capital é liquido, nos fundos estrangeiros, se foram subscritos este ano, o capital também, é liquido, embora, estes últimos, terão de ser declarados no IRS em 2016, e só aí serão tributados á taxa de 28% nas mais valias.

Os fundos Portugueses estavam isentos de IRS, e não se declaravam, os estrangeiros eram tributados á saída e não era preciso declarar, mas podiam ser englobados, agora mudou, para os fundos estrangeiros mudou a 1 de Janeiro, e para os fundos Portugueses a 1 de Julho nas condições que falei em cima.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos fundos Portugueses, se foram subscritos antes de Julho deste ano, ao resgatar o capital é liquido, nos fundos estrangeiros, se foram subscritos este ano, o capital também, é liquido, embora, estes últimos, terão de ser declarados no IRS em 2016, e só aí serão tributados á taxa de 28% nas mais valias.

Os fundos Portugueses estavam isentos de IRS, e não se declaravam, os estrangeiros eram tributados á saída e não era preciso declarar, mas podiam ser englobados, agora mudou, para os fundos estrangeiros mudou a 1 de Janeiro, e para os fundos Portugueses a 1 de Julho nas condições que falei em cima.

Boa tarde.

Desde ja obrigado pelo esclarecimento,

Ambos os fundos foram subscritos no ano de 2014 e ambos foram resgatados em julho desde ano.

No resumo do resgaste em ambos fundos na linha "Imposto sobre rendimento retido" estão a 0€

Em suma tenho de declarar ambos(estrangeiros e portugueses) nas mais valias no irs de 2016, estou certo?

A declaração será no mesmo modelo das ações?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os fundos Portugueses não se declaram, apenas se declaram se eles tivessem sido subscritos depois de Julho entendes? só a partir dessa data é que os fundos passaram a ser tributados em sede de IRS, até aí são tributados em sede de IRC, o imposto é pago pela gestora, por isso é que o teu rendimento foi liquido.

Os fundos estrangeiros, estes sim vão ter que ser declarados, quanto ao anexo confesso que ainda não sei, porque ainda tenho dúvidas se é no G ou J ( rendimentos obtidos no Estrangeiro ).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os fundos Portugueses não se declaram, apenas se declaram se eles tivessem sido subscritos depois de Julho entendes? só a partir dessa data é que os fundos passaram a ser tributados em sede de IRS, até aí são tributados em sede de IRC, o imposto é pago pela gestora, por isso é que o teu rendimento foi liquido.

Os fundos estrangeiros, estes sim vão ter que ser declarados, quanto ao anexo confesso que ainda não sei, porque ainda tenho dúvidas se é no G ou J ( rendimentos obtidos no Estrangeiro ).

Obrigado mais uma vêz D@vid.

Estou esclarecido :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0