Visitante Nuno Pina (visitante)

Decomposição prestação do crédito habitação

6 publicações neste tópico

Hoje estive no Banco Santander Totta para esclarecer umas duvidas relativamente a um crédito habitação de um familiar. A informação que consta no homebanking é confusa e resolvi esclarecer diretamente no banco e percebi que são cobradas mensalmente 6 componentes:

• Capital (amortização)
  • Juros
  • Imposto sobre juros
  • Comissão bancária
  • Seguro Multiriscos
  • Seguro Vida

A minha dúvida recai sobre o "imposto sobre juros". No meu empréstimo habitação, que se encontra no Millennium BCP, nunca paguei imposto sobre juros.

Será que me podem ajudar a esclarecer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As comissões bancárias pagam imposto (4% imposto de selo, salvo erro)... será que o imposto não é antes sobre essa componente?

Há valores concretos, para tirar as teimas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, claro:

• Montante Capital : 63,93 EUR
  • Montante Juros : 84,66 EUR
  • Montante Impostos : 3,39 EUR
  • Montante Comissões : 2,50 EUR
  • Total Prestação : 154,48 EUR

Os impostos, recaem mesmo sobre os juros e são os ditos 4%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sei que, por exemplo, o crédito ao consumo cobra imposto sobre os juros. Aliás, olhando para o Código do Imposto de Selo, os juros estão sujeitos a imposto de selo, mas o artigo 7º tem uma alínea onde prevê a isenção para "Os juros cobrados por empréstimos para aquisição, construção, reconstrução ou melhoramento de habitação própria;".

Das duas uma: ou isso não é um crédito habitação, ou o banco está a cobrar imposto indevidamente... 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É mesmo um empréstimo habitação e parece-me que estão a cobrar o imposto indevidamente.

Obrigado pelo esclarecimento Paulo. Com estes dados vou falar novamente com eles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caso a resposta não seja satisfatória, solicite o livro de reclamações. Exponha os valores, e percentagens, em questão no livro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead