m.elis

PPR - vale a pena em 2015?

20 publicações neste tópico

Bom dia,

Preciso da vossa opinião.

Li há dias, julgo que no jornal de negócios, que os PPRs ainda davam benefícios fiscais, algo que pensei ter acabado, e que era uma boa opção de "investimento/poupança". 

Qual é a vossa opinião? 

obrigada

m.elis

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende, se for apenas esse o objectivo, de ter benefícios fiscais, pode ser uma boa opção, apesar que muitas vezes esse beneficio nem entra tendo em conta o agregado familiar, se for para obter rendimento, os PPR não estão com grandes taxas, a não ser que se opte por FPR e para longo prazo, mas depende também da idade da pessoa, esta é a minha opinião.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li há dias, julgo que no jornal de negócios, que os PPRs ainda davam benefícios fiscais, algo que pensei ter acabado, e que era uma boa opção de "investimento/poupança". 

Qual é a vossa opinião? 

É sempre uma boa opção de investimento, desde que se saiba o tipo de PPR em que se está a investir. Os beneficios fiscais continuam mas estão aliados, inversamente, ao rendimento crescente das pessoas. Quanto mais a pessoa ganha, menor serão os beneficios fiscais. Supondo que não está no escalão máximo de IRS, poderá consultar uma qualquer FIN de um PPR com capital e taxa garantida para observar o que poderá obter caso invista o mínimo possível ainda este ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a pensar seriamente aderir a um PPR na forma de fundo e estou inclinado a ir para o Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado..

Tenho 40 anos e não sou casado.

A minha intenção aderir a um PPR é amealhar algum e também os beneficios fiscais.

Na minha situação se aderisse ainda este ano quanto poderia ganhar em sede IRS ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que acham dos ppr da deco

optimize cap reforma ppr moderado e ações ?

alguem aderiu ?

fala-se num máximo de 350 euros em IRS.

Quem tem PPR quanto recebe IRS por ano ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu faço sempre um todos os anos,  no meu caso, 400€ dá 80€ benefícios fiscais

Como tenho conta no best subscrevo o ES FPR, fundo de pensões, com ações e tudo

Editado por zzzpt
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

fazer um todos os anos é fazer entregas certo ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que este ano os limites são superiores.

Dedução de 20% do montante aplicado em PPR, com limite de 

• 400€ (aplicação de 2.000€), até 35 anos
  • 350€ (aplicação de 1.750€), 35 a 50 anos
  • 300€ (aplicação de 1.500€), mais de 50 anos

Além disso, a soma com as restantes deduções (saúde, educação, imóveis, etc), está limitada com base no rendimento coletável

• sem limite, rendimentos até 7.000€
  • 1.000 + (1.500 x (80.000 - rendimento) / 73.000€), rendimentos entre 7.000€ e 80.000€
  • 1.000€, rendimentos acima de 80.000€
Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que este ano os limites são superiores.

Dedução de 20% do montante aplicado em PPR, com limite de 

• 400€ (aplicação de 2.000€), até 35 anos
  • 350€ (aplicação de 1.750€), 35 a 50 anos
  • 300€ (aplicação de 1.500€), mais de 50 anos

Além disso, a soma com as restantes deduções (saúde, educação, imóveis, etc), está limitada com base no rendimento coletável

• sem limite, rendimentos até 7.000€
  • 1.000 + (1.500 x (80.000 - rendimento) / 73.000€), rendimentos entre 7.000€ e 80.000€
  • 1.000€, rendimentos acima de 80.000€

Não dês cabo do negócio ás seguradoras, ninguém faz essas contas antes do final do ano :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não dês cabo do negócio ás seguradoras, ninguém faz essas contas antes do final do ano :D

è melhor meter os rendimentos no simulador 2015 e adaptar os valores de PPR se é que o simulador está correto porque a mim deixou algumas dúvidas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:)

É por isso altura de fazer as contas e decidir se é para constituir/reforçar PPR este ano. Para mim vale claramente a pena aplicar o limite.

è melhor meter os rendimentos no simulador 2015 e adaptar os valores de PPR se é que o simulador está correto porque a mim deixou algumas dúvidas

Uso este há alguns anos e tem sido bastante certeiro.

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É por isso altura de fazer as contas e decidir se é para constituir/reforçar PPR este ano. Para mim vale claramente a pena aplicar o limite.

esse é quase certo que está errado porque o valor máximo de PPR depois dos 50 anos é dedutível 1500 euros ,ora o simulador aceita e deduz 1700 ou 1800 depois de adaptar o simulador ao 50 anos prova que não é fiavel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

esse é quase certo que está errado porque o valor máximo de PPR depois dos 50 anos é dedutível 1500 euros ,ora o simulador aceita e deduz 1700 ou 1800 depois de adaptar o simulador ao 50 anos prova que não é fiavel

Depois dos 50 anos a dedução máxima é 300€ (1.500€ x 20%). O que se coloca na célula S109 é o montante aplicado (ex: 1.500€), a dedução é calculada. Obviamente podes colocar lá valores maiores que o limite, mas sem impacto na dedução.

Acabei de experimentar e funcionou bem. Com > 50 anos e 1.500€ em S109 deduz 300€. Aumentando para 1.600€ mantem-se. Reduzindo para 1.400€ deduz 280€. Ficheiro em anexo.

SimuladorIRS2015.xlsb

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada por todos os comentários.

De acordo com as contas que fiz, tendo em conta os meus rendimentos, restantes deduções e a idade para mim não é investimento, poderá ser, talvez, uma forma de poupar.

Por acaso hoje o jornal económico traz mais alguma informação útil. Deixo aqui o artigo que poderá interessar a alguém:

http://economico.sapo.pt/noticias/dicas-para-escolher-um-ppr_237878.html

m.elis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que não é na célula s109 mas na célula 603 e no meu caso(depois dos 50) dá esse resultado que referi , deduz 1500,1700 1800 o que não está correto

Obrigada por todos os comentários.

De acordo com as contas que fiz, tendo em conta os meus rendimentos, restantes deduções e a idade para mim não é investimento, poderá ser, talvez, uma forma de poupar.

Por acaso hoje o jornal económico traz mais alguma informação útil. Deixo aqui o artigo que poderá interessar a alguém:

http://economico.sapo.pt/noticias/dicas-para-escolher-um-ppr_237878.html

m.elis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que não é na célula s109 mas na célula 603 e no meu caso(depois dos 50) dá esse resultado que referi , deduz 1500,1700 1800 o que não está correto

No meu Excel 2013, cada coluna é identificada por uma letra e cada linha por um número. A célula onde se coloca o montante aplicado pelo sujeito passivo A em PPR está na coluna S, linha 109. Ver imagem abaixo.

S109.png

O facto de neste exemplo eu estar a aplicar 1.750€, acima do limite de 1.500€ (para > 50 anos), não quer dizer que esse montante vai ser deduzido. Vão sim ser deduzidos 1.500€ x 20% = 300€. 

Caso estejas a usar uma versão antiga do Excel ou outro programa "compatível" (ex: OpenOffice), as macros/fórmulas podem não funcionar.

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu Excel 2013, cada coluna é identificada por uma letra e cada linha por um número. A célula onde se coloca o montante aplicado pelo sujeito passivo A em PPR está na coluna S, linha 109. Ver imagem abaixo.

S109.png

O facto de neste exemplo eu estar a aplicar 1.750€, acima do limite de 1.500€ (para > 50 anos), não quer dizer que esse montante vai ser deduzido. Vão sim ser deduzidos 1.500€ x 20% = 300€. 

Caso estejas a usar uma versão antiga do Excel ou outro programa "compatível" (ex: OpenOffice), as macros/fórmulas podem não funcionar.

estou de acordo nessa célula (601) tá correto mas se colocar esse mesmo valor na célula 603 o valor entra todo e é deduzido

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou de acordo nessa célula (601) tá correto mas se colocar esse mesmo valor na célula 603 o valor entra todo e é deduzido

603 é para Regime Público de Capitalização. Este tópico é sobre PPR.

Podes comunicar qualquer erro detetado ao autor, pelo email indicado no topo do ficheiro. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor