Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Luann

fiador Fiadores - cheque em branco para o Banco?

3 publicações neste tópico

Como tantos outros portugueses, tenho um problema que creio não ser muito debatido na comunicação social e que merece atenção e passo a contar-vos a minha história.

Fui Fiadora num credito à habitação em 2001. O Banco é o Millenium BCP, que aliás divulga no seu Site as diferentes formas de proteção e convites a responsabilidade de assumir fiança.

Essa proteção existe, na Lei 58/2012, alterada pela 58/2014- REGIME EXTRAORDINARIO DE PROTEÇÃO DE DEVEDORES EM SITUAÇÃO ECONOMICA MUITO DIFICIL. Este regime permite negociar, dialogar e evitar penhora da minha própria casa, mesmo depois de vendida a casa que garante o empréstimo, ou seja, eles arrastam propositadamente para irem buscar todos os bens, deixando-me a mim fiadora, na rua.

Este mesmo banco, tão solicito a divulgar aquela proteção, da mencionada Lei, não esta a cumpri-la e isto tem de se saber!

Esta a arrastar um ação executiva para me penhorar tudo, ignorando que eu próprias tenho um credito à habitação, uma prestação a pagar.

apesar dos apelos que tenho feito, alegando que estou desempregada há 3 anos, que sou divorciada com uma filha a cargo de 5 anos, eles insistem em avançar com a ação, simplesmente porque como tenho uma habitação, hipotecada à banca, sou um alvo fácil.

Advogados, não me ajudam, pois a minha própria defensora atribuída pelo apoio judiciário já se demonstrou mais solicitadora do banco, do que minha defensora, de facto.

Toda a ajuda é Benvinda incluindo de Advogado (a) que queira pegar neste caso e saiba como, porque o que esta em causa, não é não pagar mas não pagar dezenas de milhares de euros de juros, dinheiro esse que não tenho nem que venda tudo, so porque o Banco arrasta o processo!

Ajudem-me por favor.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que falta aí muita informação para se poder ajudar devidamente... Neste momento não consigo perceber, pela informação apresentada, se tens motivos para reclamar ou se apenas para estar zangada com o rumo que as coisas estão a levar ou com falhas na legislação...

Deste entrada ao processo nos termos do artigo 8º? (não tenho a certeza, pela redação do artigo, se o processo não tem de ser iniciado pelo devedor). Os prazos para entrega da documentação adicional foram todos cumpridos? Em casos afirmativos qual foi a resposta do banco? Se o processo foi indeferido, qual foi a justificação?

Se ainda não deram início ao processo, em que fase está a execução? Ainda vais a tempo de te opôr à execução? Em caso afirmativo, dá início ao processo o quanto antes.

Porque dizes que a tua advogada não te defende? Confrontaste-a com isso? Qual foi a justificação que ela apresentou.

Finalmente, para além da casa (que, pelo que percebi até já foi vendida), o devedor tem mais algum bem em seu nome? Em caso afirmativo podes opôr-te à execução invocando o benefício da excussão e exigindo que o banco vá primeiro atrás desses bens antes de tentar executar os teus.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este é um problema estrutural de fundo: em Portugal 7 em cada 10 pessoas/famílias compram casa própria, ignorando que n'algum ponto a deixem de poder pagar. Ora numa das economias mais instáveis da Europa, termos um dos números mais altos nesta matéria, há aqui um problema.

Tendo visto um caso similar a este, não lhe auguro uma resolução risonha, porque a não conseguir assegurar a prestação da qual é fiadora, eles executam a acção para lhe penhorar os bens.

Já agora, a lei que evoca não é só para o beneficiário do crédito? Eu acho que não abrange o fiador. Como fiadora, você é a próxima na linha - eles tentam penhorar os bens do beneficiário, não conseguem nada sobem na linha.

Lamento imenso a sua situação. A não ter mais bens, poderá pensar na insolvência, porque se lhe penhoram essa casa, você vai provavelmente ter que continuar o seu próprio empréstimo. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0