zzzpt

Cartão Universo (Continente

48 publicações neste tópico

Sabem alguns coisa do cartão Universo do continente, cartão de crédito MasterCard,  não tem anuidade, pode ter cashback(exceto sem juros).

Agora a minha questão é se este cartão também é de débito, ou seja se dá para levantar na caixa multibanco

OK penso que encontrei a FIN

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/BdP%20Prerio/7500_PRE.pdf

Também é débito

Editado por zzzpt
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebo como é que um cartão destes pode ser de débito sem uma conta bancária associada. Será que pode funcionar como um cartão pré-pago?

O link dessa FIN não está a funcionar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então são três cartões: débito, crédito ou pré-pago. Os dois últimos não me fazem confusão, agora o primeiro sim. Como é que funciona um cartão de débito de uma instituição financeira onde não se tem conta a ordem? :huh:

Espero por cenas dos próximos capítulos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O preçário fala em comissões para transferências (e inclusive, transferências para contas da própria instituição), por isso acho que deve dar para criar lá uma conta... talvez seja por aí?

Mas desconheço em absoluto o produto, estou só a especular...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK o site oficial já tem mais informação, vou investigar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O cartão Universo pode-se tornar especialmente interessante para abastecimentos na Galp mas a informação no site é incompleta ou, no mínimo, pouco explícita.

- Diz que dá 6 cêntimos por litro (ou 4, se se acumular com cupão) em cartão continente. Diz que se dá 1% cartão em quaisquer compras (exceto certas modalidades de pagamento promocionais). Conclusão: ao abastecer na Galp devia-se ganhar os 2 benefícios.

- O preçário menciona que não tem isenção de taxa de gasolineira. O site ão menciona nenhuma isenção específica na Galp. Conclusão: teríamos de contar com essa taxa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em princípio deve-se ganhar os dois benefícios.

Mas a pagar essa taxa, de 52 cêntinos, seria necessário um abastecimento de 52€ para o 1% do cartão compensar esse valor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não percebi se o cashback de 1 % é atribuido se pagarmos todos os meses 100% da divída . No site diz  "receba 1% de desconto em todas as compras ((exceto modalidades especiais sem juros)".

Alguém sabe esclarecer isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma dúvida que em parte também pode estar relacionada com a forma como este cartão funciona.

Apesar de usar o cartão "jumbo" já há alguns anos, recebi agora o pedido para atualizar dados, tal como se faz numa entidade bancária. Confirmação de morada,...

Não será algo "invasivo"?

Quando a DECO surge com determinadas campanhas, também pedem uma série de dados. Aqui, só adere quem quer. Agora, este tipo de cartões, jumbo, continente, pingo doce,... têm financeiras por trás e como tal estão sujeitas às regras do mercado. Mas, fornecer certos dados a entidades que vivem do consumo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma coisa que fiquei muito menos contente diz respeito ao programa de fidelização do cartão continente. A história dos 2% de desconto em compras no Continente (para além dos 1% de cashback do cartão) é uma grandessíssima treta. Apenas nos é dado esse desconto se não tivermos ganho quase nenhum desconto em cartão continente durante o mês, ou seja, se não usarmos nenhum cupão ou comprarmos produtos com desconto em cartão. Se fizemos 100€ de compras num mês, por exemplo, temos direito a 2€ em cartão no final do mês. Mas se por exemplo tivermos usado um cupão de desconto que tenha creditado 2€ no cartão, já não recebmos mais nada. Por exepriência acumulo sempre mais do que isso em descontos (todos os meses recebo cupões em casa), logo na prática estes 2% são 0%.

Antigamente ganhava-se sempre 1% de desconto (5€ a cada 500€ de compras), mas agora anda-se de cavalo para burro.

Sim, esses novos 2% garantidos são uma banhada. Penso que serão muito poucos os detentores de cartão continente que não obtém já mais que isso ao longo do mês.

Mais vale o Cetelem Black que dá realmente 3%, tanto no Continente como na Galp (aqui com a taxa de 0,50€), bem como na concorrência  ;)

Apesar de usar o cartão "jumbo" já há alguns anos, recebi agora o pedido para atualizar dados, tal como se faz numa entidade bancária. Confirmação de morada,...

Não será algo "invasivo"?

Quando a DECO surge com determinadas campanhas, também pedem uma série de dados. Aqui, só adere quem quer. Agora, este tipo de cartões, jumbo, continente, pingo doce,... têm financeiras por trás e como tal estão sujeitas às regras do mercado. Mas, fornecer certos dados a entidades que vivem do consumo...

Bom, ao Cartão Universo também só adere quem quer, não? ;)

Para clientes com os quais nunca irão ganhar dinheiro diretamente, como aqueles que pagam sempre os 100%, os dados pessoais acabam por ser o único ganho para a empresa. Não gosto de ser "chateado" com chamadas de empresas do grupo para vender seguros e afins, mas aceito que é o preço a pagar por cartões de crédito gratuitos.

E olha que na minha experiência o nível de "melguisse" da DECO não fica atrás de qualquer empresa de seguros ou crédito a consumo! Chamadas repetitivas a horas tardias, de números não identificados... devia-me queixar à DECO :D

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em princípio deve-se ganhar os dois benefícios.

Mas a pagar essa taxa, de 52 cêntinos, seria necessário um abastecimento de 52€ para o 1% do cartão compensar esse valor.

Pelo preçário, se for pago usando o pré-pago (ou a misteriosa vertente de débito, claro) não há comissões.

Passei por uma dessas barraquinhas do Universo e não me souberam dizer acerca da vertente de débito. A senhora pensou que era mesma coisa do que o pré-pago...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo preçário, se for pago usando o pré-pago (ou a misteriosa vertente de débito, claro) não há comissões.

Passei por uma dessas barraquinhas do Universo e não me souberam dizer acerca da vertente de débito. A senhora pensou que era mesma coisa do que o pré-pago...

Também foi o que me disseram. Quando se escolha a opção débito quandro fazemos um pagamento, é usado saldo de um NIB para o qual carregamos dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também foi o que me disseram. Quando se escolha a opção débito quandro fazemos um pagamento, é usado saldo de um NIB para o qual carregamos dinheiro.

Isto do débito feito por terceiros soa-me ainda muito bizantino. Quer dizer que nos bancos onde escolhi não ter cartão de débito (como p/ex o BiG) poderia ter o meu NIB associado ao cartão Universo e fazer débitos em conta usando este cartão externo ao BiG?!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acabei por ler o preçário e encontrei uma perolazinha.

Ao não se fazer uso da modalidade Pré-pago durante 12 meses, passam a cobrar uma mensalidade de 50 cêntimos. Não é muito. Mas vou apostar que a esmagadora maioria das pessoas que aderem ao cartão não vão fazer uso do Pré-pago e só vão reparar quando a mensalidade começar a ser cobrada.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto do débito feito por terceiros soa-me ainda muito bizantino. Quer dizer que nos bancos onde escolhi não ter cartão de débito (como p/ex o BiG) poderia ter o meu NIB associado ao cartão Universo e fazer débitos em conta usando este cartão externo ao BiG?!

Não foi a sensação com que fiquei quando li a resposta do Rui ou o preçário. O que acho é que o tal NIB será o de uma conta na Sonae Financial Services. Mas poderias depois transferir para lá dinheiro a partir da tua conta do BIG, por exemplo, ou de lá para a tua conta no BIG (com os custos de transferências que estão explícitos no preçário). Mas, mais uma vez, isto sou eu a especular com base na informação que tenho lido aqui...

Acabei por ler o preçário e encontrei uma perolazinha.

Ao não se fazer uso da modalidade Pré-pago durante 12 meses, passam a cobrar uma mensalidade de 50 cêntimos. Não é muito. Mas vou apostar que a esmagadora maioria das pessoas que aderem ao cartão não vão fazer uso do Pré-pago e só vão reparar quando a mensalidade começar a ser cobrada.

Esses benefícios e cashbacks que têm mencionado não vão para o saldo do cartão pré-pago?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não foi a sensação com que fiquei quando li a resposta do Rui ou o preçário. O que acho é que o tal NIB será o de uma conta na Sonae Financial Services.

Sim, numa segunda leitura se calhar foi isso que quis dizer. Basicamente se o NIB é um NIB de uma conta própria do cartão vai de encontra ao que os funcionários do Cartão Universo têm dito: falam em modalidade Pré-Pago e Débito como se fossem a mesma coisa apesar de no preçário terem sido separadas.

Esses benefícios e cashbacks que têm mencionado não vão para o saldo do cartão pré-pago?

Não, vão para o saldo do Cartão Continente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

parece que a função débito, significa débito no NIB para o qual se transferiu dinheiro antecipadamente.

a cada transferência é retirado 0,90 de despesas bancárias.

têm de arranjar maneira de cobrar umas despesas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

parece que a função débito, significa débito no NIB para o qual se transferiu dinheiro antecipadamente.

a cada transferência é retirado 0,90 de despesas bancárias.

têm de arranjar maneira de cobrar umas despesas.

Pelo que interpretei do preçário, esses 0,90€ aplicam-se quando transferires de uma conta-cartão de débito Universo para outra conta-cartão de débito Universo. Não te deverão cobrar nada se fizeres uma transferência do teu banco para a tua conta-cartão de débito Universo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente o preçário pode ser um pouco confuso, mas a interpretação do M_R_J parece-me correta, assumindo que o cartão tem essa funcionalidade. Na banca portuguesa as comissões de transferências são de saída. Não me lembro de algum banco onde receber transferências em euros dê origem a comissões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim tb me parece correcta a leitura do M_R_J. Lá refere que é da nossa conta para a conta pagamento débito...Mas...

A SONAE para arranjar maneira de lucrar mais, poderia cobrar mais essa taxa. No entanto, confesso que esse ponto vai ser importante para eu aderir ou não ao cartão. Alguém já perguntou num balcão continente?

https://www.universo.pt/pdfs/comissoes_taxas_v5.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meti o cartão num ATM e não vi qualquer opção de transferências bancárias. Logo não me parece que se possam fazer transferências do cartão.

Em relação à comissão de inatividade, perguntei num balcão, e apenas é aplicada para que tiver saldo na conta pré-paga. Se não se usa o pré-pago e não se tem lá saldo, nada é cobrado. Logo o cartão pode ser usado unicamente como cartão de crédito sem qualquer custo.

Editado por ruicarlov
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já tirei as minhas dúvidas quanto ao cartão.

O PV (visitante) tem razão. Se (por exemplo) transferirmos 50€ da nossa conta para a conta "pré-paga" do cartão Universo, é cobrada uma taxa de 0,90€.

A funcionária que me disse (e que foi confirmar - a outra - pois eu insisti que no precário a informação não estava totalmente clara) "teria de jogar com os valores a depositar, pois se calhar seria mais vantajoso transferir 100€ do que 50€".

"Gostei" particularmente do "jogar" com o valor a transferir.

Sendo assim, o cartão não vale a pena. Estaria interessado para abastecer na GALP, mas a crédito (final do mês) ou a débito sou sempre taxado... e teria de andar aqui a fazer uma ginástica para usar o cartão...

Não sei se repararam, mas reli um pouco o tópico e realmente é se's e mais se's para se pagar qq coisita.. :/

Esperava melhor, SONAE!!!

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para mim resta apenas uma questão importante. Se é um cartão crédito/débito, será que dá para pagar em sítios onde normalmente não são aceites cartões de crédito?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead