kandalf

Retenção na fonte a entidades sem contabilidade organizada

2 publicações neste tópico

Sou programador e normalmente os trabalhos que tenho feito são para empresas, quando passo o recibo verde escolho:

Base de incidência em IRS - 100%

Retenção na fonte de IRS  - 25%

E neste caso o cliente paga-me o valor do serviço mais o IVA, o valor da retenção do IRS é depois descontado por ele no final do mês.

Mas agora tenho que passar uma fatura a um particular sem contabilidade organizada e gostava de saber como faço o pagamento do IRS para ficar tudo bem. Se quando estou a passar o recibo verde escolher a Base de incidência em IRS a 100% como faço sempre depois sou obrigado a escolher a Retenção na fonte de IRS mas o meu cliente não faz isso porque é particular.

Como devo preencher o recibo verde neste caso?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu diria que deves escolher a opção "Sem retenção - art 101º nº 1 do CIRS"

Artigo 101.º
Retenção sobre rendimentos de outras categorias

1 - As entidades que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada são obrigadas a reter o imposto, mediante a aplicação, aos rendimentos ilíquidos de que sejam devedoras e sem prejuízo do disposto nos números seguintes, das seguintes taxas:

a) 16,5 %, tratando-se de rendimentos da categoria B referidos na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, de rendimentos da categoria E ou de incrementos patrimoniais previstos nas alíneas b ) e c) do n.º 1 do artigo 9.º;

b ) 25 %, tratando-se de rendimentos decorrentes das atividades profissionais especificamente previstas na tabela a que se refere o artigo 151.º;

c) 11,5 %, tratando-se de rendimentos da categoria B referidos na alínea b ) do n.º 1 e nas alíneas g) e i) do n.º 2 do artigo 3.º, não compreendidos na alínea anterior;