Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Filipe Ferreira (visitante)

irs Recibos Verdes - Trabalhador por conta de Outrém

2 publicações neste tópico

Caríssimos,

Gostaria da vossa ajuda.
Sou um contribuinte casado, com 1 dependente, e aufiro anualmente com a minha esposa um valor de xx€ de Rendimentos
O Escalão em que estou inserido segundo a nota de Liquidação do IRS é: 28.5%

Eu gostaria de saber, se existe um simulador, ou como devo fazer as contas para o seguinte cenário.
Ano de 2016, além do trabalho por conta de outrem meu e da minha esposa, pretendo iniciar actividade a recibos verdes, que segundo o cálculo, terá +/- 4000€ ano.
Gostaria de saber, que contas devo analisar, para saber se, irei aumentar de escalão ou não, sendo que actualmente não sei qual o valor que me divide do próximo escalão.

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar tens de calcular quanto desses 4.000€ é que vai ser tributável. Isso depende da atividade e do regime que escolheres, mas supondo que é uma atividade de serviços no regime simplificado, o fisco calcula automaticamente o rendimento tributável como sendo 75% do rendimento bruto. Se for outra atividade a percentagem seria outra; e se estiveres no regime de contabilidade organizada então aí o rendimento tributável é o que o contabilista determinar como sendo o teu lucro.
Depois é somar esse rendimento tributável ao resto do rendimento tributável das outras categorias e aí já dá para determinar qual o escalão de IRS (o que também vai depender de saber se metem a declaração conjunta ou separadamente).

De qualquer forma, admitindo que todos os outros pressupostos se mantêm (o que é complicado de garantir porque este ano houve muitas alterações ao código de IRS), como o IRS é um imposto progressivo quer dizer que os rendimentos que tens atualmente seriam tributados à mesma taxa. Os novos rendimentos da atividade independente também; e só o que passar acima do limite do escalão é que é tributado à taxa do escalão seguinte. Para saber a distância a que estão do escalão seguinte é só consultar a demonstração de cálculo de imposto do ano passado e olhar para as tabelas de escalões de IRS

Por exemplo, supondo que neste momento têm um rendimento tributável de 38.000€. Com o coeficiente conjugal de 2 isso dá 19.000€ de rendimento tributável para cada um o que vos coloca efetivamente no segundo escalão. Somando os 75% de 4000€ dá 41.000€ de rendimento tributável total, o que vos coloca no 3º escalão (mais 1500€ por cabeça). Ou seja, para além do imposto pago no ano anterior, haveria que somar mais 2000 * 28,5% + 1000€ * 37% = 940€ de imposto.

Naturalmente que o vosso caso pode ser diferente (eu fiz muitas assumpções aqui para trás) por isso o melhor é usar um simulador onde indiquem todos os dados do vosso caso concreto. Porque as regras mudaram, e porque a declaração ainda está a uns meses de distância, ainda há poucos simuladores que sigam todas as novidades. Mas se calhar o simulador que está atualmente no portal das finanças para a declaração deste ano já deve dar para ficar com uma ideia da ordem de grandeza do valor - só tens de adicionar o anexo apropriado (anexo B, se no regime simplificado; anexo C, se no regime de contabilidade organizada).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0