Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante NElson Silva (visitante)

honorários Recibos Verdes - Honorários e Adiantamento para pagamento de despsas por conta e em nome do cliente

3 publicações neste tópico

Bom dia

Os meus parabéns a que prescinde do seu tempo para facilitar e agilizar a relação dos contribuintes com a AT.

Sou trabalhador por conta de outrem.

Exerço uma atividade paralela resultando dai a emissão de recibos verdes.

Estou isento de constribuições para a seg. social.

Isento de Iva

Sem retenção de IRS.

As minhas questões são as seguintes:

1. Quando passo um recibo verde, respeitante a Adiantamento para pagamento de despesas por conta e em nome do cliente , estes valor estão ou não sujeitos a pagamento de impostos em sede de IRS? Se sim qual percentagem? (Quando passo estes recibos, fico com fotocópia de todas as despesas precavendo-me em relação a uma eventual fiscalização por parte de AT:)

2. Quando emito em recibo respeitante a Honorários, e por exemplo num montante de 100,00€ qual o valor que as finanças cobram em sede de IRS.

Obrigado a todos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Quando passo um recibo verde, respeitante a Adiantamento para pagamento de despesas por conta e em nome do cliente , estes valor estão ou não sujeitos a pagamento de impostos em sede de IRS? Se sim qual percentagem? (Quando passo estes recibos, fico com fotocópia de todas as despesas precavendo-me em relação a uma eventual fiscalização por parte de AT:)

Não é suposto, uma vez que não estás a ter qualquer lucro, estás simplesmente a ser intermediário no pagamento de uma despesa que é o cliente a pagar (aliás, as faturas dessas despesas têm o NIF do cliente por isso mesmo).

2. Quando emito em recibo respeitante a Honorários, e por exemplo num montante de 100,00€ qual o valor que as finanças cobram em sede de IRS.

Isso depende do total dos teus rendimentos - o escalão de IRS, que determina a taxa a aplicar, só é calculado quando metes a declaração indicando todos os teus rendimentos. O que podes saber à partida é quanto desse rendimento vai ser tributado - se estiveres no regime simplificado o fisco tributa apenas uma percentagem do volume de negócios (tratando-se de honorários, o mais provável é que só sejam tributados 75%). Já se estivesses num regime de contabilidade organizada, o que seria tributável seria o teu lucro (os honorários subtraídos das despesas que tenhas com a atividade como o contabilista, segurança social, seguro contra acidentes de trabalho ou os materiais que precisas de pagar para desempenhar a tua atividade).

Esse valor tributável é depois adicionado aos demais rendimentos tributáveis (por exemplo, os que tens por conta de outrem) e só nessa altura é calculado o escalão e definida a taxa de imposto a aplicar. Mas se os rendimentos por conta própria forem pouco expressivos no resto dos rendimentos, podes sempre assumir que a essa percentagem será aplicada a taxa do teu escalão. Ou, se estiveres muito próximo do limite para subir para o escalão seguinte, essa taxa superior...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia, obrigado pelos esclareciemntos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0