martinho

consumo gás natural

15 publicações neste tópico

Viva,

Hoje recebi a minha primeira factura de gás natural e estou a achar os valores algo elevados (€26), senão vejamos desde a ultima contagem até hoje decorreram 6 dias (13 a 19), pelas minhas contas estou a gastar 1 m³ de gás por dia, isto para 2 pessoas que tomam banho todos os dias e que só têm a placa do fogão que apenas é usada 1 vez por dia de 2ª a 6ª e ao fim de semana nunca é usada as 4 vezes necessárias.

Equipamento a usar gás natural:

- esquentador vulcano ventilado de 11 litros regulado para 42 graus;

- placa de fogão com 4 bicos;

O meu fornecedor é a Setgás.

Os pais da minha namorada pagam cerca de €60 de 2 em 2 meses e são 3 pessoas a tomar banho todos os dias, usam o fogão diáriamente, o forno a gás 2 a 4 vezes por mês, o valor que estou a estimar pagar ronda os mesmos valores como é que é possivel?!

Quanto pagam de gás?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu vivo numa aldeia perto de Rio Maior por aqui "tudo" é natural menos o gás...

Uma Botija das grandes +/- 70 Euros (IVA a 20%) dura mês e meio, sou eu e a minha mulher e temos um bébe com 8 meses,

Também tomamos banho todos os dias, e o esquentador é o único "aparelho" que trabalha a gás, pois o resto é eléctrico.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pago 24 €, três pessoas e exactamente com os electrodomésticos e restantes condições que referes, só que o pagamento é de 2 em 2 meses.

Entre Dezembro e Fevereiro, 62 dias, gastei 25 m3.

Acho que estás a gastar muito. O meu fornecedor é a EDPGás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pago 24 €, três pessoas e exactamente com os electrodomésticos e restantes condições que referes, só que o pagamento é de 2 em 2 meses.

Eu comecei a habitar a casa no dia 7 de Fevereiro, a primeira contagem foi a 13 de Março, nesse tempo foram contabilizados 28 m3. Se a próxima factura for como esta terei de pedir uma inspecção ao contador.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

espera pelos valoes e pede uma inspeção, que o contador pode estar descalibrado, pois os valores que referes parecem, um pouco alto.

Eu tb somos 2 adultos e uma criança de 3 anos e pago +- 25 euros pela factura do gás.

ps: eu nunca o fiz, mas confirma com a setgás, se eles cobram algum dinheiro para pedires a calibragem do contador.

fikem bem

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já sei o que se passa, hoje não tenho muito tempo para explicar, mas amanhã vou colocar aqui uma pequena explicação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Somos 3 pessoas. Cozinhamos no fogão todas as refeições. Utilizámos o esquentador para os banhos. O ano passado paguei uma média de 35 euros de dois em dois meses. O fornecedor é a EDPGás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como sou novo cliente, estou no escalão de consumo 1 que tem um custo por m3 superior ao escalão 3 e 4.

Na prática a setgás tem 2 escalões de consumo porque o escalão 1 é igual ao 2 e o escalão 3 ao 4. Presumo que o cliente só muda de escalão quando ultrapassar os valores, ou então que essa revisão seja feita anualmente (não me admiraria que fosse assim, já que é mais favorável à setgás este ultimo caso).

Eis 3 casos práticos, irei usar os factores de conversão que tenho nas facturas a que tive acesso, o restante está disponível no tarifário da setgás mas que será transcrito para aqui também.

Factor de conversão para kWh: 11,355719

Escalão 1/2 - Energia (€/kWh) = 0,069265

Escalão 1/2 - Termo Tarifário fixo (€/dia) = 0,0542

Escalão 3/4 - Energia (€/kWh) = 0,046938

Escalão 3/4 - Termo Tarifário fixo (€/dia) = 0,1919

- consumo de 30 m3 mensais, que corresponde a cerca de 360 m3 anuais, logo está no escalão 2, previsão do meu caso, segundo os consumos actuais.

total de kWh consumidos num mês:  30 * 11,355719 = 340,67 (341) kWh

consumo de gás natural: 341 * 0,069265 = €23,619365

termo fixo: 30 * 0.0542 = €1,626

Total a pagar: €23,62 + €1,63 + 5% de iva = €26,5125

- consumo de 41 m3 mensais, que corresponde a menos de 500 m3 está no escação 2 também, caso limite.

total de kWh consumidos num mês: 42 * 11,355719 = 476,94 (477) kWh

consumo de gás natural: 477 * 0,069265 = €33,039405

termo fixo: 30 * 0,0542 = €1,626

Total a pagar: €33,04 + €1,63 + 5% de iva = €36,4035

- consumo de 43 m3 mensais, superior a 500 m3 anuais, está no escalão 3, caso real.

total de kWh consumidos num mês: 43 * 11,355719 = 488,29 (488) kWh

consumo de gás natural: 488 * 0,046938 = €22,905744

termo fixo: 30 * 0,1919 = €5,757

Total a pagar: €22,91 + €5,76 + 5% de iva = €30,1035

Em termos de valores facturados de gás o caso 1 e o caso 3 pagam valores próximos sendo que é consumido quase 1/3 de gás a mais.

Comparando o caso 2 com o caso 3 conclui-se que é melhor gastar mais um pouco, senão na próxima revisão o cliente vai ser roubado.

Eu acho que não me enganei a fazer as contas  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Vocês pagam em média 25€ por mês ou de dois em dois meses??

Nós cá em casa somos dois, utilizamos o gás para os banhos e para o fogão que é utilizado para todas as refeições... nunca tive gás, em casa dos meus pais era tudo eléctrico, então não sei muito bem como a coisa funciona mas acho que ou estou a pagar demais ou não compensa mesmo nada ter gás :S

Fornecedor: EDPGás

Tipo de cliente: domésticos

Tarifa: 2º escalão

1ª factura:

2008-11-04 a 2009-01-12

Consumo 70m3 813kwh

62,40€ (aqui está também incluído o imposto de selo de 5€ por ser a primeira factura...)

2ª factura:

2009-01-13 a 2009-03-12

Consumo 66m3 762kwh

52,90€

Isto é muito ou pouco? É que sempre ouvi falar em o gás ser muito barato e que compensava muito e tal.... e não estou a achar que seja assim.... comparando com as facturas de electricidade que também são altas....

Fornecedor: EDP

Potência contratada: 4,6kva

1ª factura:

2008-09-12 a 2009-11-10

Consumo 373

74,04€

Aqui começa a minha antipatia com a EDP e os grandes sistemas..... Ri-me ao receber a primeira factura e ao reparar no contador que o consumo que lá apresentava era de 220 e não 373 como lá estava escrito, e esta leitura tendo sido feita dias depois da emissão da factura.... é pouco pouco mas a diferença em € era de 17,64€, liguei para a linha de apoio que me fez saltar de linhas e mais linhas e pagar balúrdios por aqueles fantásticos números começados por 808....  até que me disseram que aquele valor era estimativo e que achavam o valor que lhes dei muito baixo para a potencia contactada.... lá expliquei que ainda não morava na casa e tal e lá aceitaram, claro que propus irem lá verificar mas não vieram, perguntaram se queria pagar agora os 74,04€ e depois descontavam na próxima factura ou se queria uma factura nova. Optei pela segunda opção, não tardou e lá recebi a factura nova:

1ª factura versão2:

2008-09-12 a 2008-11-10

Consumo 226

56,40€

Paguei como era o meu dever..... chega-me a factura seguinte....

2ª factura:

2008-11-11 a 2009-01-12

Consumo 455 (pelo que consegui decifrar da factura que agora aparecida de forma diferente das primeiras que recebi....)

70,03€

Até aqui tudo normal... não fosse o maravilhoso quadro que a EDP disponibiliza onde eu encontro a seguinte informação:

conta corrente - electricidade

de 2008-11-10 a 2009-01-12

movimentos                        saldo

saldo anterior                      74,04

pagamentos efectuados        -56,40

valores facturados                52,39

saldo actual                         70,03

ora eu la fiz as continhas todas e fiquei surpresa ao verificar que o meu saldo actual  era fruto dos valores facturados (que até hoje a EDP não me conseguiu explicar o que isso é..... estive dias a espera de uma resposta e a que me deram não me satisfez limitaram-se a dizer, foi um erro do sistema esse valor não deveria aparecer aí) mais os tais 17,64€ que me tinham sido creditados a mais na primeira factura..... incrível como nos roubam à descarada e nós nada podemos fazer..... claro que liguei para lá, claro que procurei explicações..... nos primeiros contactos ninguém me soube dar uma resposta, depois passados uns dias lá me ligaram a dizer que foi erro do sistema mas que estava tudo correcto e tinha de pagar 70,03€.....

Se tivessem ao menos metido o dinheiro repartido entre facturas eu nem dava por nada, mas isto para além de roubo é gozar com as pessoas, é fazê-lo a descarada e na minha cara....

No mês seguinte a conta corrente já estava normal....

de 2009-01-12 a 2009-03-10

saldo anterior                      70,03

pagamentos efectuados        -70,03

valores facturados                59,99

saldo actual                         59,99

Afinal o tal movimento denominado "valores facturados" sempre corresponde ao valor facturado no mês corrente e o qual temos de pagar....

Enfim.....

Peço desculpa desviei completamente o meu foco e o foco do tópico mas deixei-me levar e admito que situações como estas me revoltam mesmo muito. É com o que roubam aos pequenos que os grandes enchem os bolsos....

Deixem-me só acrescentar que no mês em que paguei os tais 70,03€ (52,39€ (valor que efectivamente deveria ter pago porque foi o que consumi) + 17,64€) o gasto médio foi de 0,71€/dia e no mês seguinte onde paguei 59,99€ o gasto médio foi de 0,77€/dia............

Se eu estiver errada nas minhas conclusões por favor elucidem-me :\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como já aqui referi somos 3 pessoas. Utilizo o gás para banhos e cozinhar, praticamente todos os dias. 

Chegou hoje a factura da EDPGás para pagar a quantia de 32,12€ relativa aos últimos dois meses. Acho que o gás natural não está muito caro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cometi uma incorrecção. Pago o que referi, em média 24 €,  mas mensalmente!!!

Já agora, o meu escalão é 1.

As minhas desculpas pelo que o equívoco que possa ter provocado :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Vocês pagam em média 25€ por mês ou de dois em dois meses??

Nós cá em casa somos dois, utilizamos o gás para os banhos e para o fogão que é utilizado para todas as refeições... nunca tive gás, em casa dos meus pais era tudo eléctrico, então não sei muito bem como a coisa funciona mas acho que ou estou a pagar demais ou não compensa mesmo nada ter gás :S

Fornecedor: EDPGás

Tipo de cliente: domésticos

Tarifa: 2º escalão

1ª factura:

2008-11-04 a 2009-01-12

Consumo 70m3 813kwh

62,40€ (aqui está também incluído o imposto de selo de 5€ por ser a primeira factura...)

2ª factura:

2009-01-13 a 2009-03-12

Consumo 66m3 762kwh

52,90€

Isto é muito ou pouco? É que sempre ouvi falar em o gás ser muito barato e que compensava muito e tal.... e não estou a achar que seja assim.... comparando com as facturas de electricidade que também são altas....

Fornecedor: EDP

Potência contratada: 4,6kva

1ª factura:

2008-09-12 a 2009-11-10

Consumo 373

74,04€

Aqui começa a minha antipatia com a EDP e os grandes sistemas..... Ri-me ao receber a primeira factura e ao reparar no contador que o consumo que lá apresentava era de 220 e não 373 como lá estava escrito, e esta leitura tendo sido feita dias depois da emissão da factura.... é pouco pouco mas a diferença em € era de 17,64€, liguei para a linha de apoio que me fez saltar de linhas e mais linhas e pagar balúrdios por aqueles fantásticos números começados por 808....  até que me disseram que aquele valor era estimativo e que achavam o valor que lhes dei muito baixo para a potencia contactada.... lá expliquei que ainda não morava na casa e tal e lá aceitaram, claro que propus irem lá verificar mas não vieram, perguntaram se queria pagar agora os 74,04€ e depois descontavam na próxima factura ou se queria uma factura nova. Optei pela segunda opção, não tardou e lá recebi a factura nova:

1ª factura versão2:

2008-09-12 a 2008-11-10

Consumo 226

56,40€

Paguei como era o meu dever..... chega-me a factura seguinte....

2ª factura:

2008-11-11 a 2009-01-12

Consumo 455 (pelo que consegui decifrar da factura que agora aparecida de forma diferente das primeiras que recebi....)

70,03€

Até aqui tudo normal... não fosse o maravilhoso quadro que a EDP disponibiliza onde eu encontro a seguinte informação:

de 2008-11-10 a 2009-01-12

saldo anterior                      74,04

pagamentos efectuados        -56,40

valores facturados                52,39

saldo actual                         70,03

ora eu la fiz as continhas todas e fiquei surpresa ao verificar que o meu saldo actual  era fruto dos valores facturados (que até hoje a EDP não me conseguiu explicar o que isso é..... estive dias a espera de uma resposta e a que me deram não me satisfez limitaram-se a dizer, foi um erro do sistema esse valor não deveria aparecer aí) mais os tais 17,64€ que me tinham sido creditados a mais na primeira factura..... incrível como nos roubam à descarada e nós nada podemos fazer..... claro que liguei para lá, claro que procurei explicações..... nos primeiros contactos ninguém me soube dar uma resposta, depois passados uns dias lá me ligaram a dizer que foi erro do sistema mas que estava tudo correcto e tinha de pagar 70,03€.....

Se tivessem ao menos metido o dinheiro repartido entre facturas eu nem dava por nada, mas isto para além de roubo é gozar com as pessoas, é fazê-lo a descarada e na minha cara....

No mês seguinte a conta corrente já estava normal....

de 2009-01-12 a 2009-03-10

saldo anterior                      70,03

pagamentos efectuados        -70,03

valores facturados                59,99

saldo actual                         59,99

Afinal o tal movimento denominado "valores facturados" sempre corresponde ao valor facturado no mês corrente e o qual temos de pagar....

Enfim.....

Peço desculpa desviei completamente o meu foco e o foco do tópico mas deixei-me levar e admito que situações como estas me revoltam mesmo muito. É com o que roubam aos pequenos que os grandes enchem os bolsos....

Deixem-me só acrescentar que no mês em que paguei os tais 70,03€ (52,39€ (valor que efectivamente deveria ter pago porque foi o que consumi) + 17,64€) o gasto médio foi de 0,71€/dia e no mês seguinte onde paguei 59,99€ o gasto médio foi de 0,77€/dia............

Se eu estiver errada nas minhas conclusões por favor elucidem-me :\

Cada caso é um caso. Como já disse antes o meu gasto médio mensal é de 24 €. O escalão é 1 (mas nem sei o significado). Só o gasto em banhos e fogão ( 1 refeição por dia).

Para mim fica mais barato que a electricidade. Bem-vindo o gás natural!

Eu não tenho razão de queixa da EDP. E até já tive uma situação de avaria de contador (tarifa bi-horária). Quando recebi a conta, era astronómica. Reclamei, devolveram-me uma quantia calculada com base no mesmo período do ano anterior e acho que fiquei a ganhar  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

chegou a minha 1ª factura de gás natural, o valor não é significativo, 13€ referente ao periodo de 21.06 a 21.07.10.

Mas fiquei surpreendida  uma vez no condominio onde moro, há paineis solares e o meu consumo de agua quente é apenas o que provem dos paineis.

Funciona desta forma: no arranque da caldeira, o Sr. 'Técnico' instala uma sonda (tipo um cabo com uma boca à volta do cano da agua quente) que é o que faz a caldeira arrancar com gás e a seguir automaticamente desliga e passa para os paineis solares, mas a questão, é que eu mantenho a caldeira desligada desde que foi feita a inspecção sendo, que na minha lógica uma vez que a mantenho desligada não estaria a consumir gás mas apenas agua quente do acumulador solar.

Já analisei a factura e no descritivo não diz nada de taxa de utilização (tipo o aluguer de contador) nem nada semelhante, refere que houve consumo. Será que é referente à inspecção?

Alguém tem este sistema em casa? Alguem mais esclarecido e informado?

Cumprimentos,

Helvi

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...mas a questão, é que eu mantenho a caldeira desligada desde que foi feita a inspecção sendo, que na minha lógica uma vez que a mantenho desligada não estaria a consumir gás mas apenas agua quente do acumulador solar.

Já analisei a factura e no descritivo não diz nada de taxa de utilização (tipo o aluguer de contador) nem nada semelhante, refere que houve consumo. Será que é referente à inspecção?

Em primeiro lugar, confirma na factura o tipo de leitura - foi feita uma leitura real (em alguns casos diz "empresa") ou foi feita uma estimativa? Se tiver sido feita uma estimativa, basicamente eles põem o valor que quiserem, com base numa utilização média... na próxima leitura real, se o contador continuar atrás da estimativa, eles creditam o valor na factura seguinte. Aconteceu-me isso com a luz quando comprei a casa - como só fui morar para lá ao fim de uns meses, a primeira conta foi altíssima para o que eu (não) consumi; depois na factura seguinte não paguei quase nada...

Para além disso, quase de certeza que uma parte desse valor não tem nada a ver com consumo e que o pagarias independentemente do que consomes. Para além disso, se bem me lembro de como são feitas as inspecções, houve efectivamente algum consumo durante a mesma (embora não um que justifique os 13€, claro).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... há paineis solares e o meu consumo de agua quente é apenas o que provem dos paineis.

Funciona desta forma: no arranque da caldeira, o Sr. 'Técnico' instala uma sonda (tipo um cabo com uma boca à volta do cano da agua quente) que é o que faz a caldeira arrancar com gás e a seguir automaticamente desliga e passa para os paineis solares, mas a questão, é que eu mantenho a caldeira desligada desde que foi feita a inspecção sendo, que na minha lógica uma vez que a mantenho desligada não estaria a consumir gás mas apenas agua quente do acumulador solar.

Já analisei a factura e no descritivo não diz nada de taxa de utilização (tipo o aluguer de contador) nem nada semelhante, refere que houve consumo...

Não sei se percebi bem a explicação!...  :o

Para a caldeira funcionar precisa de algum gás e só depois é que ela se desliga porque não precisa de aquecer a água?

Se for assim, porque não ligar directamente a água do cilindro (acumulador solar) à canalização geral?

Caso adoptasse este sistema, só teria de se preocupar em ligar a caldeira quando a temperatura da água fosse inferior a um determinado valor!...  ;)

Em relação à factura, não sendo um valor estimado da empresa ou algum tipo de consumo, é melhor aguardar pela segunda factura para depois poder concluir alguma coisa!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor