Pedro Pais

Alteração estrutura do fórum: pedido de sugestões

78 publicações neste tópico

Temos estado a reflectir sobre os quadros do fórum e a bem da organização e com o intuito de melhorar a participação dos utilizadores, alguma reorganização é necessária. Assim, vimos pedir aos utilizadores que neste tópico dêem a vossa opinião, nomeadamente quanto a:

• Quadros que não existem mas deviam existir (e o contrário);
  • Reorganização de quadros;
  • Tópicos que deviam estar "fixos" e não estão (e o contrário);
  • Tópicos populares cujo nome poderia ser melhorado;
  • Outras alterações que considerem pertinentes.

Obrigado pela ajuda.

Alterações propostas

1 tópico fixo em cada quadro com informação útil, que possa ir sendo actualizado.

No quadro "Partilha de Investimentos"/"Carteiras de Investimento"/(nome a definir) ficaria 1 tópico por utilizador, onde cada um poderia colocar como tem os seus investimentos constituídos, respectivas actualizações e afins. Tal tópico obedeceria a um template pré-definido, sujeito a moderação e a publicação só seria possível para utilizadores registados.

Rever nomes dados aos utilizadores, conforme número de mensagens. Sugestão actual: Visitante (não registado), Novato (registado), Utilizador (registado, com 10 ou mais mensagens).

Rever "títulos" dos utilizadores conforme número de mensagens: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante

Arranjar forma de fazer com que o B ) deixe de corresponder ao smile B)

Trocar estrela a cheio e rodinha por símbolos com "novo" escrito.

Alterar o tópicos dos ETF para "Investir através de Exchange-Traded Funds (ETFs)"

Alterar o tópicos do Top fundos para "Investir através de Fundos de Investimento"

Estrutura proposta para a organização dos quadros

Finanças

Créditos

Bancos

└ BPI, CGD, etc..., Outros bancos (para mais pequenos)

Seguros

└ Vida, Saúde, Auto, Habitação

Imóveis

└ Compra/Venda, Arrendamento

Incumprimento e Penhoras

Poupar Dinheiro

Investimentos

Partilha de investimentos (nome em análise)

Depósitos, Certificados de Aforro e Produtos de Capital Garantido 

Fundos, ETFs, Acções e Obrigações

Outros investimentos

Fiscalidade e Trabalho

Impostos

└ IRS, IVA, IRC, IMT, IMI

Segurança Social

Direitos do trabalhador

Trabalho por Conta Própria

Heranças

Geral

Apresentações

Diversos

└ Recursos

└ Classificados

Editado por Pedro Pais
update
1

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveitando o que disse no tópico dos fundos de investimento: 

Acho que deveria ser criado um tópico ou uma área em que cada um dos membros pudesse colocar os seu investimentos e depois fosse actualizando conforme o tempo fosse passando.

Depois cada um podia acompanhar a performance e a escolha de investimentos de cada membro.

Assim conseguíamos ver que por vezes nem sempre o membro que tem mais posts é o que percebe mais do assunto...

Editado por FoxNinja
1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tipo um diário de bordo, usado nos fóruns Auto. Parece-me bem.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podia ser um quadro chamado Carteira de Investimentos, subquadro do Investimentos, em que cada user criaria um tópico, do género: "Investimentos Pedro Pais"? Alguma sugestão melhor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez algo mais sugestivo do propósito desse quadro, no sentido que diga que serve para a malta partilhar o que é seu, do género "Partilhas de Carteiras de Investimento", ou "Partilhas de Estratégias de Investimento".

Mas não sei até que ponto isso seria uma coisa com pernas para andar e ganhar tração, atualmente o tópico que visito para obter tacto sobre onde anda a malta a investir, é o tópico dos TOP fundos. Se houver segregação por users, não sei até que ponto há interesse em ir visitar tópicos isolados e consultar as andanças de cada estratégia de investimento de um determinado user. Isto porque se coloca a incógnita de não saberes o perfil da pessoa que está por detrás daquelas decisões. O user até pode escrever umas coisas bonitas e meter uns gráficos, mas depois falta informação sobre o seu perfil de investidor, sobre a sua capacidade de tolerância a perdas, sobre a sua skill, etc.

É caso para se pensar melhor se valerá a pena ou não, oh Pedro. O que achas?

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente aos dois primeiros pontos acho que se adiantava caminho se se publicasse o draft que tem sido discutido no fórum dos moderadores...

Quanto aos tópicos fixos e não fixos:

• Talvez fizesse sentido criar um tópico fixo nos fóruns principais com informação útil sobre esse tema (links para legislação, algumas dicas, etc) como reparei que há nos Créditos. É preciso é haver alguém que os escreva :P
  •  Os tópicos dos Bancos, deixo para discutir quando aparecer a proposta de revisão de grupos
  • Nos Seguros há tópicos fixos sobre seguros de saúde e de carro. É comum falar-se sobre contratar seguros de vida e de casa fora dos sugeridos pelos bancos no crédito habitação. Talvez valesse a pena uns tópicos sobre estes tipos de seguros também?
  • Faz mesmo sentido o tópico http://www.forumfinancas.com/topic/4269-weoinvoice-sistema-de-facturação-online-gratuito/ ser fixo?

Acho que deveria ser criado um tópico ou uma área em que cada um dos membros pudesse colocar os seu investimentos e depois fosse actualizando conforme o tempo fosse passando.

Assim conseguíamos ver que por vezes nem sempre o membro que tem mais posts é o que percebe mais do assunto...

Já alguém tentou algo do género há uns meses atrás, ao criar o tópico http://www.forumfinancas.com/topic/11223-como-é-o-vosso-portfolio-e-qual-a-vossa-idade/ mas mesmo que tivesse seguimento, torna-se difícil seguir a carteira de um utilizador em particular porque estaria tudo ao molho... Criar um tópico por utilizador teria interesse - por um lado era mais fácil seguir a evolução da carteira (desde que o autor a fosse atualizando, bem entendido). Por outro, é mais fácil receber comentários sobre as nossas opções de investimento sem andar a "poluir" outros tópicos como acontece atualmente com o top dos fundos onde, volta e meia, quando alguém se lembra de pedir sugestões aparece logo quem se queixe disso...

Partilho de algumas das preocupações expostas pelo Patanisca. Creio que a coisa se poderia resolver em parte, se se bloqueasse a criação de novos tópicos e criasse um tópico fixo explicando que quem estivesse interessado em partilhar a sua carteira desta forma deveria enviar uma proposta para publicação que seguiria um template com alguma informação mínima a fornecer.

Acho é que não é pelo maior ou menos sucesso das estratégias de investimento que se iria ver quem percebe mais ou menos do assunto. Para além de algum factor sorte, que por vezes está envolvido, também há muita gente com objetivos e estratégias de investimento diferentes que naturalmente terão resultados diferentes... nem sempre o membro com maior retorno no seu investimento será o que percebe mais do assunto também ou o que tem melhores conselhos para dar a alguém com um perfil radicalmente diferente do seu.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez algo mais sugestivo do propósito desse quadro, no sentido que diga que serve para a malta partilhar o que é seu, do género "Partilhas de Carteiras de Investimento", ou "Partilhas de Estratégias de Investimento".

Mas não sei até que ponto isso seria uma coisa com pernas para andar e ganhar tração, atualmente o tópico que visito para obter tacto sobre onde anda a malta a investir, é o tópico dos TOP fundos. Se houver segregação por users, não sei até que ponto há interesse em ir visitar tópicos isolados e consultar as andanças de cada estratégia de investimento de um determinado user. Isto porque se coloca a incógnita de não saberes o perfil da pessoa que está por detrás daquelas decisões. O user até pode escrever umas coisas bonitas e meter uns gráficos, mas depois falta informação sobre o seu perfil de investidor, sobre a sua capacidade de tolerância a perdas, sobre a sua skill, etc.

É caso para se pensar melhor se valerá a pena ou não, oh Pedro. O que achas?

Podemos tentar, não custa muito, pegando nalgumas dessas ideias e nas que o paulo abaixo indica.

Relativamente aos dois primeiros pontos acho que se adiantava caminho se se publicasse o draft que tem sido discutido no fórum dos moderadores...

Sim, vou colocar no post inicial.

• Talvez fizesse sentido criar um tópico fixo nos fóruns principais com informação útil sobre esse tema (links para legislação, algumas dicas, etc) como reparei que há nos Créditos. É preciso é haver alguém que os escreva :P
  •  Os tópicos dos Bancos, deixo para discutir quando aparecer a proposta de revisão de grupos
  • Nos Seguros há tópicos fixos sobre seguros de saúde e de carro. É comum falar-se sobre contratar seguros de vida e de casa fora dos sugeridos pelos bancos no crédito habitação. Talvez valesse a pena uns tópicos sobre estes tipos de seguros também?
  • Faz mesmo sentido o tópico http://www.forumfinancas.com/topic/4269-weoinvoice-sistema-de-facturação-online-gratuito/ ser fixo?

1 - É uma boa ideia. Mesmo que não sejam escritos logo à cabeça, ficam para irem ser actualizados, mesmo que lentamente.

2 - Ok

3 - Será preferível tópicos fixos sobre os temas ou subfóruns? Só prefiro subfóruns porque aparecem logo na página principal, o que pode ajudar a identificar onde se devem colocar as coisas.

4 - Não, já removi.

Já alguém tentou algo do género há uns meses atrás, ao criar o tópico http://www.forumfinancas.com/topic/11223-como-é-o-vosso-portfolio-e-qual-a-vossa-idade/ mas mesmo que tivesse seguimento, torna-se difícil seguir a carteira de um utilizador em particular porque estaria tudo ao molho... Criar um tópico por utilizador teria interesse - por um lado era mais fácil seguir a evolução da carteira (desde que o autor a fosse atualizando, bem entendido). Por outro, é mais fácil receber comentários sobre as nossas opções de investimento sem andar a "poluir" outros tópicos como acontece atualmente com o top dos fundos onde, volta e meia, quando alguém se lembra de pedir sugestões aparece logo quem se queixe disso...

Partilho de algumas das preocupações expostas pelo Patanisca. Creio que a coisa se poderia resolver em parte, se se bloqueasse a criação de novos tópicos e criasse um tópico fixo explicando que quem estivesse interessado em partilhar a sua carteira desta forma deveria enviar uma proposta para publicação que seguiria um template com alguma informação mínima a fornecer.

Pegando no que dizes, sou mais favorável à opção um tópico por user, seguindo um template com alguma informação essencial, pelo menos para o primeiro post, como indicas. Assim, os novos tópicos teriam de ser aprovados e só o seriam se tivessem o conteúdo mínimo de informação que considerarmos útil.

Parece razoável a todos?

Vou pensar um pouco nesse template, se tiverem sugestões sobre o conteúdo, por favor digam.

Acho é que não é pelo maior ou menos sucesso das estratégias de investimento que se iria ver quem percebe mais ou menos do assunto. Para além de algum factor sorte, que por vezes está envolvido, também há muita gente com objetivos e estratégias de investimento diferentes que naturalmente terão resultados diferentes... nem sempre o membro com maior retorno no seu investimento será o que percebe mais do assunto também ou o que tem melhores conselhos para dar a alguém com um perfil radicalmente diferente do seu.

Sim, verdade. É uma questão difícil de ultrapassar. Duas coisas que podem ajudar é o tal template e só permitir a utilizadores registados publicarem neste subfórum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha observação foi no sentido de comparar a classificação dada pelo próprio fórum e a experiência do user no mundo dos investimentos.

Um user que seja muito participativo pode chegar ao estatuto de "Super Investidor" e na sua vida real não ter feito nenhum investimento digno desse nome :)

Em relação ao que o Patanisca diz bastava colocar o tópico Top Fundos próximo dos das carteiras dos utilizadores. Assim havia a tentação de ir espreitando as evoluções de cada um.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Temos estado a reflectir sobre os quadros do fórum e a bem da organização e com o intuito de melhorar a participação dos utilizadores, alguma reorganização é necessária. Assim, vimos pedir aos utilizadores que neste tópico dêem a vossa opinião, nomeadamente quanto a:

Obrigado pela ajuda.

Alterações propostas

1 tópico fixo em cada quadro com informação útil, que possa ir sendo actualizado.

No quadro "Partilha de Investimentos"/"Carteiras de Investimento"/(nome a definir) ficaria 1 tópico por utilizador, onde cada um poderia colocar como tem os seus investimentos constituídos, respectivas actualizações e afins. Tal tópico obedeceria a um template pré-definido, sujeito a moderação e a publicação só seria possível para utilizadores registados.

Estrutura proposta para a organização dos quadros

Finanças

Créditos

Bancos

└ BPI, CGD, etc..., Outros bancos (para mais pequenos)

Seguros

Incumprimento e Penhoras

Poupar Dinheiro

Investimentos

Partilha de investimentos (nome em análise)

Depósitos, Certificados de Aforro e Produtos de Capital Garantido 

Fundos, ETFs, Acções e Obrigações

Outros investimentos

Fiscalidade e Trabalho

Impostos

└ IRS, IVA, IRC, IMT, IMI

Segurança Social

Direitos do trabalhador

Trabalho por Conta Própria

Heranças

Geral

Apresentações

Diversos

└ Recursos

└ Classificados

Julgo que este não deve ser o caminho a seguir.

Há pouco tempo houve alterações no fórum e decorridos poucas semanas já pensam em introduzir novas alterações, agora à estrutura (quadros a existir ou que devem deixar de existir?... estrutura dos quadros?...)?

Julgo que os utilizadores sairiam beneficiados se houvesse primeiro uma habituação ao sistema que existe, ajustando aqui e ali o que fosse sendo sugerido no tópico criado para o efeito.

As alterações ainda não devem ter sido assimiladas, e consequentemente muitos dos participantes activos deixaram de estar presentes, e já se está a criar outro tópico para introduzir novas alterações?

Parece-me que este não deve ser o caminho!...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu via mais isto como parte da transformação do fórum. Mudar quadro e software do fórum ao mesmo tempo é que seria complicado e confuso. Assim primeiro trocou-se o sotfware a resolveram-se alguns bugs para depois se poder dar continuidade ao processo de transformação.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Julgo que este não deve ser o caminho a seguir.

Há pouco tempo houve alterações no fórum e decorridos poucas semanas já pensam em introduzir novas alterações, agora à estrutura (quadros a existir ou que devem deixar de existir?... estrutura dos quadros?...)?

Julgo que os utilizadores sairiam beneficiados se houvesse primeiro uma habituação ao sistema que existe, ajustando aqui e ali o que fosse sendo sugerido no tópico criado para o efeito.

As alterações ainda não devem ter sido assimiladas, e consequentemente muitos dos participantes activos deixaram de estar presentes, e já se está a criar outro tópico para introduzir novas alterações?

Parece-me que este não deve ser o caminho!...

Obrigado pelo comentário.

A mudança nunca é fácil de assimilar, mas temos de manter o dinamismo da coisa, o que envolve necessariamente tentarmos "melhorar" (é sempre discutível o que é de facto melhor, mas não há como experimentar). 

Além disso, mas mudanças não são assim tão profundas, é quase só uma reorganização, com mais algumas ideias adicionais. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao me parece que valha o tempo criar quadros para ada user por as suas carteiras.... mas voces é que sabem

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao me parece que valha o tempo criar quadros para ada user por as suas carteiras.... mas voces é que sabem

Why not? Não custa quase nada criar o quadro, se ninguém usar, é a vida. Eu pelo menos irei lá publicar os meus investimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

3 - Será preferível tópicos fixos sobre os temas ou subfóruns? Só prefiro subfóruns porque aparecem logo na página principal, o que pode ajudar a identificar onde se devem colocar as coisas.

Subfóruns provavelmente será melhor, sim. 

Um user que seja muito participativo pode chegar ao estatuto de "Super Investidor" e na sua vida real não ter feito nenhum investimento digno desse nome :)

Ora aí está outra coisa que se podia aproveitar para mudar, se aparecerem sugestões interessantes :)

Apercebi-me de agora de um pormenor na nova estrutura - ao desaparecer o fórum "Fórum", onde é que ficam as "Regras do Fórum"?

Até acho bem que deixe de ser um tópico, mas tem que estar acessível algures...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apercebi-me de agora de um pormenor na nova estrutura - ao desaparecer o fórum "Fórum", onde é que ficam as "Regras do Fórum"?

Até acho bem que deixe de ser um tópico, mas tem que estar acessível algures...

Não incluí esse bloco, por esquecimento. Mas ao invés de ficar um tópico, pode ficar no rodapé do fórum, bem como na página de registo (aqui já está).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Face à reflexão que está a ser efetuada, deixo este link sobre "enquadramento" de tópicos...: http://www.forumfinancas.com/topic/10470-enquadramento-tópicos/#comment-97713

A minha observação foi no sentido de comparar a classificação dada pelo próprio fórum e a experiência do user no mundo dos investimentos.

...

Não será uma visão algo redutora? Face a panóplia de temas, classificar algo, ou alguém, apenas pelo "domínio" sobre fundos de investimento?

Pelo menos é essa a minha interpretação face ao que li!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu preferia que a classificação fosse mais neutra... por exemplo a classificação em vez de ser "Super Investidor" podia ser "Super User" ou "Super Membro"... ou atribuir aos novos membros a classificação, Bronze, aos membros intermédios Prata, e aos membros que participam muito Ouro...

Olha, parece-me uma ideia muito interessante. Para além dos metais preciosos, haverá alguma outra temática ligada às Finanças Pessoais?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão aqui deve-se ao facto da classificação atribuída pelo fórum ao membro indicia a experiência dele no mundo dos investimentos... não tem necessariamente estar ligado aos fundos de investimento.

Eu preferia que a classificação fosse mais neutra... por exemplo a classificação em vez de ser "Super Investidor" podia ser "Super User" ou "Super Membro"... ou atribuir aos novos membros a classificação, Bronze, aos membros intermédios Prata, e aos membros que participam muito Ouro...

Assim não havia ligação à experiência de investimentos com a participação no forum.  

Há bom. Agora percebi onde queria chegar... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim nunca me fez grande confusão essa classificação. Reconheço isso mais como um título temático do que com algum significado por detrás.

Para mim é um pouco como estar num fórum, por exemplo, dedicado a banda desenhada, onde os membros com mais atividade possam ter a classificação de super-heróis, mesmo ser ter feito nenhuma ação no mundo-real que justifique o título ;)

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim nunca me fez grande confusão essa classificação. Reconheço isso mais como um título temático do que com algum significado por detrás.

Para mim é um pouco como estar num fórum, por exemplo, dedicado a banda desenhada, onde os membros com mais atividade possam ter a classificação de super-heróis, mesmo ser ter feito nenhuma ação no mundo-real que justifique o título ;)

Os títulos actuais têm cumprido bem a sua função, mas talvez pudessem ser mais transversais à temática das finanças pessoais, sem estar tão virados para a questão do investimento. Há mais opiniões?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Arranjar títulos transversais é complicado, porque temos tanta coisa como impostos, direitos dos trbalhadores, créditos.

Iniciante não vejo razão para alterar, mas para o resto talvez coisas como 'Organizado', 'Literado financeiro'....

.... ou Buffet júnior :P

Mas faz-me mais confusão os títulos debaixo do avatar, nomeadamente parece que toda a gente o seu cão são utilizadores experientes, mesmo com 0 reputação e meia dúzia de mensagens. Ainda pensei que fosse algo que se mudasse no perfil de cada um, mas experimentei escrever no campo título pessoal (Conta-trocos :P), mas isso faz aparecer mais uma linha de texto abaixo do nº posts.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os títulos actuais têm cumprido bem a sua função, mas talvez pudessem ser mais transversais à temática das finanças pessoais, sem estar tão virados para a questão do investimento. Há mais opiniões?

Sim, há. Tenho reparado que há uma série de tópicos que se debruçam sobre arrendamento, venda ou aquisição de imóveis. Mas, não têm lugar certo em cada um dos quadros/secções que existem. Já encontrei este tipo de tópicos em duas ou três secções - créditos, poupar dinheiro, impostos.... Creio que deveria haver um quadro relativo a estes temas, para que estes assuntos não andem tão "espalhados", e que se tornam por vezes difíceis de encontrar (por exemplo, para encontrar o tópico sobre certificação energética,  tem que se ir procurar à secção/quadro "diversos" ou efetuar uma pesquisa para o conseguir encontrar - também porque não está imóvel). O tópico em si, contém a informação relevante sobre a necessidade de ter a certificação energética (as coimas para quem se "esquece", ou não sabe da sua obrigatoriedade, são elevadas) para quem se encontra numa situação de arrendamento, pretenda vender ou adquirir imóveis!...

Sugiro que se crie um quadro sobre arrendamento, a seguir a créditos, para se falar das questões relacionadas com arrendamento, venda e/ou aquisição de imóveis.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sugiro que se crie um quadro sobre arrendamento, a seguir a créditos, para se falar das questões relacionadas com arrendamento, venda e/ou aquisição de imóveis.

Nesse caso talvez fosse melhor chamar "Imóveis" a esse fórum? Eventualmente com os subfóruns "Arrendamento" e "Compra / Venda"

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, será algo desse género. Nos temas em questão (sub fóruns) incluiria também a "Permuta" e a "Certificação Energética".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead