frutuosa

Deposito a prazo na Letonia

10 publicações neste tópico

Boas

Estive esta semana na Letonia e reparei que os depositos a prazo la tem uma taxa muito superior a nossa. Como tal abri uma conta la e agora enviei alguns euros para essa conta. A minha duvida é se caso o banco entre em falencia qual é o valor que me é garantido? e por quem?

Gostaria de ler isso num site oficial porque sempre que vejo alguma resposta a isto é em forums ou sites nao oficiais.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sou uma leiga nesta matéria, mas acho que as respostas a essas perguntas deveriam ter sido obtidas antes da abertura da conta........

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se há alguma instituição que se responsabilize será sempre uma instituição de lá. Se tens conta lá faz essa pergunta ao teu banco e tenta confirmar ao procurar na net...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Estive esta semana na Letonia e reparei que os depositos a prazo la tem uma taxa muito superior a nossa. Como tal abri uma conta la e agora enviei alguns euros para essa conta. A minha duvida é se caso o banco entre em falencia qual é o valor que me é garantido? e por quem?

Gostaria de ler isso num site oficial porque sempre que vejo alguma resposta a isto é em forums ou sites nao oficiais.

Não era preciso teres aberto lá. Cá em Portugal há delegações de um banco Letão, que paga taxas na casa dos 6%.

Há tópicos sobre esse banco e há colegas aqui do forum que têm conta aberta lá - PrivatBank

Penso que pelo que me informei, só poderás estar garantida pelo fundo de garantia do estado Letão (tal qual existe aqui em Portugal)

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estou a pensar abrir conta no PrivatBank... As taxas são muito boas comparativamente às nossas...

Li que eles estão "protegidos" por um fundo de garantia Letão até 50.000€ mas não estão protegidos pelo nosso.

O que eu quero dizer é que o teu também deve estar protegido pelo governo Letão!

Abraços, Guilherme

PS: Eu achava que o PrivatBank era Ucraniano  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu escolhi abrir a conta la porque as taxas ainda sao superiores a esse privatbank ca. Eu sei que estou coberto pelo fundo de la, mas ja ouvi dizer que em caso de falencia é me pago o dinheiro na moeda deles que é o LAT e isso poderá ser mau, segudna feira vou enviar um email ao meu banco de la para tentar que alguem me explique um pouco melhor esta situação. Depois ponho aqui a resposta deles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ola,

Eu moro na Letonia e quero que saibas que o LAT tem ate mais valor que a libra inglesa. so por ai podes fazer  as contas.

seria melhor teres 10 000 LATES do que 12 000 EUROS por exemplo!!!!

Parece mentira mas a realidade e esta.

comprova numa lista de cambios e sorri!!!

Adoro este pais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quero que saibas que o LAT tem ate mais valor que a libra inglesa. so por ai podes fazer  as contas.

seria melhor teres 10 000 LATES do que 12 000 EUROS por exemplo!!!!

Neste caso isto de pouco vale uma vez que os depositos são feitos em euros e convertidos. este argumento só interessa para quem efectivamente é emigrante e trabalha na letónia.

Outro ponto negativo é a inflacção de 11% que actualmente existe na letonia. o que implica uma perda de rendimento avultada que terá de ser suportada pelo investidor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois eu sei que o LAT vale muito mais que o euro, mas isso é agora, eles podem vir no futuro a desvalorizar a moeda como ja foi abordado no parlamento da Letonia. Se isso acontecer e houver uma falencia do banco o governo garante o meu dinheiro que esta la a render em euros, mas paga me esse dinheiro em lats. Esta é a minha questao poderei vir a perder dinheiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas paga me esse dinheiro em lats. Esta é a minha questao poderei vir a perder dinheiro?

nunca fiz nenhum deposito deste tipo mas aqui vai a minha posta de pescada: depende se o deposito é feito em euros ou em lats.

i) se o deposito é feito em euros e pago em euros acho que não há problema pois o depositante fica protegido da flutuação cambial;

ii) se o deposito é feito em lats (por cambio dos euros iniciais) e no fim, os lats são novamente convertidos em euros e pago o juro, então o depositante está exposto à variação cambial que ocorreu no periodo do deposito (tanto se pode ganhar como perder).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead