Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
€ureka

IMI - terreno de construção

14 publicações neste tópico

Bom dia a todos!

estava agora pelo site das declarações electronicas, quando vi na zona do patromonio, que esta em emissao uma nota de cobrança de IMI.

Bem, a minha licença de construção foi em 2008, fui as finanças declarar, e passar o terreno de rustico para urbano. entretanto chegou-me a casa a avaliação do terreno de construção. a casa ainda esta em construção. e agora vejo esta nota de cobrança, que ainda não recebi, mas não deve faltar muito.

bom a minha duvida é, não haverá maneira de pedir isenção deste imposto, como se faz quando a casa ja esta pronta? corrijam-me se estou errada.

obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estive a perguntar a uma amiga minha (se bem que a situação dela foi diferente, mas ela na altura andou-se a inteirar mais dessas coisas e deu-me a seguinte resposta como a mais provável)

Só vais pedir isenção quando a casa estiver pronta (até porque a isenção é só para situações de habitação própria e permanente). Aliás, só nessa altura é que te vai compensar porque a avaliação (base do cálculo do imposto) vai seguramente ser maior do que é hoje.

De qualquer forma convém confirmares isto nas finanças até porque (e isto eu sei de certeza), se tu te atrasas a pedir isenção podes pedi-la à mesma mas ela só entra em vigor no ano seguinte e durante o remanescente do período a que terias direito (por exemplo, se tinhas isenção por 6 anos mas a pedes só ao fim de 2, só ficas com isenção por 4 anos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Possivelmente esse IMI que vais pagar será referente só ao terreno , como o terreno passou de rustico a urbano automaticamente começas a pagar IMI, e para pagares este ano deves ter tratado disso em 2008 certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Inclino-me para o que disse o pauloaguia por a situação pela qual passei ser idêntica à que relatou, ou seja: Em 1999 comprei o terreno, escriturei-o e registei-o e enquanto não construi pagava anualmente um valor, salvo erro era a CISA, corrijam-me se estiver enganado. Só quando terminei a construção da casa é que com o antigo modelo 129 pedi a isenção de CISA nas Finanças cá do burgo, a qual me foi concedida pelo periodo de 10 anos. Embora a Cisa tenha acabado o novo imposto parece-me que funciona em moldes muito idênticos, salvaguardano as necessárias adaptações temporais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Possivelmente esse IMI que vais pagar será referente só ao terreno , como o terreno passou de rustico a urbano automaticamente começas a pagar IMI, e para pagares este ano deves ter tratado disso em 2008 certo?

sim, tratei de passar de rustico para urbano em 2008. a licença foi passada em Janeiro de 2008 e depois tive 60 dias para declarar as finanças. posteriormente foi feita a avaliação do terreno.

obrigada pelas vossas opiniões. bem creio ser melhor pagar agora este valor, uma vez que até nem é muito alto. e deixar para pedir a isenção quando as obras ja estiverem concluidas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(...)bem creio ser melhor pagar agora este valor, uma vez que até nem é muito alto. e deixar para pedir a isenção quando as obras ja estiverem concluidas.

É a melhor opção sem dúvida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim, tratei de passar de rustico para urbano em 2008. a licença foi passada em Janeiro de 2008 e depois tive 60 dias para declarar as finanças. posteriormente foi feita a avaliação do terreno.

obrigada pelas vossas opiniões. bem creio ser melhor pagar agora este valor, uma vez que até nem é muito alto. e deixar para pedir a isenção quando as obras ja estiverem concluidas.

Pois o melhor é pagares mesmo que eles não perdoam  :D ,se ainda não recebeste na tua morada fiscal uma carta das finanças com o valor a pagar ela deve estar mesmo a chegar e tens que pagar até 30-4-2009.

Creio que do valor do terreno nunca vais ter isenção mas sim só sobre o valor da casa quando for avaliada, e tudo depende do valor atribuido pois  poderas nem ter isenção.

Abraço e boa sorte porque construir uma casa é fogo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Abraço e boa sorte porque construir uma casa é fogo.

Isso é bem verdade...

Quase que começo a arrepender-me.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não te arrependas, vai dar-te dores de cabeça concerteza, mas também muitos motivos de satisfação. No final vais ver que aprendeste bastante, isto claro se fores do género de acompanhar a par e passo a evolução da obra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim, acredito que dá muitas, muitas e muitas dores de cabeça. mas ver a obra a avançar, algo pelo que estamos a lutar, trata-se de um objectivo de vida... creio que e como diz o hsfarao vai-nos dar muita satisfação.  :)

boa semana para todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não te arrependas, vai dar-te dores de cabeça concerteza, mas também muitos motivos de satisfação. No final vais ver que aprendeste bastante, isto claro se fores do género de acompanhar a par e passo a evolução da obra.

A construção esta enraizada no seio da minha família.

Os meus primeiros afazeres profissionais foram na construção civil, tinha eu 13/14 anos e apenas abandonei porque aquilo não permite levar uma vida desafogada.

Meti-me nos estudos e licenciei-me, mas apesar disso tenho saudades da construção.

Por tudo isto é que tou quase a arrepender-me, pois cheguei à conclusão que a moradia começa a sair desvirtuada.

Sou perfeccionista demais para aceitar alguns facilitismos deste empreiteiros portugueses.

Sei que ficará lindíssima e será uma mais-valia enorme no meu património pessoal, mas dá dores de cabeça diárias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Se me puderem ajudar numa dúvida agradeço

È normal pagar-se IMI da casa e do terreno em que ela está construída, ou seja dois artigos diferentes na nota de cobrança ?

Obrigado pela ajuda.

João

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

È normal pagar-se IMI da casa e do terreno em que ela está construída, ou seja dois artigos diferentes na nota de cobrança ?

Se calhar não tens um terreno mas 2. Vai ao site das declarações electrónicas e consulta as cadernetas prediais dos imóveis que te pertencem. Se aparecerem as duas e os artigos baterem certo é porque está tudo bem.

A menos que, pela consulta das cadernetas, chegues à conclusão que dizem respeito exactamente ao mesmo local ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta,

Verifiquei e realmente são dois artigos distintos tenho acesso às cadernetas prediais deles os dois.

Um referente ao terreno em que a casa está construida e o outro à casa em si terminada de construir em Jan/2008.

È normal ?

Se calhar não tens um terreno mas 2. Vai ao site das declarações electrónicas e consulta as cadernetas prediais dos imóveis que te pertencem. Se aparecerem as duas e os artigos baterem certo é porque está tudo bem.

A menos que, pela consulta das cadernetas, chegues à conclusão que dizem respeito exactamente ao mesmo local ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0