Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Joao Lopes (visitante)

duvidas nas partilhas Heranças e Partilhas

7 publicações neste tópico

Venho por este meio solicitar uma informação relativamente a um processo de habilitações de herdeiros:

A situação é a Seguinte – Existe uma habitação que está em nome do meu avo, e nunca foi alterado.

O meu avo já faleceu, os herdeiros diretos são a minha avó e o filho (meu pai).

A minha avó ainda esta viva, mas o meu pai já faleceu (Era casado com comunião de adquiridos). Passando a ser os herdeiros do meu pai eu, o meu irmão e a minha mãe.

Na sucessão de herdeiros, uma vez que a casa nunca foi escriturada em nome da minha avó, um dia que ela faleça, a partilha como é que é efetuada?

A minha mae (Viuva) está a viver com outra pessoa, embora não declarada como Junta ou a viver em comunião.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os herdeiros do teu avó continuam a ser a tua avó e o teu pai. Como ele faleceu (depois do vosso avô) a sua parte é herdada, como bem disseste, por vocês os dois e pela vossa mãe (em partes iguais). Ou seja, da herança do teu avô, a tua avó tem direito a metade e tu, o teu irmão e a vossa mãe, direito a 1/6 cada um. A herança do teu avô, à partida é metade da casa (admitindo que era um bem do casal), ou seja, a tua avó mantém a metade dela a que soma 25% por herança do teu avô, ficando com 3/4 da casa; e vocês os três ficam com 1/12 cada um.

Um dia que a tua avó faleça, os seus herdeiros são vocês os dois, exercendo o direito de representação na qualidade de descendentes do vosso pai. Aqui a vossa mãe já não entra ao barulho - o herdeiro não é o teu pai, uma vez que já faleceu. Aqui tu e o teu irmão vão dividir entre vocês os 75% da casa que pertenciam à vossa avó na altura do falecimento.

Se as partilhas da herança do vosso avô (ou do vosso pai, já agora, o que poderia implicar as partilhas do avô) não forem feitas até ao falecimento da vossa avó os bens são divididos da mesma forma - que se forem feitas entretanto: 11/24 para cada um de vocês os dois e 1/12 para a vossa mãe.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado. Fiquei esclarecido. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite gostaria de fazer uma pergunta

Meu pai faleceu em 2008 e a mh mae em 2014 ficou heranca em tres bancos dois delss ja foram partilhados do qual fui lesado em 7000e cada dos meus irmaos somos 3 ao todo tenh testament da cota parte disponivel deixada pela minha mae mas agr o ultimo banco disse k partilharia por partes iguais mesmo vendo k esta o testamento na abelitacao de herdeiros deram m uma opcao de nao assinar os documentos pois teria de ser assinados por todos e fazendo abrir uma conta indevisa e a melhor opcao para recoperar todo que me foi lesado? Sou o cabeca casal da heranca obrigado aguard resposta

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meu pai faleceu em 2008 e a mh mae em 2014 ficou heranca em tres bancos dois delss ja foram partilhados do qual fui lesado em 7000e cada dos meus irmaos somos 3 ao todo tenh testament da cota parte disponivel deixada pela minha mae mas agr o ultimo banco disse k partilharia por partes iguais mesmo vendo k esta o testamento na abelitacao de herdeiros deram m uma opcao de nao assinar os documentos pois teria de ser assinados por todos e fazendo abrir uma conta indevisa e a melhor opcao para recoperar todo que me foi lesado? Sou o cabeca casal da heranca obrigado aguard resposta

Isso vai aí uma grande confusão...

Há um testamento? O que diz?
Porque dizes que foste lesado? Como é que ficaste com menos 7000€ que os teus irmãos?

Podes dar valores da herança e quanto já tocou a cada um? Talvez assim se perceba melhor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Resposta 1 testamento dis que tenho direito a terca parte de tudo 3 bancos c.a bpi e millenium bcp credito agricola 3000e recebi 1500e bpi 98000 euros so recebi 36mil e pouco mais 1750e e no millenium querem repartir por igual dizendo que nao facem devizoes tem cerca de 110mil euros la e pelo que sei tenho direito a 1/3 mais 1/4 de cota e eles dois 1/4 cada somos 3 ao todo e outra pergunta o meu pai faleceu em 2008 e a mh mae em 2014 tem de ser feito na mesma 1 pelo meu lai e depois pela minha mae a devisao do dinheiro? Pk o testamento e pela mh mae

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Resposta 1 testamento dis que tenho direito a terca parte de tudo 3 bancos c.a bpi e millenium bcp credito agricola 3000e recebi 1500e bpi 98000 euros so recebi 36mil e pouco mais 1750e e no millenium querem repartir por igual dizendo que nao facem devizoes tem cerca de 110mil euros la e pelo que sei tenho direito a 1/3 mais 1/4 de cota e eles dois 1/4 cada somos 3 ao todo e outra pergunta o meu pai faleceu em 2008 e a mh mae em 2014 tem de ser feito na mesma 1 pelo meu lai e depois pela minha mae a devisao do dinheiro? Pk o testamento e pela mh mae

Em primeiro lugar sugiro que leias atentamente a informação desta página que é muito importante para ti: http://www.flip.pt/FLiP-On-line/Gramatica/Sinais-de-pontuacao . Certifica-te que lês tudo até ao fim...

Mais uma vez, escreves de uma maneira confusa... vamos a ver se percebi isto direito:

- o teu pai faleceu em 2008 sem deixar testamento
- a tua mãe faleceu em 2014 e deixou um testamento
- os herdeiros são 3 irmãos (suponho que todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe?)
- tu és o cabeça de casal da herança da tua mãe
- a herança (da tua mãe, suponho) era constituída por 3 contas bancárias: uma com 3000€, outra com 98.000€ e outra com 110.000€
- até agora recebeste 1500€ da primeira conta, 36.000€ da segunda e estão a ver como vão dividir a terceira

Agora o que ainda não consegui perceber:

- numa das mensagens falas na quota disponível, nesta dizes que o testamento te dá 1/3 de tudo... afinal em que ficamos?
- o que são aqueles 1750€?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0