Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante

Solteiros e com 1 filho - quem deve incluir o filho na declaração?

2 publicações neste tópico

Viva,

agradeço a vossa ajuda nesta questão.

Somos solteiros e temos um filho. Temos a mesma morada fiscal, mas nunca declaramos a união de facto, e temos feito declarações em separado nos últimos anos.

Como um de nós tinha rendimentos substancialmente mais altos que o outro, temos optado nos últimos anos por declarar as despesas do dependente a 100% apenas na minha declaração de IRS.

Perante a entidade empregadora, só eu tinha indicado que tinha um dependente. No entanto, a mãe ao mudar agora de emprego, perguntaram-lhe se tinha dependentes e disseram-lhe que a entidade empregadora tinha que comunicar às finanças e segurança social o número de dependentes, mesmo que depois não os declarasse na declaração anual de IRS.

É mesmo assim? Ambos solteiros, somos ambos obrigados perante a entidade empregadora a declarar o dependente? E depois pode um de nós apenas declarar as despesas a 100% do dependente na declaração anual de IRS? Ou temos que dividir as despesas nas nossas declarações?

Encontrei este artigo da Deco e ao ler os últimos 3 parágrafos continuo na dúvida: http://www.deco.proteste.pt/familia-vida-privada/impostos/dicas/irs-do-casal-quando-compensa-entregar-em-separado

Obrigado pela ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu colocaria a questão às Finanças - a mim parece-me que a empresa usa essa informação para calcular a retenção na fonte e o fisco tem andado em cima de qualquer discrepância - se ela faz menos retenção na fonte e depois não declara o dependente e acaba por ter de pagar imposto, quais são as consequências, do ponto de vista fiscal?

Já agora, normalmente quando os rendimentos são bastante diferentes é quando compensa meter declaração conjunta. Pode valer a pena simularem os vários cenários na próxima declaração para verem o que vos é mais vantajoso...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0